Por que é importante entender que a salvação vem de Deus e não dos nossos méritos?
Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.
Nossa salvação não é uma recompensa de alguma obra que tenhamos feito. Nossa salvação não vem de nós, é um presente de Deus. Nossa salvação é pela graça mediante a fé.
Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. Por outro lado, aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo.
Porquanto, que mérito há em ter de suportar castigos recebidos por que haveis praticado o mal? Entretanto, se suportais sofrimento quando fazeis o bem, isso é digno de louvor diante de Deus. Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência?
A salvação é um dos conceitos espirituais mais importantes no cristianismo, junto com a divindade de Jesus Cristo e a definição do Reino de Deus. Após a queda do gênero humano, através da desobediência a Deus, é o Próprio Deus quem salva os homens. Através da sua Graça (dom, favor não merecido).
A salvação é pela graça e não pelos méritos, valores e doutrinas | PROFETIZANDO VIDA
Qual é o propósito da salvação?
Há uma finalidade na salvação especialmente quanto a quem ela se destina – para o próprio Deus, e para o quê – para que possamos viver para a Sua glória, sendo-lhe em tudo agradáveis.
Na teologia cristã, mérito (latim: meritum) é um bom trabalho feito que é "visto como tendo direito a uma recompensa futura de um Deus gracioso". O papel do mérito humano na vida cristã é um ponto de disputa entre católicos e protestantes.
Assim, “entrar no mérito” é falar sobre qualquer circunstância que seja relacionada, direta ou indiretamente, as partes, ao objeto e ao próprio pedido do processo.
A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça.
Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.
A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.
Cristo ao se encarnar, vir ao mundo, se fazer um como nós, menos no pecado, não o fez por beneficio próprio, mas veio e aceitou pagar o preço para que fossemos salvos. O resgate, o preço pago não foi plano de Deus nem ago que Ele desejou, mas Lhe custou esforço, renuncia e muito sofrimento.
O mérito é o que dá direito à recompensa por uma ação boa. Em relação a Deus, o homem, de si, não pode merecer nada, tendo recebido gratuitamente tudo Dele. Todavia, Deus dá-lhe a possibilidade de adquirir méritos pela união à caridade de Cristo, fonte dos nossos méritos diante de Deus.
Mérito (do latim "meritus" [ˈmɛ. rɪ. tʊs]: “bondade", "serviço") ou merecimento, é a qualidade atribuída a uma pessoa cujo acto ou actividade foram reconhecidos como de grande valor (meritório) em favor da coletividade, a partir de um julgamento moral.
A função de mérito normalmente utilizada é uma função aditiva. A cada alinhamento é atribuído um valor que corresponde à soma dos termos associados a cada par de caracteres alinhados, mais os termos correspondentes a cada espaçamento existente.
Meritor é um medicamento indicado para pacientes com diabetes mellitus que não sejam insulino-dependentes. O medicamento serve para controle da doença em casos onde os pacientes não obtiveram resposta positiva a tratamentos como dietas, controle de peso corporal e exercícios físicos.
Esta doutrina de salvação pela graça, por meio da fé é declarada concisamente pelo Apóstolo Paulo em Efésios 2:8 e 9:”Porque,pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Porque é pela graça de Deus que você é salvo, pela fé.