Na provação, é o Senhor quem nos coloca à prova, para que possamos amadurecer através da perseverança. Portanto, a provação nos desafia a confiar mais em Deus e a crer Nele, mesmo quando não vemos uma solução para a dificuldade que enfrentamos.
Deus nos prova no sentido de que ele nos permite encontrar a tentação ou o sofrimento, mas ele próprio não causa diretamente essas coisas. Ele permite isso para o nosso bem, para que possamos aprender a resistir ao mal e crescer em humildade, verdade e confiança em Deus.
Colocar Deus à prova é uma forma de desafiá-lo, de colocar suas palavras e promessas em suspeição. É uma forma de colocar em dúvida o caráter de Deus. Isso pode ser feito por meio de uma insistência em obter algo que sabemos que ele não quer nos dar.
Na provação que enfrentamos, Deus quer que peçamos a Ele o que precisamos a respeito dela. Há incontestável conforto em saber que você foi a Ele em oração. Ele quer que aliviemos nosso coração e extravasemos tudo diante d'Ele.
As provações são fontes do fortalecimento e do combate espiritual. As provações nos fortalecem para o combate espiritual, por isso os apóstolos sempre estimularam os fiéis a enfrentá-las com coragem.
64. A prova consiste agora em mostrar que, porque possuímos a ideia de Deus como ser perfeitíssimo, somos levados a concluir que esse ser efectivamente existe como causa da nossa ideia da sua perfeição.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém." "Meu Jesus Cristo, todo-poderoso, tende piedade de meu filho (ou nome da pessoa) e não o deixe ir mal nos estudos e nas provas.
Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas; acabo de ver com alegria que o teu povo, que se acha aqui, te faz ofertas voluntariamente.
Salmo 26. "Julga-me, Senhor, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no Senhor; não vacilarei. * 2 Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração. * 3 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
Na provação, é o Senhor quem nos coloca à prova, para que possamos amadurecer através da perseverança. Portanto, a provação nos desafia a confiar mais em Deus e a crer Nele, mesmo quando não vemos uma solução para a dificuldade que enfrentamos.
Porque Deus permite que passamos por momentos difíceis?
Deus permite dificuldades na nossa vida porque Ele quer que nós contemos com Ele. Paulo aprendeu isso e nenhum de nós que estamos ouvindo esta mensagem passamos por mais dificuldades que ele. Quando foi a última vez que alguém te espancou por você ser um seguidor de Cristo.
Deus permite a dor e o sofrimento em nosso mundo para alertar-nos sobre o problema do pecado; guiar-nos a uma resposta em fé e esperança, moldar-nos para que sejamos uns aos outros.
Gideão se dirigiu a Deus mais uma vez, dizendo: — Não se acenda contra mim a tua ira, se eu falar somente mais esta vez. Peço-te que me deixes fazer mais uma prova com a lã: que desta vez só a lã esteja seca, e que haja orvalho na terra ao redor dela.
Tipo 1: Provações que são consequências de nossos próprios pecados ou erros. Tipo 2: Provações que acontecem em virtude deste mundo decaído, cheio de doenças, enfermidades e pessoas decaídas. Tipo 3: Provações que Deus deseja que passemos porque Ele deseja que cresçamos.
A chave para manter a alegria cristã em meio às provações é entender o que Deus está fazendo em nós e por nós por intermédio do sofrimento. No versículo 3, ele descreve o sofrimento como teste que o próprio Deus aplica para aperfeiçoar nossa fé.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Provação não é só tentação da carne, somos provados de diversas maneiras: com sofrimento, doenças, enfermidades, dificuldades financeiras, mas, somos provados, também, na nossa fragilidade humana e espiritual, enfim, somos tentados em situações e circunstâncias. Para que servem as provações?
As provações são inerentes à vida de qualquer pessoa, principalmente nos tempos atuais, onde há desemprego, violência, doenças. Mas Jesus nos ensina que não sabemos o que há por trás daquilo que nos acontece e nem por que acontecem. Só temos a certeza de que Deus tem sempre a palavra final a nosso respeito.
Sua fé pode ser fortalecida durante as provações se você pedir ajuda ao Pai Celestial. Assim como o Salvador fez ao sofrer, você pode orar “mais intensamente” (Lucas 22:44). O Pai Celestial pode retirar a provação ou fortalecê-lo para suportá-la bem (ver Mosias 24:14–15).
Não existe aperfeiçoamento sem prática, e é por isso que a nossa fé precisa ser provada. Deus permite que passemos por situações adversas tendo em vista um propósito nobre. As provas concorrem para o aperfeiçoamento e a edificação dos santos.