A data comemorativa católica, instaurada como forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, é considerada ponto facultativo pelo governo federal. Ou seja, as atividades não são obrigatórias para certas categorias de trabalhadores, mas é preciso haver acordo entre funcionários e patrões.
Porque Corpus Christi deixou de ser feriado nacional?
Esta data não é considerada feriado nacional, por falta de previsão legal, mas pode ser considerada feriado municipal ou estadual, desde que exista uma lei assim prevendo, o que ocorre geralmente nos municípios localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Nos lugares onde o Corpus Christi é feriado, a regra é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, eles têm direito a receber o salário do dia em dobro ou a uma folga compensatória, explica a advogada Tayane Dalazen.
“Desde 2002, quando essa legislação passou a vigorar, nenhum novo feriado nacional foi instituído”, comenta a advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Mariza Machado.
Por que Corpus Christi não é mais feriado no Rio de Janeiro?
Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O Governo Federal classifica a data como ponto facultativo, quando não há obrigatoriedade de folga, mas estados e municípios têm legislação própria para o tema e muitos consideram a data como feriado.
O CORPUS CHRISTI É FERIADO NACIONAL? E NOS MUNICÍPIOS QUE ELE NÃO ESTÁ PREVISTO COMO FERIADO?
Quando Corpus Christi virou facultativo?
Data católica será na quinta-feira, dia 30, e é considerada ponto facultativo pelo governo federal. Publicado em 29 de maio de 2024 às 09h28. Última atualização em 29 de maio de 2024 às 13h32. O Corpus Christi é amanhã, dia 30 de maio, quinta-feira.
Em quais cidades do Brasil é feriado de Corpus Christi?
Em cidades como São Paulo, Curitiba e Salvador, por exemplo, Corpus Christi é feriado municipal, o que significa que serviços públicos e comércios costumam fechar.
Neste ano, a data de Corpus Christi será no dia 30 de maio. A data não é fixa, assim como algumas outras festividades, como carnaval, o que desperta confusão nas pessoas. Isso porque a data leva em consideração outra solenidade católica: a Páscoa.
Datas religiosas como a Sexta-feira Santa e Corpus Christi podem até ser feriados civis, mas o repouso que elas pedem não é o da simples ausência de trabalho.
Muitos brasileiros usam a data de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (30/5), como um dia para viajar ou descansar. O que poucos sabem é que não se trata de um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo. Ou seja, na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários.
Se Corpus Christi for feriado na cidade, o trabalho não é obrigatório para os profissionais que são contratados segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), afirma Wessel. Porém, há algumas possibilidades, dependendo dos combinados feitos entre empresa e profissional.
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Por conta da sua simbologia, sempre surge a dúvida se é preciso fazer jejum de carne vermelha no dia. Entretanto, ao contrário da Sexta-feira da Paixão, não há restrição a nenhum tipo de alimento nesta data, ou seja, você pode comer o que bem quiser.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.
Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Assim como a Páscoa e o Carnaval, o dia de Corpus Christi não possui uma data fixa nos calendários e acontece sempre 60 dias depois do feriado de páscoa. O governo federal geralmente decreta ponto facultativo nesta data.
O que a Bíblia fala sobre o feriado Corpus Christi?
O que é comemorado no Corpus Christi? A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
A festa a Oxóssi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) feita no dia de Corpus Christi nos terreiros de Candomblé, tem como desígnio, celebrar o alimento, a fartura e a prosperidade. Sendo assim, ambos rituais enaltecem o sustento do corpo e da alma.
Pode beber álcool no Corpus Christi? A venda de bebidas alcoólicas durante o feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3), está permitida, segundo esclareceu o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão.
Qual o verdadeiro sentido da festa de Corpus Christi?
Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.
A palavra Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”. A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia.
É obrigatório trabalhar no feriado de Corpus Christi?
Ocorre que, corpus christi não é um feriado nacional. Ele é um feriado municipal, por tanto para saber se o trabalhador deve ir ou não trabalhar, inicialmente ele precisa saber se o município onde trabalha é feriado ou não. Caso não seja, deverá ir trabalhar normalmente.
O que é celebrado na festa de Corpus Christi? A festa de Corpus Christi celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, que é um dos sacramentos centrais da fé católica. Segundo a Igreja Católica, esta solenidade tem como objetivo reafirmar a fé dos fiéis na presença viva de Cristo no Santíssimo Sacramento.