A data foi oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. A escolha do dia 15 de outubro foi inspirada na cidade natal de Salomão, Piracicaba, onde os alunos e professores costumavam levar doces para a escola para celebrar.
Nesta data, em 1827 (dia consagrado à Santa Teresa de Ávila, considerada padroeira dos professores), D. Pedro I, por meio de um Decreto Imperial, criou o Ensino Elementar no país.
A data comemorativa foi atribuída ao dia 5 de outubro por conta de um documento da década de 1960. Esse documento era a “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores”, emitido em 5 de outubro de 1966. Ele tratava sobre questões relativas à melhoria da educação e do trabalho dos professores.
No dia 15 de outubro, desde 2009, é celebrado no Brasil o Dia do Educador Ambiental e do Consumo Consciente, um chamado feito pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para destacar a necessidade de uma exploração mais responsável dos recursos naturais.
Saiba como surgiu o Dia do Professor e por que celebramos no dia 15 de Outubro. O Dia do Professor no Brasil surgiu em 1963, durante o governo de João Goulart, com a sugestão do professor Salomão Becker . A data foi oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia do Professor, e em homenagem à data, os deputados Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PC do B), Junior Cascaria (PODEMOS) e Rodrigo Lago (PC do B) destacaram a importância desses profissionais.
Mais de um século depois dessa lei, um professor do estado de São Paulo decidiu utilizar a data 15 de outubro como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados. O idealizador foi Salomão Becker, e de sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos.
Quem ensinou o primeiro professor a ser Professor?
Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.
A gênese da profissão professor se dá na Idade Média. Durante esse período, a figura do professor no processo educacional era valorizada e a educação teve grande influência religiosa. As escolas eram, portanto, associadas às instituições religiosas, pois era a Igreja Católica que estabelecia o que deveria ser estudado.
Qual o correto Dia do Professor ou Dia dos Professores?
O Dia do Professor é comemorado no Brasil no dia 15 de outubro. Essa é a data oficial no país. Porém, a Unesco criou o Dia Mundial dos Professores, que é celebrado no dia 5 do mesmo mês.
"Gratidão a todos os professores que dedicam seu tempo e talento para construir um mundo melhor." "Ensinar é um ato de amor e esperança. Feliz Dia dos Professores a quem transforma o mundo, um aluno por vez!" "Que o brilho nos olhos dos alunos seja sempre o combustível para sua dedicação.
Inspirado por um professor paulista, no Brasil o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras".
Em 15 de outubro de 1827, foi sancionada por D. Pedro I a Lei Geral, a primeira lei educacional do Brasil. Em 17 artigos, ela criava “escolas de primeiras letras para todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império”, para ambos os sexos, de 7 a 14 anos de idade.
Quem foi o primeiro professor do mundo? Professor é uma das profissões mais antigas que existe. Há 25 séculos, o filósofo grego Sócrates foi professor de Platão. Sócrates ensinava em locais públicos, como praças e ginásios.
Preocupados com o equilíbrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do aprimoramento físico.
A resposta vem do Brasil Imperial. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
A escolha do dia 15 de outubro está relacionada à criação do Curso Normal em 1827, que visava a formação de professores qualificados no Brasil. Essa data representa o reconhecimento da importância da educação e dos educadores, sendo um marco na história da educação no país.
Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.
Dedicação – Salomão Becker era formado em filosofia, sociologia, geografia, história e, já mais velho, ainda se graduou em direito – todos, pela Universidade de São Paulo (USP). Sua célebre frase “professor é profissão; educador é missão” ainda motiva muitos educadores.
A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais e as aulas serão retomadas na quarta-feira (16). As unidades de ensino permanecerão abertas para atividades administrativas.
A data relembra um decreto imperial de 1827, documento que criou o ensino público no país. "O 15 de outubro faz alusão à criação das classes de primeiras letras no Brasil", afirma a historiadora Katia Abud, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
No entanto, atualmente, o 15 de outubro é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional. Ficou estipulado como ponto facultativo. Na data, as escolas costumam fechar. Assim, tanto os alunos quanto os profissionais da educação têm o dia livre.