É possível ter MEI é outro CNPJ?
MEI pode ter mais de uma empresa? Um empresário que tem uma empresa MEI não pode ser proprietário de qualquer outro tipo de empresa. Logo, para poder participar de mais de uma empresa em seu nome ou participar de um empresa como sócio de uma limitada, o empresário deverá iniciar um processo de desenquadramento do MEI.Quem já tem MEI pode abrir outro?
Posso ter dois MEIs no mesmo CPF? A resposta é: não, não é possível ter dois MEIs. Para casos em que o empreendedor exerce mais de uma atividade como MEI, ele poderá escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias entre as ocupações permitidas como MEI.Tem como ter dois CNPJ no mesmo nome?
Sim, uma pessoa pode ter mais de um CNPJ, mas com algumas regras. Isso só é possível se cada cadastro estiver em um tipo de categoria, por exemplo: um ser ME e outro EI (Empresário Individual).Quantas contas PJ o MEI pode ter?
Não existe um limite máximo de contas atreladas a um CNPJ. Portanto, a empresa pode abrir mais de uma conta sem restrições, conforme suas necessidades. A propósito, o mesmo vale para o número de contas jurídicas que um MEI (Microempreendedor Individual) pode ter.Dar baixa no MEI, posso abrir outro? Se você é MEI, confira a resposta nesse vídeo!
É possível ter dois MEI no mesmo CPF?
Posso ter dois MEIs no mesmo CPF? Para começar, vamos para a informação mais importante: não é permitido ter dois MEIs com um mesmo CPF. E por qual razão? O microempreendedor individual é uma pessoa e uma empresa ao mesmo tempo, algo como um trabalhador autônomo com CNPJ.Quantos CNPJ posso ter no meu nome?
O empresário individual pode ter dois CNPJ no mesmo CPF ou então, participar como sócio em outras empresas. Mas, não é possível ter mais de um CNPJ na mesma classificação jurídica, ou seja 2 CNPJs do tipo “Empresário Individual”.Como criar um segundo CNPJ?
A resposta direta é não. Isso porque o CNPJ é um número exclusivo e indivisível, destinado a identificar uma única pessoa jurídica perante a Receita Federal. Por isso, não é possível registrar duas empresas independentes sob o mesmo CNPJ.Pode ter 3 MEI no mesmo endereço?
Sim, é possível ter dois CNPJs registrados no mesmo local, mas é preciso se atentar às limitações legais. Em geral, isso é possível e simples para prestadores de serviços, porque são atividades que não precisam, em geral, prestar atendimento ao público ou de liberações muito específicas para atuação.Tem que pagar para dar baixa no MEI?
Cancelar o MEI é gratuito e rápido, da mesma forma que a abertura do Microempreendedor Individual; Para cancelar seu MEI gratuitamente, acesse o Portal do Empreendedor, clique em “Já sou MEI” e escolha a opção “Baixa da empresa” .O que acontece se eu cancelar o MEI?
Não é possível continuar usando o CNPJ em transações comerciais; Não é possível reativar o número do mesmo CNPJ; Caso haja dívidas no CNPJ do MEI, as dívidas irão para o CPF do titular, A contribuição com a aposentadoria por tempo de idade é pausada e o empreendedor deve voltar a contribuir de forma autônoma.Quem cancela o MEI perde o tempo de contribuição?
Da mesma forma como o caso acima, o MEI não perderá o tempo de contribuição feito quando atuou formalizado. Ele continuará a fazer as contribuições de forma autônoma ou pela CLT. No entanto, passará a pagar o valor normal de contribuição e não mais o valor reduzido da guia (DAS) do MEI.Pode ter 2 MEI de pessoas diferentes no mesmo endereço?
É permitido apenas um MEI por CPF, assim, você não pode atuar como Microempreendedor Individual com dois registros diferentes.Pode ter dois CNPJ diferentes no mesmo endereço?
A resposta é sim, é possível ter duas empresas no mesmo endereço, mas existem algumas regras para que isso seja permitido. Em geral, as empresas que podem dividir o mesmo espaço são aquelas de alguns tipos de prestadores de serviços que não costumam precisar de atendimento ao público ou estoque.O que acontece se eu não pagar a das?
Deixar de entregar a DASN-Simei pode implicar declaração de inaptidão do MEI. O MEI que deixar de apresentar a DASN-Simei por um período superior à 90 (noventa) dias (contados do vencimento do prazo de entrega) poderá ter a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) tornada inapta.Pode ter mais de 1 CNPJ no nome?
É possível que um empresário tenha dois ou mais CNPJs em seu nome, mas é importante estar atento a algumas ressalvas e diferentes cenários.Como ter 2 empresas no Simples Nacional?
Sim, você pode ter duas ou mais empresas no Simples Nacional, contanto que a soma do faturamento bruto anual de todas elas não ultrapasse R$ 4,8 milhões. O Simples Nacional é um regime tributário para MEIs, micro e pequenas empresas, com limite de faturamento de R$ 4,8 milhões por ano.Quem tem empresa no Simples Nacional pode abrir um MEI?
O microempreendedor individual (MEI), que é o empresário individual ou empreendedor que atende aos seguintes requisitos, cumulativamente: ser optante pelo Simples Nacional e cumprir seus requisitos; exercer profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços (art.O que é necessário para dar baixa em um CNPJ?
CNPJ A baixa do CNPJ finaliza o processo de encerramento da empresa. Para realizar essa etapa, é preciso utilizar o programa Coleta Online, da Receita Federal. Ele gera solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deverá ser assinado e entregue no local indicado pelo sistema.Quem paga o MEI se aposenta com quantos anos?
Ao completar a idade mínima , atualmente 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e cumprir o tempo mínimo de contribuição exigido - sendo 180 meses (15 anos) para mulheres e 240 meses (20 anos) para homens, o MEI terá direito a esse benefício.Quem paga o MEI tem direito ao décimo terceiro?
Quem trabalha como MEI têm direito a décimo terceiro? Ao contrário dos trabalhadores com carteira assinada, a legislação atual não estende o direito ao 13º salário para os MEIs.O que vale mais a pena pagar INSS ou MEI?
O que é melhor fazer MEI ou pagar INSS? Em condições mínimas de equiparação, com o autônomo contribuindo com o INSS, essa escolha já se torna mais cara do que ser MEI. Um microempreendedor não tem custos de formalização e paga pouco em impostos.Como cancelar um CNPJ que nunca foi usado?
Etapa 1: Declaração de baixa do MEI
- Acesse o Portal do Empreendedor no site oficial do Governo Federal.
- Vá em "Solicitar Baixa".
- Faça o login com a sua conta Gov.
- Preencha os dados solicitados.
- Revise o formulário.
- Assinale a declaração de baixa do MEI.
- Finalize.