A imagem pessoal é a primeira impressão que as pessoas têm de nós. A forma como nos apresentamos pode influenciar instantaneamente como somos percebidos pelos colegas, superiores, clientes e parceiros de negócios. Uma primeira impressão positiva pode abrir portas e criar oportunidades.
A imagem estabelece uma infinidade de possibilidades de significados, enquanto o texto verbal a limita, restringindo e focando o significado da comunicação. Nesse sentido, uma imagem sem um texto aposto a ela possui a única restrição de ser uma imagem específica e determinada, e não outra imagem qualquer.
Conclusão. A imagem pessoal não é apenas superficial; ela desempenha um papel crucial tanto na vida pessoal quanto na profissional. Cultivar uma imagem positiva contribui não apenas para o sucesso profissional, mas também para a qualidade das relações interpessoais e o bem-estar pessoal.
Será que entendemos a importância e o significado das imagens que nos cercam? Imagens são utilizadas para informar, entreter, vender e também para nos manipular. Elas nos dizem o que vestir, comer, pensar e também como devemos nos aparentar.
“Estudos indicam que quem tem uma boa imagem pessoal ganha até 12% mais do que as demais pessoas”, afirma. Ela explica que todos temos um filtro pessoal que orienta essa intepretação inicial, daí a importância de se investir em uma boa primeira impressão.
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.
A imagem pessoal induz opiniões e pode direcionar comportamentos dos outros em termos de vontade, de atender aos nossos pedidos, de aceitar opiniões e propostas e garantir-nos mais acesso a informações e oportunidades, ou por outro lado, rejeição.
Assim toda imagem é uma representação de alguma coisa, e esse ato, intencional ou não, abre o espaço simbólico que as imagens possuem. Ou seja, as imagens têm o poder de moldar, ou influenciar, o que a sociedade pensa ou deixa de pensar sobre determinado assunto.
As imagens possuem vida e o reconhecimento do seu papel de agentes da história nos abre caminhos para a compreensão das diferentes dimensões de passado que nos confrontamos no presente.
Os objetivos de imagem podem ser diversos tanto pessoais como, por exemplo, elevar a autoestima ou profissionais com o intuito de comunicar mais credibilidade, modernidade, criatividade dentre outros. Se você sabe onde quer chegar na sua vida pessoal e profissional, você também precisa refletir sobre sua imagem.
Qual o poder da imagem pessoal? A imagem pessoal tem o poder de mostrar o melhor de cada um. Isso significa dizer que outras pessoas podem perceber o que um indivíduo tem como qualidade.
O sinal da imagem a ser transmitida pode ser analógico ou digital, e esta transmissão pode ser feita através de: Condutores elétricos físicos, como o cabo coaxial ou o cabo UTP; Fibra óptica; Rádio (wireless);
Focam-se na experiência cotidiana e estão nas mídias, na televisão, nos videojogos, na publicidade, na internet, em qualquer meio que implique um componente visual forte. Na Cultura Visual, as imagens levam à criação de relações entre contextos sociais e históricos.
Tal como outra qualquer linguagem, a imagem pode cumprir diversas funções básicas. A imagem é capaz de traduzir símbolos verbais em símbolos visuais, está também apta para fascinar, dramatizar e, desta forma, ser um meio adequado para transmitir sentimentos e atitudes.
Ela permite que as pessoas expressem suas ideias e emoções através da imagem, criando um diálogo com o espectador. Além disso, a fotografia também é uma ferramenta importante para documentar a história e a cultura de uma sociedade.
De acordo com Carney & Levin (2002), o recurso a imagens não serve apenas como elemento decorativo, mas sim como complemento importante para a interpretação e percepção do leitor, tornando mais fácil a memorização de conteúdos uma vez que um conceito abstracto passa a estar associado a um elemento gráfico.
Imagem é um termo que provem do latim imāgo e que se refere à figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Por exemplo: “Esta imagem representa a queda do muro de Berlin”, “És a imagem chapada do teu pai”, “Preciso de uma imagem para ilustrar a minha ideia”.
Uma imagem tecnicamente boa deve ser nítida e estar suficientemente iluminada. Além disso, na maioria dos casos é desejável que a representação das cores seja natural.
Ela é moldada por experiências de vida, cultura, valores familiares e influências sociais. Dessa forma, a imagem pessoal é uma representação externa do que somos internamente, refletindo nossos traços de personalidade, vivências, profissionalismo e autoestima.
Existem diferentes resoluções de imagem, sendo as mais conhecidas: Standard Definition (SD): 640 x 480 pixels ou 720 x 480 pixels. High Definition (HD): 1280 x 720 pixels. Full High Definition (Full HD): 1920 x 1080 pixels.
O livro ''O que sua imagem comunica?'' é uma conversa entre a autora e o leitor sobre a importância da autoimagem, da maneira como cada um se enxerga, e sobre como a sua autoimagem afeta como os outros veem você.
Bel lembra que, apesar de comumente associada à vestimenta, a imagem pessoal transcende essa ideia e cita um conceito chamado ABCD da imagem, fundamentado em quatro pilares: Appearance (aparência), Behavior (comportamento), Communication (comunicação) e Digital Presence (presença digital), sendo o último um reflexo do ...
Imagem Pessoal: Potencializando Habilidades e Competências para o Sucesso Profissional. A imagem pessoal desempenha um papel crucial no mundo profissional. Ela vai além da aparência física e engloba a forma como nos apresentamos, comunicamos e projetamos nossas habilidades e competências.