O arroz parboilizado é ainda um alimento mais seguro, praticamente livre de grãos mofados, atacados por insetos, e com um percentual de quebrados bem menor que o arroz polido, e o preço.
O arroz parboilizado passa por um beneficiamento diferenciado do branco polido, o que acarreta em alterações de suas características apresentando aumentos em valor nutritivo, renda, rendimento, tempo de preparo e conservabilidade de grãos e dos subprodutos (FARIA, 2007).
– O arroz parboilizado apresenta como benefícios maior teor de fibras, vitaminas e minerais que o arroz branco. As fibras presentes são importantes para fornecer saciedade, melhor funcionamento intestinal, controle de diabetes tipo 2, colesterol elevado e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Qual a diferença do arroz parboilizado para o outro normal?
O arroz parboilizado é descascado e polido, assim como o arroz branco. A diferença entre eles é que o parboilizado passa por um processo de parboilização, que é quase um pré-cozimento. A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos - o que acontece com o arroz branco.
Qual arroz é mais saudável, branco ou parboilizado?
O arroz parboilizado é polido e passa por pré-cozimento, preservando mais nutrientes do que o branco, sendo o segundo tipo mais nutritivo após o integral. Devido aos processos de limpeza industrial, não é necessário lavar o arroz em casa, pois isso pode remover os farelos ricos em nutrientes.
Respondendo a pergunta-título pode-se afirmar que, sob o ponto de vista das perdas nutricionais, no arroz polido é desaconselhável a lavagem; e no parboilizado é completamente desnecessária.
Qual arroz tem mais açúcar, o branco ou parboilizado?
Baixo Índice Glicêmico: o arroz parboilizado tem um índice glicêmico mais baixo em comparação com o arroz branco, o que significa que ele libera açúcar no sangue de forma mais lenta e estável, contribuindo para o controle do apetite e do açúcar no sangue.
É importante salientar que ocorrências desse tipo não são oriundas da Indústria mas provavelmente adquiridas nos locais de armazenamento, como grandes depósitos de distribuidoras. A embalagem tem microfuros nas laterais por onde pode penetrar facilmente umidade, líquidos ou odor de algum produto estocado próximo.
O processo de parboilização reduz a quebra do arroz, produz uma maior homogeneidade e proporciona mais micronutrientes que o arroz branco polido, por outro lado, algumas alterações sensoriais ocorrem como coloração pálida e amarelada, grãos com uma textura mais dura mesmo após o cozimento e um sabor característico.
Trata-se da junção das palavras inglesas partial e boiled (parcialmente aquecido) e indica um tipo de processamento dos grãos que os torna mais resistentes à degradação, com vida útil maior e de mais fácil manejo pelo consumidor – já que o parboilizado não empapa, mesmo que você ponha água a mais na panela.
O grão do arroz parboilizado ainda é submetido a um processo de "parboilização", realizado na água e que faz com que os nutrientes dos farelos penetrem no centro do grão. Então, ele acaba sendo uma alternativa ao grão integral, que certamente é o mais saudável.
Se o seu objetivo é emagrecer, com certeza você deve incluir o arroz integral em suas refeições. Muitas pessoas acreditam que não há muita diferença em relação aos dois tipos de arroz, branco e integral. O fato é que o arroz integral é nutricionalmente melhor do que a versão branca.
O arroz parboilizado passa por um processo que cozinha o grão dentro da sua própria casca, utilizando apenas água e calor, sem adição de produtos químicos. Assim, o grão absorve os nutrientes da casca do arroz, deixando-o mais nutritivo.
Qual arroz é mais saudável, parboilizado ou branco?
O arroz branco polido tem grande quantidade de amido e poucos nutrientes. Isso porque muitos nutrientes se perdem no processo de moagem para obter o arroz branco. Portanto ele apresenta uma quantidade menor de proteínas vitaminas e minerais quando comparado ao arroz parboilizado por exemplo.
O arroz parboilizado não têm aditivos, porque no processo se utiliza somente água potável e calor, obtendo-se mais arroz polido com menos grãos quebrados, produto se conserva por muito mais tempo, no cozimento se mantêm soltinhos.
Qual a diferença de arroz parboilizado para o comum?
O parboilizado passa por um processo de polimento, assim como o branco, ele porém, antes de retirar sua casca, o grão passa por um cozimento que leva os nutrientes da casca para dentro do grão. Portanto, retém mais vitaminas e minerais se comparado ao branco.
Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo. A lavagem pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, devido ao amido que já está sendo hidratado.
Não mexa mais. Deixe cozinhar em fogo alto sem tampar. Quando começar a sumir as bolhinhas de água entre os grãos de arroz cozido, retire a panela do fogo. Escorra o arroz até parar de sair aquele caldo branco que é o que deixa o gosto forte no arroz parbolizado.
Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.
O açúcar, pão francês, arroz branco e batata elevam a glicose do sangue rapidamente. Por isso devem ser consumidos junto com outros alimentos, de preferência os que são fontes de fibra alimentar.