O papel sulfite é de origem natural renovável, pode ser reciclado, é biodegradável, não possui resíduos perigosos em sua constituição e é produzido de forma segura. Além disso, 85% da matriz energética do setor de celulose e papel têm origem em fontes renováveis, como a biomassa e outros subprodutos.
Sulfite, também chamado de apergaminhado, Off-Set ou papel ofício, é o tipo de papel branco comum, utilizado em impressoras e fotocopiadoras. Pode ter várias cores e tamanhos, sendo o mais comum e conhecido o A4 (21 cm X 29,7 cm) branco.
Ao contrário do formato A3, o papel sulfite Carta tem dimensões menores do que o A4. Como o próprio nome indica, é um tipo de folha projetada para caber perfeitamente dentro de envelopes, facilitando o envio de correspondências.
Seu nome vem de uma expressão do português antigo: "papel a lo maço", fazendo alusão a fabricação em grandes quantidades. É ideal para trabalhos escolares, provas, e rascunhos.
Uso ideal para trabalhos escolares, redações e escrita em geral. O papel almaço é um papel que equivale a duas folhas de caderno sem espiral ou encadernação, unidas. Contém 20 folhas.
A folha de papel A4 tem esse nome devido a norma ISO 126 que é uma padronização que utiliza um princípio matemático que mantém a proporção nos mais diversos tamanhos, quanto os países Canadá, EUA e alguns sul americanos utilizam a folha Ofício. O A4 possui 210 mm de largura e 297mm de altura.
Papel sulfite e Chamex são diferentes, o Chamex é uma marca, já o sulfite é um tipo de papel. A marca Chamex trabalha com o papel sulfite de diferentes tamanhos, gramaturas e cores. Os papéis Chamex contam com a linha original e a linha Chamequinho, que é ainda mais acessível e conta com variedade de cores.
Textura e absorção de tinta: o sulfite é mais liso e mais simples. Enquanto que o offset tem uma textura porosa, que é justamente para absorver mais tinta e gerar impressões mais nítidas e com detalhes ricos. Por isso ele é muito usado em gráficas.
A gramatura de papel diz respeito à quantidade de massa de papel por metro quadrado. Ou seja, a gramatura representa a densidade do papel. Quanto mais pesado for um papel, maior a sua gramatura.
Chamex Colorido é produzido a partir de cultivo de eucalipto 100% renovável, e tratado com pigmentação especial, o que resulta em um papel mais colorido e divertido. A embalagem é transparente para facilitar a visualização da tonalidade.
O papel Opaline é um papel muito rígido, Com esse papel devido a sua alta gramatura é possível fazer caixinhas, decorar vasinhos de flor ou cactos e muito mais. Principais aplicações e Impressões: Também muito utilizado por grandes empresas, na confecção de caixas de bombom, pasta de dentes e entre outros.
Além da história do papel de modo geral, a celulose, matéria-prima principal para produção de papel sulfite tradicional que temos hoje em dia, foi descoberta em 1838 pelo químico francês Anselme Payen (1795 – 1871).
Também chamado de papel “ofício”, “apergaminado” ou “offset”, o papel sulfite é o papel mais comum do mercado. Trata-se de uma folha retangular, lisa e porosa que apresenta excelente aderência à tinta de impressoras, canetas, canetinhas assim como aos pigmentos do lápis preto e de colorir.
O papel vergê é bastante utilizado na produção de convites e artesanatos. Esse tipo de papel é mais grosso que o papel sulfite mas, no entanto, mais fino que a cartolina. Além disso, ele possui textura levemente rugosa com pequenas linhas dispostas em paralelo.
Se você está procurando o melhor papel sulfite para suas impressões, o Papel A4 Chambril – Offset Sulfite 120g – 250 Folhas é uma excelente opção. Com sua gramatura de 120gm² e tamanho de 21×29,7cm, este papel é perfeito para uso em impressoras a laser ou jato de tinta.
A gramatura é de no mínimo 120g/m2, 1,6 vezes maior que o papel sulfite comum, que conhecemos como papel A4. Pode ser usado em impressoras, pois, além da gramatura permitir, é vendido em blocos de tamanho A3 e A4. Devido à sua consistência, pode ser usado em outros projetos gráficos, como cartões de visita.
O offset é mais resistente à umidade e consome mais tinta de sua impressora, enquanto o papel sulfite é menos poroso e proporciona mais economia de tinta. A textura do sulfite é mais lisa, já o offset tem uma granulação leve na folha.
Papel A5. O formato de papel A5 tem as medidas 210x148mm, ou seja, é menor do que seu formato antecessor (A4). Por isso, ele é utilizado para produtos de dimensões menores, como bloco de notas e convites, por exemplo.
A6. Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, por exemplo. Por ser pequeno mas, ao mesmo tempo, visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço.
Juntando duas folhas de tamanho A4, temos então uma folha A3, com 42 x 29,7 centímetros. O tamanho tende a ser maior a medida que o número do nome do papel diminui, como do A4 para o A3, o A2 com 42 x 59,4 centímetros, o A1 com 59,4 x 84,1 centímetros e o A0 com 84,1 x 118,9 centímetros em seu tamanho.
Para começar, vamos reforçar as características do modelo mais tradicional: o papel almaço com pauta, ou seja, que possui linhas horizontais com espaçamentos padronizados. Essas linhas têm uma função muito importante: garantir que o texto seja escrito de maneira alinhada, organizada e legível.
Ofício. O papel ofício é um tipo muito semelhante ao tradicional A4. Dessa forma, ele também é bastante utilizado para impressões e anotações. A diferença é que, ao contrário do papel carta, o ofício é um pouco mais longo do que o A4, apresentando uma área maior para a impressão.
O A4 é o estilo de papel mais conhecido e popular em todo o mundo. Apresenta as dimensões clássicas de 210x297mm e tem um uso aplicado para dezenas de produtos diferentes.