O girassol foi escolhido como o símbolo da ação pela cor amarela, por representar a felicidade e, de acordo com a campanha, precisar do apoio de todo o ecossistema para se manter firme, mesmo em dias nublados.
Porque o girassol é considerado o símbolo do Setembro Amarelo?
Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
Chegamos em setembro e neste mês começa uma campanha muito importante de conscientização sobre o suicídio. Como um dos símbolos desta campanha, o girassol 🌻 emana energia positiva e toda a alegria que é necessária nas nossas vidas.
Na sabedoria popular, os tons amarelados e alaranjados da flor do girassol o tornam uma planta associada à felicidade, energia, alegria e vitalidade. No amor, ele frequentemente simboliza respeito e honestidade, enquanto nas amizades, representa a lealdade. Em algumas culturas, o girassol também é símbolo de coragem.
O coração amarelo costuma ser usado junto com o girassol (🌻) e tem como objetivo alegrar um tweet ou mensagem. “Um amigo leu que era a cor da amizade e entre nós usamos esse coração”, diz Ruiz.
Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas. Conectados com Deus, recebemos a Sua luz e a Sua sabedoria. O girassol também é um símbolo de renovação, resiliência e vida eterna.
Um deles é a felicidade; suas pétalas amarelas indicam lealdade, calor e entusiasmo, pois transmitem a energia e vitalidade do sol. Também em relação ao sol, o girassol simboliza adoração, pois seu miolo remete a uma cabeça que presta culto ao sol, sempre direcionada a ele.
Outra referência ao girassol pode ser encontrada em Isaías 60:1-3, onde o girassol é usado como uma metáfora para a glória de Deus. O texto diz: "Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.
A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.
O mês foi escolhido porque o dia 10 de Setembro é tido internacionalmente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data tornou-se símbolo da luta desde 1994, quando Mike Emme, um jovem de 17 anos, cometeu suicídio nos Estados Unidos.
Karin Roepke | 🌼 O significado das flores amarelas no contexto espiritual está relacionado à alegria, felicidade, iluminação, renovação e conexão com o… Instagram.
O cordão de girassol simboliza a luta e resiliência das pessoas diagnosticadas com doenças não visíveis, que podem incluir transtornos mentais, surdez, autismo, patologias crônicas e raras, como a fibrose cística.
🌻 Este mês marca o início da primavera, a partir do dia 21 que marca o despertar desta estação e dar flores neste dia tem o significado muito lindo de que a pessoa que presenteia tem o desejo de celebrar a vida e o amor ao teu lado!
Quem pode utilizar o Cordão Girassol? É vetada a utilização do cordão como mero adorno por quem não seja uma pessoa com deficiência. Também não é recomendável a utilização por acompanhantes, como conjugue, pais e familiares, da pessoa com deficiência oculta.
Na sabedoria popular, o girassol representa a felicidade devido à sua cor amarelada e alaranjada, que representa vivacidade e energia, refletindo os bons sentimentos que emanam do sol. Na mitologia grega, Hélio, o deus do sol, seduziu a jovem ninfa Clície que por ele se apaixonou.
Para Clície, apenas o sol, representando sua paixão por Apolo, importava. Ela passou a acompanhar todo o seu percurso, desde o nascer até o crepúsculo. Assim, seus pés se enraizaram no chão e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre sua própria haste, voltada sempre para o sol, recebeu o nome de girassol.
A metáfora do girassol indica que devemos encarar a vida como essa flor. Dar as costas para a sombra e se voltar para a frente, para o sol, a luz. Mesmo em dias nublados, a flor procura o sol se volta para ele.
Quem não sabe agradecer é porque não reconhece o que viveu durante o dia. Se lembre que o caminho não acabou. O girassol não morreu. Apenas descansa para recuperar as energias e enfrentar um novo desafio, uma nova meta, um novo dia.
O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.