EF07LI01: Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
(EF06LI01) Interagir em situações de intercambio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa. (EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
A língua inglesa no mundo Dimensão Intercultural (EF07LI21) Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado. A língua inglesa como língua global na sociedade contemporânea.
A habilidade EF07GE01 consiste em: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
Competências e habilidades. Quais as diferenças entre elas e como usá-las para alavancar sua vida.
O que diz a habilidade EF07LI01?
EF07LI01: Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma Católica) e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. Reformas religiosas: a cristandade fragmentada.
Código e Habilidade: (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras‐chave repetidas.
A habilidade EF07LI15 consiste em: Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
HABILIDADE: (EF07HI04). Identificar as principais características do Humanismo e do Renascimento e analisar seus significados. Renascimento foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
A habilidade EF07LI18 consiste em: Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
A habilidade EF08LI01 consiste em: Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
Código e Habilidade: (EF07HI02/ES) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
A habilidade EF07HI08 consiste em: Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência, com destaque para aquelas que ocupavam o atual nordeste brasileiro como um todo e Sergipe especificamente. A estruturação dos vice-reinos nas Américas.
A habilidade EF07HI12 consiste em: Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
Habilidades: (EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política. 1. Pense ● Registre suas opiniões e conclusões.
A habilidade EF07HI03 consiste em: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI11 Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos. Palavras-chave: América portuguesa, expansão, sertão, Amazonas, São Paulo, bandeirantes, indígenas, monumento histórico.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI15 Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Palavras-chave: Escravidão, sociedades ameríndias, sociedades africanas.