Em 5 de setembro de 2016, as obras da Linha 6 foram paralisadas por tempo indeterminado, devido à dificuldade alegada pelo consórcio Move SP na obtenção de financiamento de 5,5 bilhões de reais com o BNDES.
As obras da linha 6-Laranja de metrô, em São Paulo, podem atrasar em mais três anos para além da proposta inicial de entrega do empreendimento. Em 2021, a construção do trecho foi retomada pela concessionária espanhola Acciona, com prazo de conclusão para 2025.
Com mais de mil dias de atraso em relação ao cronograma inicial, as obras estão sendo aceleradas. Com isso, o custo final vai aumentar. O início da operação parcial é previsto para 2026. O governo estima que a linha vai transportar cerca de 630 mil passageiros quando estiver funcionando.
Além de construir a linha, a Acciona vai operar o serviço por 19 anos. A Linha 6 foi construída no modelo de PPP, em que o estado e a empresa dividem os investimentos, previstos em R$ 15 bilhões no total.
Segundo a Secretaria de Parcerias, a fase I da construção da Linha 6-Laranja terá custo de R$ 18,5 bilhões, dos quais 46,8% serão pagos pelo governo (cerca de R$ 8,65 bilhões) e o 53,1% (cerca de R$ 9,8 bilhões) pela concessionária.
Em setembro de 2016, o consórcio responsável pela construção da linha anunciou a suspensão das obras por tempo indeterminado, devido à falta de verbas por problemas de financiamento a longo prazo, o que poderá causar novos atrasos na previsão de entrega.
A futura Linha 6-Laranja do metrô, que vem sendo construída em São Paulo, tem previsão para ser entregue de forma completa em 2027. Com 15 estações, o trajeto ligará a Brasilândia, zona norte da capital, à Estação São Joaquim (Linha 1-Azul) no centro, em um total de 15 quilômetros de trajeto.
ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é uma empresa pertencente ao Grupo CCR, sendo responsável pela operação, manutenção e investimentos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do Trem Metropolitano de São Paulo por 30 anos (2022/2052), por meio de contrato de concessão público-privada, em parceria com o Governo do Estado de São ...
Novo ramal ligará Brasilândia, na zona norte de São Paulo, até São Joaquim, passando por várias universidades. Publicado em 18 de maio de 2024 às 06h01. Última atualização em 20 de maio de 2024 às 13h48. A linha 6-laranja do metrô está avançando pelo subsolo de São Paulo.
A futura Linha 20-Rosa está em fase de projeto pelo Metrô para a implantação de 24 estações em 31,1 km de extensão, ligando a Santa Marina (região da Lapa) a Santo André, passando por São Bernardo do Campo, além dos bairros de São Paulo como Pinheiros, Itaim, Jardins, Moema, São Judas e Cursino.
No total, o projeto foi interrompido por quatro anos. Em 2018, com a obra parada, Geraldo Alckmin, então governador do estado, anunciou o cancelamento do contrato. Antes da desistência do consórcio, a previsão de entrega da linha 6-laranja era justamente 2018. Com isso, passou para 2020 e, depois, 2021.
A operação entre as estações São Paulo - Morumbi e Luz está normal. Devido à falha em equipamento de via, estamos operando por via única e maiores intervalos, entre o trecho das estações Vila Sônia-Professora Elizabete Tenreiro e São Paulo Morumbi. A operação entre as estações São Paulo - Morumbi e Luz está normal.
A Acciona, construtora responsável pela implantação da Linha 6-Laranja de metrô e principal sócia da concessionária LinhaUni, deu início à concretagem…
Entre as 1.302 linhas de ônibus da capital paulista, muitas enormes e todas cruzando o trânsito da capital, a maior delas tem 78 quilômetros, a Rio Pequeno-Ipiranga, número 477P-10.
Fabricante do chamado "tatuzão", megaescavadora usada nas obras do metrô de São Paulo, a perfuradora alemã Herrenknecht (pronuncia-se "errenquinechi") planeja uma fábrica no Brasil em 2013, segundo o diretor da empresa no país, Juan Manuel Altstadt.
A Linha 11–Coral da CPTM compreende o trecho entre as estações da Luz e Estudantes. Foi conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases. Em 2019, com o fim da transferência interna em Guaianases, a linha também passou a ser conhecida como Expresso Leste–Mogi.
Pesando 2.000 toneladas, cada tatuzão tem quase 11 m de diâmetro e mais de 100 m de comprimento. O equipamento tem capacidade para perfurar de 12 a 15 metros diariamente.
O trajeto terá 15 quilômetros de extensão, passando pelas estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.
A futura estação Perdizes estará na confluência entre a Av. Sumaré e as ruas Apinajés e Apiacás. A estação garantirá ainda mais mobilidade à região e facilitará o acesso ao Parque da Água Branca, Estádio Allianz Parque e também aos Shoppings Bourbon e West Plaza.