Se encontrar o resto igual a zero, o número não é primo e se encontrar somente restos diferentes de zero, o número será primo. Neste caso, precisa-se fazer as divisões até obter um quociente menor ou igual ao divisor. 0 13 , portanto 91 não é primo, é um número composto.
Números primos são números que têm apenas 2 fatores: 1 e ele mesmo. Por exemplo, os 5 primeiros números primos são 2, 3, 5, 7 e 11. Em contrapartida, números com mais de 2 fatores são chamados de números compostos.
São considerados números primos os termos numéricos maiores que 1, divisíveis por 1 e por ele mesmo. O número 1 não é primo, sendo assim, os números primos são: 2, 3, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31 . . .
Em linhas bem gerais, essa é a simbologia do “9” – para muitos, um número mágico, aquele que traz sorte e mais mistérios esconde. Síntese de todos os números, o “9” remete ao coletivo, ao pensamento universal e a características positivas, como generosidade, realização, paciência, tolerância e compaixão.
Número 9. Considerado o número da conclusão, o 9 está ligado aos ciclos, propósito de vida, objetivos e recomeço. Devido à sua relação ao fim dos ciclos, ele é visto como um número de aprendizado e recomeços. Como resultado, se liga também com a sabedoria espiritual.
Atualmente, o maior primo conhecido é 277232917 - 1, descoberto por um norte-americano de 51 anos chamado Jonathan Pace, que utilizou um computador com um processador Intel Core i5-6600 que necessitou de seis dias consecutivos de funcionamento para verificá-lo.
Como vimos, o número 1 é divisível apenas por ele mesmo, ou seja, possui apenas 1 divisor, pois o número 1 é igual a ele mesmo. Em outras palavras, o número 1 não é composto e nem considerado um número primo. Porque é importante estudar os números primos?
O zero não pode ser primo, pois ele pode ser dividido por qualquer outro número que, ainda assim seria zero, o que nos leva uma infinidade de divisores. Já o 1 também não pode ser primo pois ele possui um único divisor, ele mesmo.
Um teorema fundamental da matemática afirma que todo número natural pode ser obtido a partir do produto de números primos. E há muitas outras coisas sobre números primos. Por exemplo, o número 2 é o único número primo par, os outros números primos são ímpares.
Se encontrar o resto igual a zero, o número não é primo e se encontrar somente restos diferentes de zero, o número será primo. Neste caso, precisa-se fazer as divisões até obter um quociente menor ou igual ao divisor. 0 13 , portanto 91 não é primo, é um número composto.
O número 9 é ligado ao altruísmo, compaixão e ação humanitária. Pessoas com o número 9 em destaque muitas vezes possuem um desejo profundo de ajudar os outros. Embora essa qualidade seja nobre, pode criar desafios financeiros, pois essas pessoas podem acreditar que buscar riqueza é egoísta.
O 9 é associado à sabedoria, pois representa alguém que já viveu todas as experiências dos números de 1 a 8 marcando o fim de um ciclo. É um número que representa amor puro, ensinando a si e a outros, lições e virtudes adquiridas — neste caso, o que foi aprendido durante todo o ano.
Para o Ano Pessoal 9, as cores dourado, verde e violeta são recomendadas. O dourado representa sabedoria interior e desapego, enquanto o verde traz equilíbrio e harmonia.
Um número natural é primo se ele possui apenas dois divisores positivos e distintos. Ou seja, um número natural é primo se ele é maior que 1 e é divisível apenas por si próprio e por 1. Um exemplo: o número 2. Ele só é divisível por ele mesmo, e por 1.
Matemáticos — profissionais e amadores — do projeto de pesquisa mundial Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS) – descobriram o maior número primo conhecido. Com 24.862.048 dígitos, mais de 1,5 milhão do que o número primo recorde descoberto em 2017, ele pode ser expresso como 282,589,933-1.