Na Filosofia, a Ética não se resume a moral, mas busca fundamentação teórica e prática para o conhecimento do comportamento humano do interior de cada sociedade. Tem por objetivo o estudo desse comportamento para estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência harmoniosa dentro das sociedades e entre elas.
Ética é uma disciplina da filosofia que busca entender o modo como o ser humano deve agir com base na análise da moral, dos hábitos e dos costumes de uma sociedade.
Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
A Filosofia tem como OBJECTO de estudo vários PROBLEMAS acerca da natureza, do conhecimento, do valor, etc., e as respostas que dá a esses problemas são as TEORIAS ou TESES que se defendem com argumentos.
O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.
A ética é um campo de estudo da filosofia que se dedica a pensar sobre as ações adotadas pelos indivíduos e os princípios que as orientam. Esse âmbito de reflexão existe desde a Idade Antiga e conta com contribuições dadas por pensadores clássicos da filosofia, como Aristóteles.
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
A Ética Aplicada é uma dimensão da Ética que tem como objetivo a construção de um modelo moral para a melhor compreensão e resolução de problemas sociais concretos.
Qual o objetivo principal no estudo da filosofia ética política?
A filosofia política é uma vertente filosófica que tem por objetivo entender as questões da convivência humana em todos os seus aspectos, principalmente a relação que existe entre os grupos humanos e as instituições de poder.
Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Spinoza. Os filósofos tendem a dividir teorias éticas em três áreas: metaética, ética normativa e ética aplicada.
A ética é uma reflexão (pensamento, filosofia, análise, crítica) sobre a moral, ou seja, sobre os costumes, as regras, os tabus, as tradições, as crenças, as convenções assim como sobre as técnologias que vigoram numa determinada sociedade (e numa determinada época).
Qual é o principal objetivo da ética na filosofia?
Na Filosofia, a Ética não se resume a moral, mas busca fundamentação teórica e prática para o conhecimento do comportamento humano do interior de cada sociedade. Tem por objetivo o estudo desse comportamento para estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência harmoniosa dentro das sociedades e entre elas.
A ética pretende racionalizar a moral e indicar aquilo que é certo e o que é errado em uma sociedade. Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral.
Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.
No mundo contemporâneo a ética tem como uma de suas finalidades nortear as novas relações entre os homens e as recentes instituições a fim de combater ou evitar abusos e desmandos.
A Ética filosófica é um discurso racional e argumentativo cujo objetivo é fundamentar critérios para avaliar as ações humanas, seja para louvá-las ou para censurá-las. A Ética filosófica consiste na explicação das normas de comportamento que se encontram na Bíblia.
Seu objetivo é refletir sobre questões fundamentais da vida humana, buscando respostas para viver de forma mais plena e satisfatória. A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber.
O objetivo é a finalidade de um projeto, representado pela descrição concreta de onde se quer chegar ou o que quer alcançar, sendo uma ideia estratégica mais abrangente e de longa duração.