O que solta fumaça? Como foi mencionado anteriormente, a fumaça surge a partir de uma combustão incompleta. Logo, ela pode surgir com qualquer queima de material ou combustível, desde de que ele não queime completamente.
As temperaturas extremas do gelo seco apresentarão uma reação imediata com a água quente, formando uma nuvem grossa de fumaça. O vapor da água quente, combinado com o derretimento do gelo, criará o efeito da fumaça.
O Monóxido de Carbono é um dos produtos mais responsáveis pelas mortes em incêndios, é um gás incolor e inodoro, presente em todos os incêndios, principalmente em ambientes sem ventilação.
As partículas que constituem o fumo resultam da combustão incompleta de um qualquer material combustível. É assim um subproduto não desejado da combustão, produzido em fogueiras, brasas, motores de gasolina e gasóleo.
Fumaça Branca ou Cinza Clara. Indica que é uma queima de combustível comum. Ex: madeira, papel etc. de produtos derivados de petróleo, tais como: graxa, óleos, pneus, gasolina, plásticos etc.
Fumaça branca: A fumaça branca é geralmente causada pela condensação de vapor de água no escapamento, especialmente em dias frios ou quando o motor está frio. Também pode indicar problemas mais graves, como vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo do motor.
Qual o significado das cores da fumaça em um incêndio?
SIGNIFICADO DAS CORES DA FUMAÇA EM UM INCÊNDIO
A cor da fumaça serve de orientação prática para indicar o tipo de material que está sendo decomposto na combustão: – FUMAÇA BRANCA ou CINZA CLARA: Nos indica que há uma queima de combustível comum. Ex. Madeira, Tecido, Papel, Capim, etc.
Trata-se de um processo chamado de condensação: o estado gasoso convertido para líquido. O vapor em sua respiração se condensa em muitas gotículas, que podem ser vistas como uma espécie de névoa. Quando a temperatura externa não está tão baixa, o vapor de água permanece invisível.
Presença no ar e de forma concentrada, de minúsculas partículas resultantes da combustão incompleta do carbono. Junto à origem pode ser distinguida pelo cheiro característico.
De modo geral, a fumaça trata-se de uma combinação de partículas sólidas com gotículas de água, líquidos ou gases inflamáveis resultantes do material presente em um incêndio. Além disso, os gases e partículas da fumaça podem levar ao fenômeno “Backdraft”, mesmo sem a presença de uma fonte de ignição – confira aqui.
O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca. Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo. Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria.
O monóxido de carbono é um gás produzido em muitos incêndios. Quando inalado, o monóxido de carbono impede que o sangue transporte oxigênio, de modo que os tecidos não recebem oxigênio suficiente (consulte também Intoxicação por monóxido de carbono).
A inalação de fumaça pode causar problemas de várias maneiras: Sufocando o corpo com monóxido de carbono. Envenenando o corpo com substâncias químicas tóxicas. Danificando a traqueia, as passagens respiratórias e/ou os pulmões devido à presença de substâncias químicas tóxicas.
A fumaça liberada contém uma combinação de produtos químicos tóxicos e partículas finas que podem penetrar profundamente nos pulmões, causando danos e levando ao surgimento ou agravamento de doenças respiratórias”.
A fumaça pode ser definida como sendo uma dispersão coloidal da fuligem, que por sua vez é o carbono sólido, em gases liberados na combustão (que são o CO2, CO, H2O, dentre vários outros).
O processo de produção da fumaça líquida envolve a queima de madeiras duras, como as obtidas de nogueira natural, algaroba e noz-pecã. Em seguida, a fumaça e os vapores são condensados e engarrafados. A fumaça líquida para dar sabor defumado aos alimentos também pode ser seca e comercializada em forma de pó.
Essa fumacinha que você vê saindo da panela já é água condensada, líquida, dispersa no ar. Nós somos induzidos da presença do vapor pela existência destas gotículas de água suspensas. Elas foram condensadas no próprio ar devido ao resfriamento da temperatura do vapor com o ambiente.
I - A fumaça, independentemente de estar do lado de fora ou de dentro da garrafa, possui densidade menor que a do ar atmosférico que a envolve. II - A fumaça do lado de dentro da garrafa desce, porque o ar atmosférico que entra pela abertura superior da garrafa sem tampa a arrasta para baixo.
Existem três tipos de fumaça no escapamento: branca, preta e azul. Mas, você sabe o que cada uma delas significa? Nesta matéria vamos te ajudar com isso. Se for em um dia frio, fique tranquilo, são os vapores devido ao ar condensado.
A fumaça preta é causada pela queima incompleta do combustível no motor do carro. Isso pode ser resultado de várias causas, como má regulagem do sistema de injeção, filtros de ar ou de combustível sujos, ou até mesmo problemas na válvula EGR.
A fumaça preta é a mais comum e indica que o motor está consumindo mais combustível do que deveria. Isso acontece porque o motor não está recebendo oxigênio suficiente para queimar o combustível completamente. As causas mais comuns de fumaça preta são: Desregulagem do carburador ou da injeção eletrônica.