Está localizada no topo de uma montanha no Vale Sagrado dos Incas. Acredita-se que a cidade tinha função religiosa, além de ser um refúgio do imperador inca. Foi abandonada pelos incas no século XVI, possivelmente por conta da conquista espanhola.
O motivo exato que foi abandonado pelos Incas, continua um mistério. A população Inca não deixou nada escrito, mantendo o propósito de Machu Picchu em debate. Ele se tornou popular têm 100 anos, depois que foi abandonado (por volta da época da invasão espanhola).
Muitas partes da construção simplesmente resistiram ao teste do tempo, mas a vegetação que cresce em suas paredes e a erosão natural aceleraram a deterioração das paredes e causaram enormes estragos nessa incrível obra arquitetônica.
Além da construção, há também teorias sobre o desaparecimento do povo de Machu Picchu. A mais aceita é que o povo daqui abandonou o lugar devido a uma nova doença trazida pelos espanhóis durante a colonização ou também possivelmente por conta de uma ordem para deixar o local.
Os incas acabaram abandonando sua cidadela sagrada menos de um século após sua construção, devido ao avanço dos colonizadores. Assim, a cidade ficaria “perdida” – ou quase isso.
19 Curiosidades de Machu Picchu a cidade INCA perdida
Quem destruiu Machu Picchu?
No ano de 1532 o espanhol Francisco Pizarro, juntamente com a ajuda de suas tropas, mudou a história do império Inca, saqueando grande parte das riquezas e destruindo templos e edifícios por completo. Porém, mesmo com toda a destruição causada Machu Picchu permaneceu completamente oculta por mais de 200 anos.
Por que até 1911 Machu Picchu era considerada uma cidade perdida?
Resumo sobre Machu Picchu
Está localizada no topo de uma montanha no Vale Sagrado dos Incas. Acredita-se que a cidade tinha função religiosa, além de ser um refúgio do imperador inca. Foi abandonada pelos incas no século XVI, possivelmente por conta da conquista espanhola.
Machu Picchu foi construída no século XV e abandonada cerca de 100 anos depois, quando o Império Inca foi invadido pelos espanhóis. Por muito tempo, sua exata localização permaneceu um mistério, até que foi redescoberta em 1911.
Existem muitas hipóteses sobre por que a cidade inca de Machu Picchu foi abandonada. Uma das teorias indica que Machu Picchu foi devastado por uma doença do velho mundo com a invasão espanhola. Outra das teorias sugere que Machu Picchu foi despovoado após o levante de Manco Inca e os rebeldes incas de Vilcabamba.
Durante quatro séculos ficou escondida na selva, conhecida apenas pelos moradores locais, que sabiam da existência de uma cidade em ruínas. Era considerado um local sagrado pelos Incas, principalmente por unir os Andes ao poderoso Rio Amazonas (Rio Urubamba).
Estudos realizados em Machu Picchu revelam que a cidade afunda entre 2 e 3 centímetros a cada ano devido ao peso dos visitantes. Na tentativa de impedir a descida alarmante, as autoridades vão pedir-lhe para não saltar para o sítio arqueológico e, mesmo que não lhe pareça importante, por favor não o faça.
As escavações de Bingham em Machu Picchu, permite coletar 555 panelas, mais de 200 objetos de bronze, cobre e prata, além de utensílios e ferramentas de pedra, etc. Embora não foram encontrados objetos de ouro, os resultados foram suficientes para afirmar que Machu Picchu, datam do auge do Império Inca.
O Peru anunciou nesta sexta-feira (29) que fechará temporariamente para visitas turísticas três áreas da cidadela inca de Machu Picchu, em Cusco, devido ao desgaste de seus elementos em pedra, informou o Ministério de Cultura.
Vale lembrar que os incas foram uma das mais importantes civilizações da América pré-colombiana, a qual se desenvolveu na região de Cusco, onde estão situadas as ruínas de Machu Picchu.
A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
De acordo com o site oficial da Unesco, Machu Picchu foi construída no século 15 (ou seja, por volta de 1.400) e gradativamente abandonada no século seguinte quando o império inca foi dominado pelas invasões dos espanhóis.
Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, e a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.
Tendo em vista o início da alta temporada em Machu Picchu, o Ministério da Cultura do Peru aprovou uma série de mudanças na visitação da Cidade Perdida dos Incas. As novas regras ficarão em vigor durante o período de 1º de junho a 15 de outubro de 2024, para atender o aumento da demanda.
As atividades dos trens que levam as pessoas ao parque arqueológico também foram suspensas por precaução, causando a saída às pressas de centenas de turistas. Machu Picchu é uma das joias do turismo peruano que atraiu cerca de 4,5 milhões de visitantes ao país antes da pandemia do coronavírus em 2020.
A cidadela de Machu Picchu é um conjunto de ruínas históricas das habitações urbanas e estruturas rurais de uma civilização pré-colombiana, os incas, que foi relatada por diversos exploradores no processo de desbravamento do vale do rio Urubamba, no interior peruano.
O Peru anunciou que fechará temporariamente para visitas turísticas três setores da cidadela inca de Machu Picchu, em Cusco, por causa do desgaste de seus elementos líticos (relativos às pedras), informou o Ministério da Cultura nesta quinta-feira (28).
Bingham chamou o local de “Machu Picchu”, que significa “Montanha Velha” ou “Pico Velho” em quíchua. Este nome é apropriado porque Machu Picchu está situada entre os majestosos picos da Cordilheira dos Andes.
Porque Machu Picchu é uma das 7 maravilhas do mundo?
Machu Picchu também está entre as Sete Maravilhas do Mundo e não é por acaso. Mística e misteriosa, a cidade fica entre montanhas na Cordilheira dos Andes, a cerca de 2.400 metros de altitude e com cerca de um quilômetro quadrado.