Derivação por extensão de sentido: por causa da sua aparência desajeitada e seu comportamento que parece desnorteado, o nome da ave passou a designar pessoa desejeitada, feia, acanhada; é também sinônimo de caipira, jeca.
A palavra jacu possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo e substantivo de dois gêneros. Referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. Se utiliza dizer no senso comum de que uma pessoa pode ser um Jacu, pessoa de maus hábitos, que se veste mal. Pobre ave que não reconhece tal adjetivo.
Pessoa ignorante e pronta a ser enganada. Expressão muito comum utilizada nos primórdios da colonização do Norte do Paraná. O corretor de terras dizia: Peguei um jacú hoje.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo.
Curiosidades Sobre o "Jacuaçu" Veja os Fatos Interessantes Sobre a Ave
Porque jacu é xingamento?
Derivação por extensão de sentido: por causa da sua aparência desajeitada e seu comportamento que parece desnorteado, o nome da ave passou a designar pessoa desejeitada, feia, acanhada; é também sinônimo de caipira, jeca.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.
🤔 Você já ouviu a expressão “jacu da roça?” Essa expressão é usada para denominar, pejorativamente, pessoas inocentes, tímidas ou sem muito conhecimento.
O Jacu é uma ave brasileira, tradicional da Mata Atlântica. Esta ave de pelugem escura é um animal que possui algumas características únicas e interessantes.
Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”.
O grito 'vudu é prá jacu! ' sugere uma rejeição ou descrença em práticas místicas ou espirituais, possivelmente indicando que o personagem não acredita que rituais de vudu possam salvá-lo.
Outro nome atribuído a ela é jacu, palavra em tupi que de certo modo resume parte de sua natureza, pelo menos ao alimentar. Significa “o que come grãos”.
No Brasil, o que chamamos de “jacu” contempla, na realidade, sete espécies de aves diferentes – que, podemos dizer, são parentes distantes do pavão, originário da Ásia.
No Brasil, esse nome é dado a sete espécies diferentes! Em comum, estes animais possuem detalhes brancos nas penas e uma barbela vermelha. O Jacu é ameaçado por conta do tráfico de animais silvestres e, por isso, é necessário que haja o monitoramento e a proteção desse animal.
Por meio de estudos de documentos municipais sabe-se que o nome do Município de Jacuí, tem origem indígena do tupi-guarani - "iacu-i", que significa "rio dos jacus" - tipo de ave muito encontrada na região naquela época; ou ainda, "i-acui", que significa "rio enxuto, temporário".
O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea. Espécie grande e barulhenta, notável pelo ruído esquisito e fortíssimo que produz com as asas enquanto voa. É por vezes confundida com o jacupemba (Penelope superciliaris). O jacuguaçu é maior, mais escuro e possui a íris castanha.
Uma opção ainda é pendurar CDs ou fitas brilhantes, em linhas instaladas em paralelo aos canteiros. O reflexo do sol nos materiais, que se movimentam por causa do vento, afasta as aves. Também tem o mesmo efeito amarrar as fitas em estacas de plástico, ou de madeira, fixadas entre as plantas e por toda a horta.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
Os excrementos do jacu lembram a aparência de um pé de moleque, com grãos de café incrustados em uma pasta enegrecida. Depois de colhidas, as fezes são colocadas para secar em uma estufa. Em seguida, os grãos de café são classificados e descascados cuidadosamente, antes de serem colocados em uma câmara fria.