Por que LCI tem IOF? LCI tem IOF? Embora a LCI seja isenta de IR assim como outros títulos imobiliários, a diferença está no IOF – Imposto sobre Operação Financeira. Normalmente esse imposto incide sobre ativos de renda fixa, sendo taxado nas LCIs, enquanto é isento para LCAs.
Mas os investimentos inferiores a 30 dias em LCI sofrem incidência desse imposto. Entretanto, como as LCI costumam não permitir resgates em prazo tão curto, o IOF nem sempre é uma preocupação, apenas quando o investidor deseje vender no mercado secundário num prazo anterior a 30 dias.
Ao investir em LCA e LCI você não paga nada de Imposto de Renda pois são aplicações que financiam a expansão da infraestrutura no país, logo, incentivam a economia. Por isso, o governo isenta esses investimentos de impostos.
Além do Imposto de Renda, há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no resgate de investimentos em CDB com menos de 30 dias de aplicação. A alíquota do IOF varia de 96% a 0% conforme o número de dias aplicado, diminuindo progressivamente até zerar após 30 dias.
Uma das principais desvantagens das LCIs é o risco de crédito inerente aos títulos de renda fixa. Afinal, se você empresta dinheiro a alguém, o maior problema é não receber a quantia na data do vencimento e ter prejuízo financeiro.
Evitando ARMADILHAS ao investir em CDB | 5 Erros ao investir em Renda Fixa, CDB, LCI, LCA, CRI e CRA
Tem como eu perder dinheiro investindo em LCI?
A resposta correta é a última alternativa. Sim, se você vem investindo em LCIs por muito tempo, você está jogando dinheiro fora e tendo cada vez menos retorno. Não se engane de que sua LCI a 90% do CDI equivale a um CDB a 105% ou 110% do CDI bruto de IR.
Do ponto de vista do investidor, não há diferença entre investir em LCI ou LCA – o que muda é o lastro do papel. As letras de crédito imobiliário, por exemplo, são lastreadas na carteira de empréstimos relacionados ao setor imobiliário mantida pelas instituições emissoras.
Em uma estratégia de investimentos, quando há a previsão de IOF, a saída para conseguir a isenção é manter seu dinheiro aplicado por pelo menos 30 dias. Dessa forma, não haverá cobrança desse imposto. Outra opção, como vimos, é escolher para a sua carteira aplicações financeiras isentas de IOF.
Uma forma de pagar taxas de IOF menores do que as atuais é fazendo as compras com cartão pré-pago internacional, já que não há a fatura de cartão nem transação de câmbio no momento da compra. Ainda assim, é preciso pagar 0,38% de IOF para fazer a recarga do cartão.
Já entre os investimentos isentos de IOF, pode ser bastante difícil fazer um resgate de curtíssimo prazo, porque elas podem ter baixa liquidez (como as debêntures). Ações e fundos de ações são exceções, pois não têm IOF e costumam poder ser resgatados a qualquer momento.
Para isso, uma LCI com carência de 90 dias pode ser um título a avaliar. Já se a viagem acontecer em 3 anos, pode ser interessante investir em LCIs com vencimento em 36 meses.
Notas. A LCA BB é um título de renda fixa isento de imposto de renda e sem IOF. Este investimento é resguardado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que cobre até R$250 mil por CPF, para cada instituição financeira,e limitado a R$ 1 milhão para cada período de 4 anos, considerado o primeiro pagamento de garantia.
Por que a LCA é isenta de IR? O ativo LCA é isento do Imposto de Renda pois pretende fomentar os investimentos destinados ao setor do agronegócio, como forma de estimular o desenvolvimento da economia do país.
LCIs e LCAs têm a preferência de Erick Scott Hood, head de produtos e portfólios do Inter, para 2024, por serem “ativos que entregam ao investidor retorno atrelado ao CDI com isenção de Imposto de Renda e protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito”.
Como já mencionado, o IOF incide sobre operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores imobiliários. Confira: Compras internacionais com cartão de crédito (online ou presencial);
A alíquota de IOF em investimentos pode chegar a 96% dos rendimentos, se resgatados antes de 30 dias. Após esse período, ela é zerada. Essa tributação ocorre para vários tipos de investimentos.
Pela proposta, a isenção do IOF favorecerá aposentados; pensionistas; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda; e pessoas com transtorno do espectro autista – nesses dois últimos casos, diretamente ou por intermédio do representante legal.
Para que serve o IOF? O IOF foi criado para ajudar a regular a economia. O propósito é de dar ao governo noção de como a oferta e demanda de crédito está funcionando no país e, assim, possa tomar medidas para otimizar alguns pontos econômicos. Ou seja, a ideia é que ele seja um regulador da economia do país.
O IOF que incide sobre CDBs é calculado com base em uma tabela regressiva de 30 dias. A alíquota desse tributo inicia em 96% para investimentos de 1 dia de duração e diminui à medida que o prazo da aplicação se estende, chegando a 0% no dia 30.