Freud aponta vários fatores para o abandono da teoria: 1) o insucesso dos resultados práticos dos tratamentos; 2) o fato de que todos os pais de pacientes histéricos, inclusive o do próprio Freud, teriam de ser perversos; 3) o argumento de que é impossível distinguir entre verdade e ficção nas recordações das pacientes ...
Em 1897, Freud abandona sua teoria do trauma e inicia sua gradual substituição pela concepção da neurose baseada no papel da transferência. Assim, na carta a Fliess de 21 de setembro de 1897, Freud declara: "não acredito mais na minha neurótica".
Qual foi a tese que substituiu a teoria do trauma e da sedução?
A teoria da fantasia substituiu a do trauma ao longo da evolução da teoria psicanalítica. Foi necessário para Freud destituir a teoria da sedução, desistir de sua neurótica, que já não se sustentava na prática.
A teoria da sedução foi a primeira proposta sistemática de Freud para dar conta de um excedente de excitação que faz uma exigência de tradução ao sujeito humano, constituindo, ao mesmo tempo, o seu aparelho psíquico.
O cerne do rompimento era que peso conferir ao etéreo, ao psíquico, ao oculto, ao improvável. Para Freud, todos esses desvios podiam ser reduzidos à libido, ou seja, ao impulso sexual. Para Jung, era preciso levá-los a sério e não minimizá-los sem reflexão. Por volta de 1912, a distância entre os dois aumentou.
Jung tinha conquistado reconhecimento internacional por ter inventado o teste de associação de palavras e sua prática era renomada pela delicada acuidade. Mas quando Jung leu “A interpretação dos sonhos” (1900), de Freud, ficou assustado com a teoria de Freud e decidiu ter uma conversa pessoal com o homem.
Como Freud caracteriza os desejos humanos? Freud (1900-01) diz que ―somente um desejo é capaz de colocar o aparelho psíquico em movimento‖ e que este movimento é regulado pelas sensações de prazer e desprazer.
Conforme o Dicionário de Psicanálise de Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.
Como chama a teoria do desenvolvimento criada por Freud?
Na psicologia de Sigmund Freud, Desenvolvimento psicossexual é o elemento central da teoria psicanalítica dos instintos, para a qual os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (energia sexual) instintiva que se desenvolve através de cinco estágios.
Encontramos na obra de Freud duas teorias do trauma. A primeira, apresentada em seus escritos de 1892 a 1897, assinala que o trauma psíquico ou sua lembrança age como um corpo estranho – estranho ao psiquismo.
Qual o nome que Freud deu a esse método terapêutico?
O método analítico diferenciava-se, assim, da clássica compreensão do que seria uma terapia, pelo fato de não veicular uma proibição médica, ainda que sugestiva, sobre a manifestação sintomática.
Freud causa certo impacto ao afirmar, em 1905, a existência e a presença da sexualidade desde a infância e também ao apontar a importância e o determinismo da sexualidade para a constituição do sujeito. Freud salienta a centralidade da sexualidade em aspectos do desenvolvimento humano.
O trauma é o acontecimento que ficou retido na memória do corpo, mas sem ter a função de lembrança, estando além do inconsciente e em um tempo irrepresentável. A experiência do traumático torna-se uma experiência do impossível, do lugar do irrepresentável impossível de ser apreendido pelo sujeito.
Quais são segundo Freud as principais causas do Mal-estar entre os seres humanos?
Nesse sentido vamos dar certa ênfase a dois elementos: medo e consumo. O mal-estar na civilização é uma busca pela fonte da infelicidade humana, do antagonismo entre instintos e cultura e de como a sociedade reprime o indivíduo. Freud argumenta que a civilização pretende proteger os seus integrantes ante o sofrimento.
Ele acreditava que essa resistência poderia ser superada através da associação livre, onde o paciente falava tudo o que vinha à mente sem compreensão lógica ou crítica. Problemas como histeria, que antes eram tratados com hipnose, passaram a ser explorados com mais profundidade.
Essa tese de Freud conforma o que se chama de teoria da sedução, uma teoria que sustenta serem experiências sexuais reais, vividas pelos sujeitos, a causa desencadeadora da histeria.
é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Na psicanálise freudiana, o estágio fálico é o terceiro estágio do desenvolvimento psicossexual, abrangendo as idades de três a seis anos, em que a libido (desejo) da criança se concentra em sua genitália como zona erógena.
Por isso, Dewey (2002) discorda da visão de Freud sobre a sociedade; para ele, os esforços educativos podem resultar na modificação dos hábitos culturais e na emancipação social.
O austríaco também era conhecido por ser um fumante compulsivo, chegando a consumir cerca de 20 charutos por dia. Por conta do tabagismo, fez mais de 30 cirurgias para retirar tumores da boca, mas acabou não resistindo a um câncer de laringe e morreu no dia 23 de setembro de 1939, aos 83 anos de idade.
Em 1909, foram juntos aos Estados Unidos, onde Freud apresentou as célebres “Cinco conferências sobre psicanálise” e Jung apresentou seus estudos sobre a associação de palavras.
Freud, aos 50 anos (quase vinte anos mais velho que Jung), já havia construído os pilares de sua obra. Por outro lado, Jung, aos 31 anos, estava apenas começando a sua grande carreira. Através da análise das centenas de cartas trocadas por eles, pode-se inferir que eles criaram uma relação paternal.