Ingrediente vencido, uso exagerado de fermento e não seguir a receita à risca podem atrapalhar o crescimento do bolo; entenda. Seguir o passo a passo à risca e perceber que o bolo não cresceu pode ser frustrante. Para impedir que a receita desande, é importante entender as funções dos ingredientes e evitar erros comuns ...
Já se o bolo sair com formato irregular, meio torto, ou afundado no meio, isso pode ser sinal de forma torta ou forno desnivelado – quando o calor não é regular. Para assar bons bolos é fundamental que o forno tenha passado por uma vistoria, assim como a gente faz com os carros.
quando o forno está muito quente, ou apresenta grande diferença de temperatura durante a cocção, o bolo cresce rapidamente no centro, formando aquela "barriga", o que faz desestruturar e rachar a superfície.
O primeiro passo é colocar um pedacinho de papel alumínio no centro do bolo, no local onde ainda está cru. Em seguida, levamos a forma de volta para o forno ainda aquecido (180ºC) por mais algum tempo – que vai depender do próprio bolo. Após 5 ou 10 minutos, faça o teste do palitinho na área que estava crua.
Se o bolo não assa no meio, este pode ser um dos principais problemas: a temperatura do forno! E, geralmente, acontecet porque o forno está a uma temperatura demasiado elevada. Sim, é verdade que queremos terminar o mais rapidamente possível, mas a pressa é inimiga da perfeição…
Muita gente tem o costume de untar não só o fundo como as laterais da forma para evitar que o bolo grude, mas isso pode estar fazendo com que o seu bolo cresça com aquela barriguinha. Experimente deixar as laterais da forma sem untar!
Por que isso? Se a gente coloca o fermento, fica batendo o bolo e “esquece da vida”, a ação acontece e depois no forno não tem mais elemento químico para reagir. E o bolo vai solar. Então essa história de que não pode bater o fermento é um mito, porém era uma maneira de preservar ou auxiliar para não errar.
Com a ponta dos dedos toque levemente o centro do bolo, ele deve parecer um travesseiro. Você deve sentir que a massa já tem uma estrutura formada e que apesar de estar firme ainda mantém as bolhas de ar. Essas foram as 4 dicas para saber o momento certo de tirar o seu bolo do forno.
O fermento faz mal para a saúde? Apesar do fermento químico conter grande quantidade de bicarbonato de sódio, e o consumo exagerado ser um aliado da hipertensão, o ingrediente é ingerido em pequenas porções e misturados nas receitas, ou seja, não o consumimos de forma pura.
Se toda vez que fosse assa um bolo e ele cresce mais de uma lado do que do outro, isso significa que o seu forno está desnivelado ou o fogareiro do forno pode estar entupido. #dicadeconfeitaria #cakedesign #confeitaria #ilovesugarbr.
Já que fermento em excesso mais atrapalha que ajuda. Isto é desenvolve uma quantidade muito maior de ar que a estrutura da massa não aguenta. Como resultado temos um bolo que irá deformar, ficar afundado, rachado e cheio de buracos.
O que acontece se colocar fermento vencido no bolo?
Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.
O primeiro ponto a entender é: por que o bolo afunda? Uma resposta básica é: o bolo afunda pois não teve estrutura suficiente para suportar o ar formado, que faz o bolo crescer. O bolo também afunda por questões de temperatura durante o processo de assamento. Temperaturas muito baixas, temperaturas muito altas…
Porque é que os bolos ganham “barriga”? Os bolos ganham “barriga” naturalmente durante o processo de cozedura porque a massa crua está confinada dentro de um pequeno espaço, que é a forma, e que ao ser exposta ao calor sofre uma reação química e produz dióxido de carbono o que faz com que comece a aumentar de volume.
Se o bolo estiver grudado na forma, uma técnica eficaz é aquecer levemente a base da forma em uma chama baixa por alguns segundos. O calor ajuda a soltar a massa grudada, facilitando o processo de desenformar. Para evitar queimaduras, use um pano de prato ou uma luva de forno para segurar a forma enquanto aquece.
É recomendável evitar abrir a porta do forno durante a primeira metade do cozimento, pois é nesse período que o bolo está crescendo e se formando. Bolos altos e delicados, como chiffon ou suflê, são mais sensíveis à mudança de temperatura.
“Outros fatores podem estar relacionados ao não crescimento da massa de um bolo: não seguir as orientações da receita, não usar os ingredientes em temperatura ambiente, não preaquecer o forno ou assar o bolo em uma temperatura baixa demais”, finaliza a cozinheira.
Caso seja acrescentado fermento em pó em excesso, o bolo vai "baixar" em vez de crescer e ficar leve e fofo: ficará um bolo frágil pois a estrutura interior cresceu em desproporção com os restantes ingredientes e o bolo não conseguirá suportar a totalidade da massa.
Não tente colocar mais fermento achando que assim o bolo vai ficar mais alto. Quando você colocar mais fermento do que o recomendado, no primeiro momento o bolo pode parecer grandioso pela porta do forno. Mas esse crescimento vai pesar no bolo e ele vai afundar assim que tirar de lá.
A manteiga pode ser usada entre o papel e a forma, isso vai aumentar ainda mais suas chances de tudo desgrudar com facilidade na hora de retirar do forno, por exemplo. E, como falamos, lembrar que o lado correto é sempre o mais liso e mais brilhante virado para dentro da receita.
O que acontece se esquecer de untar a forma do bolo?
Quando levado ao forno sem untar a forma, o bolo pode grudar na assadeira e se desfazer na hora de deixar do utensílio. Não queremos isso, não é mesmo? Para garantir que o bolo vai sair inteiro precisamos acrescentar um pouco de gordura na forma.
Dica: Como armazenar o bolo? Algumas pessoas têm dúvidas de como armazenar o bolo confeitado até o momento da festa. O melhor a se fazer é guardar o bolo dentro da geladeira, dentro da caixa ou embalagem plástica, assim ele ficará protegido do cheiro de outros alimentos que estiverem dentro da geladeira.