Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.
Outro nome logo surgiu a partir das primeiras extrações de pau-brasil das florestas. Os navegantes começaram a denominar o território de Brasil por causa dessa árvore que durante as três primeiras décadas foi o principal motivo de viagens dos portugueses à região encontrada por Cabral.
O Brasil é chamado de território brasileiro porque a nação apresenta dimensões territoriais expressivas. O Brasil é o quinto maior país do mundo, e assim, trata-se de uma região abrangente.
Alguns historiadores afirmam que o navegador Pedro Álvares Cabral pensava ter encontrado a ilha legendária dos contos celtas quando atingiu o Brasil em 1500 e, por essa razão, chamou a nova terra por esse nome.
Brasil deriva da palavra celta bress, que significa "abençoar", por isso esta ilha das histórias de São Brandão foi nomeada Hy-Brasil, ou "Ilha dos Abençoados". Foi com esse sentido que o nome Brasil foi amplamente usado na cartografia medieval para identificar ilhas que se acreditava existirem no Oceano Atlântico.
Como todos sabem, a origem da palavra Brasil está relacionada com o nome da madeira de tintura usada na Idade Média para tingir de vermelho os tecidos. Ocorre que há, também, outra raiz que con- correu poderosamente para a definitiva consagração do nome Brasil para a nossa terra.
No tempo colonial, 'brasileiro' era adjetivo que indicava profissão: tirador de pau-brasil. Como tal, sendo esses homens criminosos, banidos para o nosso país por Portugal, o adjetivo tinha significado pejorativo e por isto ninguém queria chamar-se 'brasileiro'.
Ao longo dos primeiros anos da colonização, as nomenclaturas que foram dadas ao território a Leste do Tratado de Tordesilhas foram sofrendo alterações. E o nome “Brasil” só apareceu em 1527, graças à exploração e exportação da resina e da madeira da árvore que era (e ainda é) chamada de Pau-Brasil.
Qual era o nome do Brasil antes de ser chamado Brasil?
Com a visita de naus menores, em 1504, a ilha de Vera Cruz passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Em 1511, os portugueses se referem ao local como a Terra dos "Brasilis" e, mais tarde, Terra dos Brasis, devido à presença do pau-brasil na região.
O território que atualmente forma o Brasil foi oficialmente descoberto pelos portugueses em 22 de abril de 1500, em expedição liderada por Pedro Álvares Cabral.
O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 pelo capitão-mor duma expedição portuguesa em busca das Índias, Pedro Álvares Cabral, que chegou ao litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro, mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha.
"Brasil" deriva da palavra pau-brasil, madeira frequentemente encontrada no litoral amazônico que, por sua vez deriva do adjetivo (agora obsoleto) brasil, que significa "pertencente ou relativo a brasas".
Sabia que o nome oficial do nosso país é República Federativa do Brasil? Sabe o que isso significa? REPÚBLICA é uma forma de governo em que o chefe é escolhido pelo povo por meio do voto. Já FEDERATIVA é a união política de estados e municípios, cada um com certa autonomia.
Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.
Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata,chamada popularmente de pau-brasil. EXTRA:Primeiros nomes do Brasil.
O Brasil, oficialmente, comemora 524 anos de descobrimento (pelos europeus) nesta segunda-feira (22). A data faz referência à suposta chegada dos portugueses onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde supostamente avistaram o Monte Pascoal.
O vocábulo brasileiro hoje designa aquele que nasce no Brasil. Todavia, do século XVI ao final, provavelmente, do século XVIII, brasileiro denominava os indivíduos que se dedicavam ao negócio do pau-brasil.
Um judeu chamado Barzilai, vendo a madeira brasileira que produzia tinta vermelha e era forte para construção naval, exportou o "pau de ferro" para a Europa e ficou conhecido inicialmente como madeira judaica e depois como pau do Barzilai. De pau barzilai passou para pau brasil.
Historicamente, o conceito de território, para além das relações de poder, sempre esteve relacionado às disputas empreendidas pelos chamados Estados Nacionais. O território brasileiro, ou seja, o recorte espacial do Estado do Brasil, representa o país e também a nação dos brasileiros.
Esse acontecimento também é chamado por alguns de “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”. Nesta data, as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
edição de 5 de junho de 1866 a palavra foi reformulada para “Brasil”. Outro periódico estudado é o “Jornal O Diário do Rio de Janeiro” que foi criado em 1 de junho de 1821, onde era usada a grafia “Brazil”, entretanto a partir de 31 de outubro de1822 a grafia foi modificada para “Brasil”.