Por que o dia 21 de março é o Dia Internacional contra o racismo?
No dia 21 de março, foi instituído o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial pela Lei n° 11.645. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, em 1966, a data em memória ao massacre de Shapeville, em Johanesburg, na África do Sul, em 1960.
Por que o dia 21 de março é o Dia pela Eliminação da Discriminação Racial?
Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi proclamado pela ONU, em memória das 69 pessoas mortas no chamado Massacre de Shaperville, em Joanesburgo, quando participavam de um protesto contra a Lei do Passe, em 21 de março de 1960.
Qual é a origem do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial?
ONU instituiu o 21 de março como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular.
O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, comemorado em 3 de julho, se refere à aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito. A data é uma referência à aprovação, pelo Congresso, da Lei Afonso Arinos (Lei nº 1.390, de 3 de julho de 1951), que tornou contravenção penal o racismo.
Publicado em 21 de março de 2024 às 09h50. Última atualização em 21 de março de 2024 às 10h29. No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, uma data para lembrar da importância e a representatividade do povo preto na sociedade.
O Dia de Tiradentes, 21 de abril, é celebrado no país em referência à Inconfidência Mineira, tendo como mártir o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes.
Qual a importância da data e a luta contra o racismo?
O dia 3 de julho é um marco no combate e luta pela erradicação do racismo do país, pois nesta data foi aprovada a Lei Afonso Arinos, em 1951, que tornou a discriminação racial uma contravenção penal, e tornou-se o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.
Em 3 de julho de 1951, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 1.390, que ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, a qual criminalizava a discriminação por raça ou cor.
Qual é o tema do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em 2024?
A 23 de dezembro de 2013, a Assembleia Geral proclamou a Década Internacional dos Afrodescendentes, com início a 1 de janeiro de 2015 e fim a 31 de dezembro de 2024, com o tema «Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento».
Quais são os principais marcos históricos na luta contra o racismo?
Alguns marcos legais
A Lei Caó, de 1989, tipificou o crime de racismo no Brasil, estabelecendo penas que vão até cinco anos de reclusão. Em 2003, uma lei incluiu no Código Penal o crime de injúria racial, com pena de reclusão de um a três anos e multa. Em 2010, foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial.
Qual é o objetivo do Dia Internacional contra a discriminação?
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, as Nações Unidas convocam a comunidade internacional a redobrar seus esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial.
Por que o dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down?
Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março (21/3), representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.
A data rememora ainda a batalha por conquistas sociais para a população negra. O dia 21 de março foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em memória às 69 vítimas fatais do “Massacre de Sharpeville”, ocorrido em 1966, na África do Sul.
Hoje é Dia: combate à hepatite e ao tráfico de pessoas são destaques. Semana entre 28 de julho e 3 de agosto de 2024 tem datas de conscientização como o Dia Mundial de Combate à Hepatite e o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Confira na seção Hoje é Dia.
No dia 21 de março, foi instituído o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial pela Lei n° 11.645. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, em 1966, a data em memória ao massacre de Shapeville, em Johanesburg, na África do Sul, em 1960.
A discriminação racial perpetua desigualdades e precisamos intensificar nossos esforços para construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. No Brasil, a luta contra a discriminação racial se intensificou após a Constituição Federal de 1988, quando foi incluído o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.
Combate ao racismo estrutural: além de combater as formas explícitas de discriminação racial, é importante enfrentar as estruturas e instituições que perpetuam a desigualdade racial, como o acesso desigual a recursos, serviços e oportunidades.
O segundo ponto do plano anunciado pela Fifa é a criação de um gesto específico – os dois braços cruzados na altura dos punhos, com as mãos estendidas e os dedos esticados – a ser feito pelos jogadores para avisar árbitros sobre insultos racistas.
Chamamos de movimento negro um conjunto de movimentos sociais históricos que lutam pela igualdade social e de direitos para a população negra e pelo fim do racismo. O movimento negro é um conjunto de movimentos sociais que lutam pela igualdade racial e contra o racismo. Ouça o texto abaixo!
Como podemos ser aliados na luta contra o racismo?
Denuncie e intervenha em situações de preconceito: Se presenciar atos de preconceito racial, não fique em silêncio. Denuncie, intervenha e apoie a vítima. Seja um aliado e defensor da igualdade. Se necessário, busque orientação e suporte de profissionais especializados em combate ao preconceito e discriminação racial.
Neste domingo, 21, é comemorado o Dia de Tiradentes, data que faz referência à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes. Ele foi o líder da Inconfidência Mineira, uma maiores revoltas para a independência do Brasil.
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.