0.5 mg é uma dosagem diferente de 5 mg. Algumas medicações podem ter dosagens mais baixas, como 0.1 ou 0.25 mg. Tem que ficar bastante atento quanto ao que está escrito no receituário.
Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais potente que o medicamento B. A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial).
Como calcular 2 mg por kg? Multiplica-se a dosagem por kg (2 mg) pelo peso do paciente em kg. Por exemplo, para um paciente de 70 kg, seria 2 mg x 70 kg = 140 mg.
A dose inicial para adultos com distúrbio do pânico é de 0,5 mg/dia, dividida em duas doses. A dose pode ser aumentada com acréscimos de 0,25 a 0,5 mg/dia, a cada três dias, até que o distúrbio do pânico esteja controlado ou até que os efeitos colaterais tornem qualquer acréscimo adicional intolerável.
Resposta verificada por especialistas. 0,5 litros é igual a 500 mililitros. A conversão de variáveis é comum tanto na área acadêmica, quanto na área da indústria.
Devemos saber que muitas vezes fazemos as transformações das unidades de medida. Por exemplo: Temos uma medicação em gramas, porém a prescrição médica está em miligramas. Neste caso deveremos fazer a transformação: Kg → g → mg (Nestes casos sempre vamos multiplicar por 1000 para obter a transformação.)
Caso seja o de 4% (mais comum uso adulto) - 1 gota = 1 mg, portanto 10 gotas substituem 1 comprimido de 10 mg. Se for o infantil ou de 1% - 1 gota = 0,25 mg, assim 40 gotas equivalem a 1 comprimido de 10 mg.