O que ocorreu foi na verdade um progressivo "apagamento" dos negros da sociedade, explica Edwards, desde que a Argentina decidiu, no final do século 19 e início do século 20, atrair imigrantes europeus como parte de um projeto de nação mais moderna - e branca.
Por que a seleção argentina não tem jogadores negros?
A resposta para essa pergunta envolve a formação étnico-racial do país e também explica, em partes, os crescentes casos de racismo envolvendo as torcidas argentinas nos últimos tempos.
Na Argentina, a herança europeia é a predominante, mas com significativa herança indígena, e presença de contribuição africana também. Um estudo genético realizado em 2009 revelou que a composição da Argentina é 78,50% europeia, 17,30% indígena e 4,20% africana.
Por que não tem jogadores brasileiros na Argentina?
Por que brasileiros não jogam na Argentina? A ascendência argentina facilitou a adaptação de Lenny ao futebol e aos costumes do país, por isso ele é um caso raro de brasileiro jogando por lá. Poucos fãs do esporte conseguiriam listar ao menos cinco jogadores do Brasil que atuaram por times argentinos.
Quantas vezes a Argentina não participou da Copa do Mundo?
Em 1950 e 1954, ficou de fora do mundial devido a questões políticas da AFA (não houve Copa em 1942 e 1946 devido à Segunda Guerra Mundial). E em 1970, a Seleção Argentina não passou nas Eliminatórias. A última vez que ela levantou um troféu foi na Copa do Mundo FIFA de 2022.
POR QUE A SELEÇÃO ARGENTINA NÃO TEM JOGADORES NEGROS?
Qual a seleção que nunca ficou fora da Copa do Mundo?
O Brasil é o único país que jamais ficou de fora da torneio. São 22 aparições para a Seleção Brasileira. Em seguida, vem a Argentina, com 18 participações.
Segundo a Confederação Brasileira de Futebol, as duas seleções se enfrentaram 109 vezes. Nestas, 43 vezes o Brasil venceu, 40 a vitória foi argentina, e 26 resultados foram empates.
Lionel Messi é Lionel Messi. Craque, decisivo e artilheiro, é disparado o maior goleador da história da seleção argentina: foram 109 gols em 186 jogos até agora para o ídolo com a camisa celeste. E agora, com títulos conquistados, como a Copa do Mundo de 2022 e a Copa América de 2021, depois de seguidas decepções.
Por que os times argentinos não contratam brasileiros?
A justificativa é de que as opções internas são caras e o Brasil também é visto como vitrine pelos sul-americanos, uma espécie de trampolim para depois chegarem ao futebol europeu. Mesmo diante da crise, os clubes brasileiros ainda conseguem fazer frente nos países vizinhos.
A cada temporada mais jogadores sul-americanos vem atuar por aqui, já que muitos desses países passam por algum tipo de crise financeira. Mas o que o leitor da coluna talvez não saiba, é que apenas um jogador brasileiro atua no futebol da Argentina: Lenny Lobato, de 23 anos.
O principal motivo do acentuado declínio da população negra local, ocorrido no século XIX, foi a miscigenação (desde a época colonial) com os maiores grupos, que são as populações branca e ameríndia respectivamente.
Os negros escravizados chegaram principalmente pelos portos de Montevidéu e Buenos Aires. De lá, alguns foram enviados para as províncias do interior da atual Argentina ou para Santiago e Valparaíso, de onde foram transferidos por mar para o norte.
Os afro-argentinos estão presentes nos genes argentinos." Há dois jogadores campeões mundiais pela Argentina que são afrodescendentes. O goleiro reserva Héctor Baley, integrante da seleção campeã de 1978, e o volante (e xará) Héctor Enrique,em 1986, cujo apelido na Argentina até hoje é "Negro Enrique".
O que ocorreu foi na verdade um progressivo "apagamento" dos negros da sociedade, explica Edwards, desde que a Argentina decidiu, no final do século 19 e início do século 20, atrair imigrantes europeus como parte de um projeto de nação mais moderna - e branca.
Por que tanta rivalidade entre brasileiros e argentinos?
“A rivalidade dos brasileiros com a Argentina se dá, basicamente, como o resultado de uma característica cultural, até mesmo de costumes, por assim dizer”, conta Doratioto. A expansão dos contextos políticos nos últimos séculos transborda para os esportes, não somente o futebol.
O motivo de ser em inglês é porque a ideia do nome veio de uma placa fincada na beira do rio que dizia “The River Plate”. Martinez pensou tratar-se do nome Rio da Prata (rio que cruza Buenos Aires) em inglês e assim nomeou o time que nascia.
Porque os times brasileiros não contratam jogadores europeus?
A adaptação é um dos principais motivos para os clubes brasileiros evitarem contratar esse jogadores. Dessa forma, os jogadores estrangeiros falam outro idioma e possuem outras culturas, que muitas vezes são bem diferentes das encontradas aqui. Além disso, há também a adaptação ao estilo de jogo do futebol brasileiro.
Homens e mulheres têm regras de vestimenta, segundo o alcorão, o livro sagrado do islã Messi, capitão da seleção Argentina, vestiu uma roupa típica do Catar para levantar o troféu mais cobiçado do mundo.
O notável José Martín, importante personagem nos processo de libertação de Argentina, Chile e Peru, foi eleito como o "maior argentino" pelo programa televisivo "O gene argentino", mais importante até do que personalidades consagradas como o jogador de futebol Diego Maradona, o guerrilheiro Ernesto Guevara ou ainda a ...
Diego Maradona nasceu em 30 de outubro de 1960 e, quando ele morreu, em 2020, tinha 60 anos. Hoje, ele completaria 64 anos. Madonna nasceu em 16 de agosto de 1958. Ela completará, portanto, 66 anos.
Como já dissemos, uma boa parte da explicação sobre a presença do Uruguai como “rival” da Argentina e do Brasil, a despeito da distância entre os resultados agregados obtidos, pode dever-se, de forma bastante intensa, a alguns resultados marcantes em confrontos diretos decisivos.
Mas a história mostra que a maior rivalidade entre grandes seleções no mundo é a de brasileiros contra argentinos. As razões são trazidas à tona pelos jornalistas Ariel Palacios e Guga Chacra, no livro 'Os Hermanos e nós'.