Especialmente as garrafas PET são proibidas para esse transporte, pois o material não resiste ao contato com o combustível. Ou seja, a comercialização só pode acontecer com recipientes específicos para o transporte de gasolina, com selo no Inmetro, vendidos em postos.
Armazenar combustível em galões impróprios ou em garrafas pets é ilegal e causa riscos de explosões, afirma o major Leonardo Mendes, do Corpo de Bombeiros. "O principal risco do armazenamento doméstico é justamente em razão do recipiente não ser o apropriado para que isso aconteça.
O modelo permitido está em uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicada em 2008. Ela especifica como deve ser o reservatório para armazenar combustíveis. Segundo o documento, o recipiente deve ser rígido, de material plástico ou metálico, e que seja reutilizável, desde que com combustível.
Quanto tempo a gasolina pode ficar na garrafa PET?
A ANP (Agência Nacional de Petróleo) não estabelece uma validade para a gasolina. Contudo, especialistas afirmam que dentro de condições de armazenagem e movimentação adequadas, ela pode ser armazenada por até 3 meses.
Por que transportar gasolina em garrafa pet é proibido
É proibido transportar gasolina em galão?
Transportar combustível em galão é uma prática proibida pela legislação brasileira, que considera essa atividade como crime ambiental e contra a ordem econômica.
Qual o galão que é permitido para colocar gasolina?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - editou norma técnica sobre o tema em 2015. Ela indica que os recipientes utilizados para compra de combustível devem ser “rígidos, fabricados com material que permita a sua reutilização, devidamente certificados pelo Inmetro e fabricados para este fim”.
Os recipientes de combustíveis devem ser rígidos, metálicos ou não-metálicos, certificados e fabricados para esta finalidade; No caso de recipientes não metálicos, a capacidade máxima deve ser de 50 litros e possuir alça.
Caso o recipiente não seja metálico, é permitido o limite máximo de capacidade de até 50 litros. Nesse sentido, qualquer capacidade acima deste valor é considerada ilegal e está sujeita à penalidade.
Porém, o tempo máximo que a gasolina pode ficar armazenada em galão é de três a quatro meses, dependendo das condições de armazenamento. A gasolina é um produto que se degrada com o tempo, pois sofre oxidação e evaporação, perdendo suas propriedades e características originais.
Porque é proibido o abastecimento em recipientes não autorizados?
Esses recipientes só podem ser usados uma única vez. Caso a gasolina entre em contato com recipientes não preparado para transporte de combustível, pode haver um rompimento, já que a gasolina é extremamente corrosiva. Se houver um rompimento no produto e um vazamento, há grande perigo de haver uma explosão.
De acordo o Procon, esse tipo de recipiente é inadequado para o transporte de combustível. É necessário que o vasilhame tenha as medidas de acordo com as normas do Inmetro.
“Fica proibida a venda de combustível em carotes, galões e outras formas de acondicionamento do produto, que não seja o abastecimento no próprio veículo e também o tratamento diferenciado ao consumidor, no que tange à quantidade de litros de combustível”, frisou Ademir Teles, ao destacar que os preços não podem variar ...
De acordo com a Lei nº 9.605, de 12/02/1998, o armazenamento de combustíveis em casa é proibido. Isso porque, como já mencionado, os compostos são altamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, e se seu armazenamento for realizado da maneira incorreta é quase certo de que os resultados serão trágicos.
É preciso lembrar que o artigo 1 da lei 8.176/91 considera como crime contra a ordem econômica adquirir, distribuir e revender sem autorização derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes.
Porque não se pode vender gasolina em garrafa Pet?
Venda de combustível em galões ou garrafas pet é proibido? Determinação da ABNT, objetiva garantir a segurança no transporte do combustível. Já está em vigor desde 2008 a norma técnica da ABNT NBR 15.594-1 que proíbe a venda de combustível em saquinho plástico e garrafa Pet.
Os recipientes de combustíveis devem ser rígidos, metálicos ou não metálicos, certificados e fabricados para esta finalidade. No caso de recipientes não metálicos, a capacidade máxima deve ser de 50 litros. Os vasilhames devem atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais aplicáveis.
1. Nunca armazene em garrafas PET. Não utilize garrafas PET para armazenar ou misturar o combustível: a borracha da tampa derrete e é diluída na gasolina, comprometendo o funcionamento do carburador.
Não há punição para o consumidor que comprar combustível em sacos ou garrafas plásticas. É proibida a venda de combustível em saquinho plástico, galão sem procedência e garrafa pet, segundo a norma técnica da ABNT NBR 15.594-1. São dela também as instruções para abastecimento de motos.
A gasolina é uma substância tóxica, perigosa e nociva à saúde humana ou ao meio ambiente. Portanto, a pessoa que compra regularmente gasolina, em recipiente certificado pelo Inmetro e o armazena em residência, pratica o crime ambiental previsto no art. 56 da Lei n. 9.605/98.
Para garantir uma experiência de abastecimento segura, o Inmetro orienta os consumidores a: Verificar a existência do selo do Inmetro na bomba de combustível. Observar se o painel da bomba está zerado e se as condições do equipamento são adequadas, sem rachaduras.
Quantos litros de gasolina posso transportar no carro?
Com isso,no Brasil, é a Resolução ANP n° 5 de 2008 que estabelece limites para o transporte de combustíveis. Para transportar gasolina, diesel, querosene e outros produtos inflamáveis o limite máximo é de 45.000 litros por veículo. Já para o transporte de álcool, o limite máximo é de 30.000 litros por veículo.