A mais antiga espécie relacionada à capivara atual é Cardiatherium chasioense, que ocorreu onde hoje é a província de Buenos Aires, Argentina. No Plioceno, entre 5,3 e 2,5 milhões de anos atrás, existiu o gênero Phugatherium, também próximo da atual capivara.
Capivaras formam uma espécie de harém para se reproduzir
A fase de cio do roedor ocorre na primavera e cada fêmea pode gerar de três a oito filhotes por ciclo reprodutivo. A expectativa de vida do animal varia de 10 anos na natureza a até 15 anos em cativeiro.
A carne de capivara tem conquistado espaço no mercado de carnes exóticas, justificando estudos que auxiliem no conhecimento de suas características e no aperfeiçoamento do seu processo de obtenção.
“Por conta dos fluxos de carros e pessoas, dos barulhos, as capivaras descansam de dia e por volta das 17h30 saem para forragear. Elas dormem em locais onde se sentem seguras, que pode ser nos mangues, nas matas ciliares ou até debaixo das pontes, mas sempre perto dos cursos de água.
Se o custo de produção for estimado em determinado montante, o valor dos animais vendidos vivos varia entre 200% a 500% do valor deste montante; ou seja, se a produção custar 1 a 1,5 reais, os animais serão vendidos por 3 a 5 reais o kg vivo.
A capivara é um animal herbívoro generalista que se alimenta, por exemplo, de capim e vegetação aquática. É considerada precoce com sua alimentação, uma vez que filhotes podem se alimentar de gramíneas poucos dias após o seu nascimento.
Por mais que algumas pessoas queiram cuidar de animais silvestres, quando os encontram na natureza, é necessário entender que eles não são animais domésticos, como cães e gatos. Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”, disse o Ibama.
Esses animais são herbívoros e pastam, principalmente, ao entardecer. Alimentam-se de gramíneas e até mesmo de plantas aquáticas. Capivaras adultas podem comer mais de 5 kg de comida, dependendo de seu tamanho.
Quanto tempo uma capivara aguenta ficar debaixo da água?
😍💚 Elas são os maiores roedores do mundo, podendo medir cerca de 1,30 metros e pesar até 100 quilos. Incrível, né? Outra curiosidade é que elas são ótimas nadadoras, isso porque seus dedos são unidos por uma membrana que facilita seu nado, e conseguem ficar vários minutos embaixo d'água!
Trata-se de um animal herbívoro, semiaquático e que vive em grupos. Esses animais são encontrados vivendo próximo a corpos d´água, sendo esses ambientes usados para se protegerem e também para se reproduzirem. Capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas e jacarés.
Além de toda a problemática de ser um animal silvestre, que precisa de espaço e da natureza, as capivaras podem ser portadoras de diversas doenças, como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela.
Sociáveis e dóceis por natureza, as capivaras são curiosas e demonstram uma atitude tranquila e amigável em relação aos humanos. É com essas caraterísticas que o maior roedor do mundo tem conquistado as pessoas e tem um dia todinho dedicado a ela: neste sábado (14) comemora-se o Dia Internacional da Capivara.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabelece quais animais podem ser domesticados sem precisar da autorização do órgão. A lista tem 50 espécies, de cachorros a ratazanas, mas não conta com a capivara.
Além disso, a carne de capivara é rica em ácidos graxos ômega-3. Apesar do preço elevado (o quilograma, atualmente, varia entre R$ 25,00 a R$ 28,00), as partes nobres mais comercializadas, principalmente nas grandes cidades, são lombo e pernil.
Tem quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras, dedos unidos por uma membrana, o que faz dela uma ótima nadadora. Olhos, orelhas e narinas em linha: quando nada, a capivara mantém apenas essa parte da cabeça acima da flor d'água. Possui muito fôlego e é capaz de ficar sem respirar por 5 minutos ou mais.
Capivara - Sim, as capivaras são animais que gostam de se relacionar com os humanos. Comuns em áreas urbanas de algumas regiões do Brasil, reagem de maneira positiva com a presença e o contato com um ser humano.