Através do desenho, o psicólogo consegue obter informação acerca do funcionamento da criança, do seu modo de estar perante os outros, do modo como projeta através dos elementos que desenha, o seu temperamento, as suas áreas de conflito, etc.
Através da psicologia se faz o estudo dos desenhos, e com ele se pode compreender melhor a criança, porque ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela pensa e sente sobre as pessoas, o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características como pessoa.
É solicitado que o avaliado realize desenhos de casa, árvore e pessoa. Daí o nome HTP - House (casa) - Tree (árvore) - Person (pessoa). É um teste projetivo que somente os psicólogos podem aplicar, pode até ser uma brincadeira de criança, mas é para analisar elementos da personalidade.
O que significa desenhar uma pessoa na psicologia?
O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.
Os estudos sobre o desenho, de um modo geral, o relacionam à investigação do desenvolvimento da inteligência, cognição, motricidade e afetividade, bem como dos aspectos sociais e culturais do meio ambiente das crianças (Grubits, 2003).
Teste HTP - o que é o teste da casa, árvore e pessoa? Como o psicólogo avalia a personalidade?
Qual a função dos desenhos na psicoterapia?
Ele nos permite expressar sentimentos mais profundos ─ por isso o desenho na terapia é um recurso capaz de gerar grandes resultados. O conceito disso é a junção de duas palavras: arte e terapia, formando a arteterapia. De uma forma simples, ela é a expressão artística dos nossos pensamentos, emoções, ideias e opiniões.
Na análise do desenho devem ser levados em consideração aspetos que se prendem com a fase do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo da criança, bem como a sua perceção visual, oralidade, expressão, criatividade, traços de subjetividade e possível presença de psicopatologia.
O teste do desenho da figura humana, teste do desenho de Goodenough é um teste projetivo de personalidade e/ou um teste cognitivo usado para avaliar crianças e adolescentes para uma variedade de propósitos psicométricos.
O que significam os desenhos nos testes psicológicos?
Sim, o desenho é uma expressão de comunicação não verbal, por isso pode ser utilizado para avaliar atitudes, pensamentos, sentimentos, nível cognitivo, nível psicológico e psicossocial, além de ser indicativo para algumas patologias.
Pode ser um sonho, uma recordação, uma expectativa, algo que vc tenha vivenciado ou que tenha medo de vivenciar. Vc pode deitar ou ficar sentada, como quiser. O terapeuta poderá anotar o que ele achar relevante. VC pode chorar ou rir e até ficar calada se quiser.
O desenho da pessoa tem a ver com o autoconceito de si mesmo e o especialista deve levar em conta detalhes como quem está desenhando, quais partes do corpo escolheu, como estão localizadas ou em que parte do papel está o desenho, entre outras coisas.
A avaliação psicológica corresponde a um processo minucioso que visa investigar a fundo sobre os fenômenos cognitivos de um paciente. Neste campo da psicologia, avalia-se sensações, percepções, comportamentos, compreensão e memórias. Dessa forma, há como analisar o estado de saúde mental de uma forma ampla.
Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.
O desenho é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida e uma forma de comunicação. É por meio dele que a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, principalmente quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.
O processo de escrever sobre nossos conteúdos possibilita nos organizarmos, entendermos e nos aceitarmos melhor, além de trazer alívio minimizando sentimentos e emoções desconfortáveis”, afirma o psicólogo clínico Ricardo Milito, diretor científico do Instituto Bem do Estar.
Porque os psicólogos pedem para desenhar uma árvore?
O teste da árvore é muito utilizado no Psicodiagnóstico, avaliação como complemento material para se fazer um diagnóstico. Ele avalia a essência e a personalidade da pessoa que o desenhou. Faz parte do teste HTP (house, tree, person - casa, árvore e pessoa). Espero ter te ajudado!
Desenho é a expressão gráfica da forma, não se pode desenhar sem conhecer as formas a serem representadas. O desenho é a forma de comunicação mais importante, depois da palavra, o desenho serve à propaganda, ao humorismo, à arquitetura, à expressão gráfica da palavra, etc..
Entre os testes aplicados, durante a anamnese, com o intuito de auxiliar o diagnóstico, existe o teste do desenho do relógio (TDR), cuja aplicação simples e rápida tem a capacidade de avaliar habilidades visuoespaciais, praxia construtiva, funções executivas e atenção (MARTINS et al., 2019).
O desenho da casa está relacionado à noção de segurança, conforto e estabilidade emocional do indivíduo. A forma, os detalhes e a localização no espaço podem indicar a percepção da pessoa sobre seu ambiente familiar, suas relações interpessoais, sua sensação de pertencimento e sua estrutura psíquica.
O Desenho da Figura Humana – DFH - é utilizado na avaliação psicológica tanto para coletar dados sobre a personalidade, quanto para determinar o nível do desen- volvimento intelectual infantil (ABELL; HORKHEIMER; NGUYEN, 1998; MATOS et al., 2012; ROSA; ALVES, 2014).
O desenho é uma importante ferramenta terapêutica que, se utilizada dentro de um processo psicoterapêutico consistente, fundamentado no vínculo de confiança e pautado no arcabouço teórico da Gestalt-terapia, é capaz de contribuir para o processo de atualização e de crescimento do cliente.
O que significa quando uma criança desenha a mãe maior que o pai?
Outro detalhe que não passa despercebido é o fato de a criança sempre desenhar em tamanho maior a pessoa mais importante para ela. 2- “Do fundo do coração”: No desenho, os bonecos que a criança deixa mais perto dela são os membros da família pelos quais sente mais afeto. São os mais importantes para ela.