O ponto de fusão da água é de 0ºC. Uma situação simples que exemplifica esta mudança de estado físico é o derretimento do gelo. Nesse processo, quando se tira o gelo do congelador, a temperatura da água aumenta e ao ultrapassar 0ºC ela passa para a fase líquida.
No estado líquido, as moléculas estão mais afastadas umas das outras, mas à medida que vão congelando, as moléculas se aproximam mais e formam mais ligações de hidrogênio, adquirindo uma organização específica (hexagonal) com espaços vazios. Esses espaços são os responsáveis pela expansão da água.
Fusão Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC.
Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador. Outros exemplos de água em estado sólido são a neve e as geleiras, que se formam naturalmente.
O ponto de fusão da água é de 0ºC. Uma situação simples que exemplifica esta mudança de estado físico é o derretimento do gelo. Nesse processo, quando se tira o gelo do congelador, a temperatura da água aumenta e ao ultrapassar 0ºC ela passa para a fase líquida.
Quando o gelo estiver bastante frio e for colocado em um líquido, acontecerá uma expansão mais rápida do gelo que está em contato com a água, enquanto o interior do gelo ainda permanece contraído. Essa diferença de movimentos dentro do gelo acaba resultando em rachaduras.
A água superficial pode chegar a congelar, mas a do fundo mantém-se líquida. Este fato é fundamental para a preservação da fauna e flora destes lugares. Se a água não apresentasse esta irregularidade na dilatação, os rios e lagos se congelariam totalmente, causando danos irreparáveis as plantas e animais aquáticos.
Nos sólidos, as moléculas estão mais próximas umas das outras, numa estrutura mais rígida. Nos líquidos, geralmente estão mais expandidas, há menor rigidez e menos densidade. Mas há excepções: o gelo, sólido, é mais leve do que a água liquída.
O tempo aproximado para fazer gelo é de 3 horas após reabastecer o reservatório de água. Se a geladeira acabou de ser ligada na tomada, poderá levar mais tempo. Confira as nossas peças de reposição para Geladeira.
Minúsculas bolhinhas de água começam a se mover dentro da pedra de gelo e então toda a água sólida sofre uma transformação, a passagem do estado sólido para o estado líquido. Quando o gelo estiver quase todo derretido, verifique novamente a temperatura, esta deve estar a 0°C até que todo o gelo derreta.
Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).
Na antiguidade já se fabricava o gelo através de processos rudimentares: Na Babilônia, Alexandre Magno mandava encher de água vasos de argila porosa e os mantinha, ao cair da tarde, presos a galhos de arvores. A água se congelava pela ação do frio extremo da noite. Tinha assim, o gelo.
É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!
Acontece que quando a água entra para o estado sólido essas ligações não são mais quebradas e permanecem unidas em forma de uma rede cristalina. Essa forma da água (gelo) é bem mais leve que no estado líquido, daí o porquê do gelo flutuar na água.
O cientista argentino acrescenta: para que o mar congele são necessárias temperaturas do ar bastante baixas (em torno de -20°C a -30°C) porque “para congelar as moléculas de água na parte superior do mar e uni-las gradualmente, aumentando sua espessura até formar uma cobertura contínua de gelo".
A água ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos). Isso ocorre devido ao formato angular das moléculas, que não permite que se agrupem muito próximas umas das outras.
Se o gelo não for usado por muito tempo, o gelo armazenado na máquina de gelo se tornará menor ou grudará. É um fenômeno normal em que a umidade do gelo evapora naturalmente e os cubos de gelo adjacentes ficam juntos devido à umidade no gelo.
No processo de congelamento da água, as moléculas se rearranjam e se ligam umas às outras de maneira diferente, formando estruturas cristalinas. Essas formações deixam alguns vazios entre as moléculas, o que faz com que o gelo ocupe volume maior do que a mesma quantidade de água líquida.
O gelo é um pouco menos denso que a água líquida a zero graus centígrados. Quando ele derrete e vira água, seu volume diminui exatamente a quantidade excedente que ficava acima do nível. Portanto, o nível não muda.