O nome foi dado logo após a "Chacina de Anhatomirim" ou "Tragédia de Desterro" ocorrida na fortaleza militar da ilha de Anhatomirim, ao norte da ilha de Santa Catarina, ocasião em que foram fuziladas cerca de 300 pessoas, dentre as quais oficiais do exército, juízes, desembargadores e engenheiros, três dos quais eram ...
Por volta de 1675, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho, com sua família e agregados, iniciou a povoação da ilha com a fundação do povoado Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis).
O governo Floriano Peixoto (1891-1894) foi o segundo governo republicano e encerrou o período conhecido como República da Espada, quando o Brasil foi governado por militares. Floriano assumiu o poder em 1891, logo após a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca.
A vitória dos federais aconteceu quando o marechal Floriano Peixoto era o presidente da República. Assim, em 1894, o nome de Desterro foi mudado para Florianópolis, que significa "cidade de Floriano", em homenagem a ele.
Santa Catarina, especificamente Florianópolis, tem uma proximidade com histórias de bruxas, um dos motivos pelo qual também leva o nome de Ilha da Magia. A cidade é assim chamada por suas belezas naturais, cheia de cachoeiras, praias, montanhas, trilhas e muitos outros pontos ideais para o turismo.
Florianópolis é conhecida pelas praias, pelas belezas naturais, por pontos turísticos famosos, como a Ponte Hercílio Luz, e pelo seu apelido: Ilha da Magia. E esse apelido não surgiu apenas porque aqui é um lugar para viver momentos mágicos em meio a paisagens lindas.
Segundo estimativas da União Wicca do Brasil (UWB), o Rio é o estado com maior número de bruxos do país: são cerca de 40 mil praticantes de bruxaria, das mais variadas vertentes (tradicional inglesa, celtíbera, familiar...), a maioria da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da capital.
1 Ato ou efeito de desterrar; desterramento. 2 Expulsão da terra natal; degredo; exílio. 3 Jur Pena que obriga o réu a permanecer em determinado local. 4 fig Lugar onde reside o desterrado.
Segundo as histórias, as assombrações que perambulam pela ilha são de pessoas mortas no local após a Revolução Federalista, quando mais de 180 pessoas foram fuziladas. A lenda diz que quem visita a ilha de Anhatomirim — “pequena ilha do diabo, em tupi —, pode ouvir os gritos dos fantasmas à noite.
Qual era a capital de Santa Catarina antes de Florianópolis?
No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se Capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais.
Esta categoria reúne as vítimas do massacre de Anhatomirim, ocorrido em 1894, em decorrência da Revolução Federalista. Foram fuziladas 298 pessoas, ligadas à revolução, sob o comando do coronel Antônio Moreira César, atendendo a ordens do presidente Floriano Peixoto.
A ilha se desenvolveu significativamente ao longo dos séculos, tornando-se capital de Santa Catarina em 1823 e passando por urbanização intensa no século XX, com expansão econômica e aumento populacional substancial.
O bairro centro de Florianópolis é o mais antigo da capital, sendo que ele foi criado em 1675, ainda que seu nome não fosse esse, mas sim, Povoado de Nossa Senhora do Desterro.
Quais foram os primeiros imigrantes de Florianópolis?
Em 1748, começaram a chegar a Santa Catarina os primeiros imigrantes na verdadeira acepção do termo: os açorianos. Os açorianos vieram em movimento coletivo, es- timulado e financiado pelo governo, que lhes des- tinou terras específicas e comprometeu-se a apro- visioná-los.
Florianópolis recebe o apelido de “Ilha da Magia” por conta das lendas e contos que estão relacionados à história da cidade. Além disso, a abundância de belezas da região, como praias, montanhas, parques, trilhas e cachoeiras também fazem com que o apelido seja atribuído à ilha.
Outra história folclórica de Santa Catarina é a das Pedras da Praia do Itaguaçu, em Florianópolis. Segundo o folclore catarinense, bruxas faziam uma festa naquele local, mas não convidaram o Diabo. Enciumado e enraivecido, ele teria aparecido na praia enquanto as bruxas celebravam e, por vingança, as teria petrificado.
O garapuvu é a árvore símbolo de Florianópolis, que pode chegar a 30 metros de altura, colore os morros da cidade com suas flores amarelas e faz parte da história da população pesqueira da cidade.
A palavra 'desterro' significa exílio, banimento, ficar sem a terra natal. Foi exatamente isso que a Sagrada Família viveu quando teve que fugir para o Egito por causa da perseguição do rei Herodes.
Representa a fuga da Sagrada Família para o Egito. Por isso, também é conhecida como Nossa Senhora da Fuga. É muito venerada na Itália como a "Madonna degli Emigrati", sendo padroeira daqueles que foram obrigados a deixar sua pátria para se refugiarem ou a fim de procurar trabalho no estrangeiro.
A cidade maranhense de Codó (Brasil) é conhecida como "capital da macumba", embora a religião afro-brasileira praticada na região de Codó, bem como em Teresina, seja mais conhecida como terecô.
No levantamento de 2010, o Rio Grande do Sul figurou como o Estado com maior percentual de adeptos da umbanda e do candomblé, as duas principais religiões afrobrasileiras, embora não sejam as únicas. O Estado também foi campeão em números absolutos, de acordo com o Censo de 2010.