A capital da Alemanha é famosa por sua arte e vida noturna incansável, o que dá à cidade características únicas e ousadas. Descrita pelo seu ex-prefeito como “pobre e sexy”, Berlim atrai pessoas de todo o mundo com seu ar misterioso, com uma população cheia de diversidade com 3,6 milhões de habitantes.
Berlim é uma cidade localizada no leste da Alemanha, esse importante centro urbano é a capital do estado (com nome de Berlim) e do país. A capital federal é também a cidade mais populosa do país e dentro da União Europeia é superada somente pela capital da Inglaterra, Londres.
Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,4 milhões dentro de limites da cidade, Berlim é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa cidade e a oitava mais populosa área urbana da União Européia.
DESCUBRA BERLIM: por que ela PRECISA estar na sua lista de viagens.
Qual é a cultura de Berlim?
A capital alemã: criativa e variada
Hoje, Berlim também é considerada uma das cidades mais criativas da Alemanha: as numerosas galerias de arte e um animado cenário de arte urbana contribuem tanto para esta imagem quanto a cultura das “startups”.
A capital da Alemanha é famosa por sua arte e vida noturna incansável, o que dá à cidade características únicas e ousadas. Descrita pelo seu ex-prefeito como “pobre e sexy”, Berlim atrai pessoas de todo o mundo com seu ar misterioso, com uma população cheia de diversidade com 3,6 milhões de habitantes.
Os primeiros registros da cidade datam no século XIII, quando existiam apenas duas vilas: Cölln, na atual ilha dos museus, e Berlim, na margem esquerda do rio Spree onde hoje se situa Nikolaiviertel. A junção das duas localidades em 1307 deu origem a atual capital alemã.
A Conferência de Berlim é um evento histórico muito mencionado em estudos sobre o imperialismo do século 19. Em sua grande maioria, esses trabalhos apresentam o encontro como o momento no qual as nações da Europa se reuniram para, em 1885, partilhar entre si o continente africano.
Quase 130 milhões de pessoas na Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Liechtenstein e Tirol do Sul (Itália) falam alemão como língua materna ou utilizam-na regularmente como segunda língua.
Berlim é uma cidade global e um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência. Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo uma variada gama de indústrias criativas, corporações de mídia e locais de convenções.
Localizada no nordeste do país, Berlim se situa na região de Brandemburgo, que é próxima à fronteira com a Polônia. A capital apresenta uma população de mais de 3,7 milhões de habitantes, sendo considerada a maior entre as cidades da Alemanha. Berlim está na Europa Central, tendo fácil acesso a outros países.
A queda do Muro de Berlim deu-se na passagem do dia 9 para o dia 10 de novembro de 1989. Esse acontecimento é marcante, pois foi o prenúncio da queda da República Democrática Alemã, a Alemanha Oriental, e da reunificação da Alemanha, separada em duas nações desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Nessa batalha, milhões de soldados soviéticos realizaram o ataque à cidade, destruindo-a completamente. Com a conquista de Berlim, Hitler cometeu suicídio e a Alemanha Nazista rendeu-se no início de maio de 1945.
Berlim. A capital alemã tem aluguéis variados. Um apartamento de um quarto no centro da cidade pode custar em média de 800 a 1.200 euros por mês. Agora, se você não se importar em morar um pouco mais distante do centro, os preços podem cair para cerca de 600 a 900 euros mensais.
Berlim é a capital da Alemanha, e assim como toda capital europeia, a cidade possui uma ótima infraestrutura e alta qualidade de vida para seus habitantes. Além disso, a cidade possui o maior número de moradores estrangeiros do país. Então, é super normal andar pelas ruas de Berlim e ouvir vários idiomas diferentes.
O nome Berlin, com “n” em alemão vem de uma palavra de origem eslava que era usada para denominar terras pantanosas. Ou ao menos essa é a teoria mais aceita entre os que estudam o assunto.
Quem está procurando o que fazer em Berlim não pode deixar de visitar a Alexanderplatz, outra praça da cidade. Lá fica uma das principais estações de metrô, de onde saem diversas linhas para vários lugares da capital. Além disso, a praça tem muitas opções para quem deseja fazer compras.
Bom local para comprar maquiagem, perfumes, roupas, calçados, artigos decorativos para casa e muito mais. Na região da Ku'damm, como os berlinenses chamam a avenida, também estão lojas da Diesel, Swatch, United Colors of Benetton, Apple, além de marcas de luxo, como Gucci, Versace e Prada.