Porque: Escrito junto e sem acento, é uma conjunção explicativa ou causal, utilizado geralmente em respostas. Ele pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”, “visto que”.
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.
Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo. Geralmente é antecedida por artigo e tem sempre a ideia de “o motivo”, “a causa”. Ex.: Não sei o porquê de sua atitude hoje. Contaram a ela o porquê de sua revolta.
Por que: Usado no fim das perguntas. Porque: Usado nas respostas. Porquê: Usado como substantivo. Por que: Pergunta, Porque: Resposta, Por quê: Fim da frase e Porquê: Substantivo.
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Quando usar porquê? Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.
O termo “por que”, escrito separado e sem acento, é usado para expressar dúvida a respeito de um motivo. Por isso, é mais comum seu uso em perguntas diretas.
Visando encontrar a causa e não os sintomas dos problemas, a técnica dos 5 porquês busca eliminar o conteúdo superficial e chegar no centro do problema: a sua real causa. Dessa forma, o método consiste em perguntar cinco vezes “por quê?”, sendo que o porquê seguinte sempre faz relação com a causa do anterior.
A forma correta é sozinho. É uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba. Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo sozinho não é acentuada. giram ou gerem?
Ou seja, se a expressão pode ser seguida das palavras “motivo” ou “razão”, ela deve ser escrita com os termos separados (por que). E se está antes da vírgula, de dois-pontos ou do ponto-final, deve levar o acento circunflexo (por quê).
“Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.
As orações que são introduzidas pelas conjunções pois e porque, independente de sua classificação, não precisam ser precedidas de vírgula quando aparecem depois da oração principal.
Acentuam-se com acento agudo: a) As palavras oxítonas terminadas nas vogais tónicas/tônicas abertas grafadas -a, -e ou -o, seguidas ou não de -s: está, estás, já, olá; até, é, és, olé, pontapé(s); avó(s), dominó(s), paletó(s), só(s).
Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?
Quando usar porque? O “porque” é uma conjunção explicativa ou causal, usada para introduzir uma explicação ou motivo. Não fui à festa porque estava doente. Estude bastante porque a prova será difícil.
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
Escrito assim, separado e com acento circunflexo, o por quê deve ser empregado: - Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha (lembrando que essa forma conservará o sentido de por qual motivo/por qual razão): Viajar de ônibus, por quê?
Então, para conferir se realmente entendeu o uso dos porquês, preencha as frases abaixo com: por que, por quê, porque ou porquê. Lembrando que as respostas estão no final, mas apenas consulte-as depois de responder cada exercício, combinado? Joana não foi à escola ___________ estava doente.