“Quando teve a falha, a tendência foi que pressionasse o ar. Então, ele não poderia explodir, porque a pressão não deixaria. Então, ele implodiu. As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços, o que mostra o grau de violência dessa pressão.”
A principal hipótese, ainda de acordo com a Guarda Costeira, é a de que a embarcação implodiu por uma falha técnica causada por erro ou negligência que fez com que o submarino cedesse à imensa pressão no fundo do mar, gerando uma implosão imediata e total.
Apesar das investigações sobre as causas da tragédia ainda não terem sido concluídas – e se manterem adiadas por tempo indeterminado –, investigadores já sabem que a implosão foi provavelmente causada por uma falha no submarino em lidar com a pressão um nível tão profundo do mar.
O que é uma 'implosão' e o que acontece quando um submarino implode? A principal hipótese das autoridades é que o submarino tenha implodido. Isso ocorre quando uma pressão externa é tão forte que rompe a resistência de uma estrutura e faz com que ela colapse de fora para dentro.
Uma implosão é um tipo de fenômeno de choque causado pela diferença das pressões externa e interna de um compartimento. As forças tentam encontrar um equilíbrio entre essas diferentes pressões, o que acaba comprimindo o compartimento. No caso de uma explosão, os destroços são lançados para longe.
Veja o que aconteceu com o SUBMERSÍVEL TITAN - Fim do Mistério!
O que acontece com o corpo na implosão do submarino?
Tripulantes do submarino Titan morreram em implosão devido à alta pressão. Corpos foram destruídos instantaneamente. Falhas no sistema de oxigenação contribuíram para o trágico desfecho.
Os corpos foram encontrados entre os destroços após testes de DNA confirmarem a identidade das vítimas, porém não houve resgate dos mesmos devido à dificuldade causada pela força da implosão. A investigação do caso ainda está em andamento pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.
Ao contrário de uma explosão, na implosão a pressão se move de fora para dentro. Logo, é improvável que se mantenha preservada a estrutura da embarcação ou o que estava dentro. Com isso, especialistas afirmam que os corpos foram destruídos pela alta pressão.
É justamente a pressão que fez com que os passageiros do Titan tivessem poucas alternativas. Eles não conseguiriam simplesmente sair do veículo a nado. E, mesmo que tivessem equipamentos de respiração à disposição, a alta pressão no fundo do mar impediria qualquer movimentação.
No caso do Titanic, quando ele estava afundando, a pressão da água do oceano também estava apertando o navio por todos os lados, só que muitas vezes mais. A parte de trás do navio era mais fraca e não aguentou a pressão quando o navio estava descendo.
Quantas vezes o submarino Titan foi até o Titanic?
O submersível Titan, que implodiu no mês passado após desaparecer no Oceano Atlântico, só atingiu a profundidade dos destroços do Titanic em cerca de 13 dos 90 mergulhos, de acordo com o termo de responsabilidade da empresa que os passageiros tiveram que assinar antes de embarcar.
Submarino que implodiu em expedição ao Titanic pode chegar a 4 mil metros de profundidade e alcança velocidade de 5,5 km/h. O submarino que implodiu ao realizar uma expedição até os destroços do Titanic com cinco pessoas a bordo podia chegar a 4 mil metros de profundidade e alcançava uma velocidade de 5,5 km/h.
O que acontece com pessoas dentro de um submarino que implode?
A única certeza é que é impossível um indivíduo ter sobrevivido à experiência. “Eles teriam sido feitos em pedaços”, disse o especialista. — O casco de pressão é a câmara onde residem os ocupantes. Parece que eles chegaram ao fundo quando o vaso de pressão implodiu e, geralmente, quando cede, cede de uma só vez.
“Ele implode porque o casco está cheio de ar. O ar é muito compressível, ao contrário da água, que é pouco. Então toda a pressão da água envolta do casco – imagina uma coluna de água de 4 km sobre esse casco – exercendo pressão por todos os lados”, avaliou.
Em uma implosão, há o colapso rápido do casco do submarino, o que pode resultar em danos graves ou na destruição total da embarcação. Os tripulantes estão sujeitos a sofrer lesões sérias devido ao impacto, esmagamento ou ferimentos causados pelos destroços resultantes desse processo.
O que acontece com o corpo na implosão do submarino?
Assim, o efeito da pressão externa sobre o submarino seria semelhante ao de esmagar uma latinha de refrigerante. Com isso, Melo afirma que os corpos também seriam espremidos junto com a estrutura. Além do esmagamento, a pressão provoca outros efeitos no organismo.
O número de botes salva-vidas do Titanic era insuficiente – para evitar que eles supostamente abarrotassem o convés, prejudicando a visão dos passageiros. Já o Titan usou fibra de carbono para que mais pessoas pudessem embarcar.
Ele realizou quatro mergulhos no oceano utilizando os serviços da OceanGate: três delas ocorreram na costa de Nova York, nos Estados Unidos, e uma era parte de uma expedição às ruínas do Titanic. Segundo o produtor, em todas as suas viagens, o veículo chegou a ficar sem comunicação com a superfície.
“Ele implode porque o casco está cheio de ar. O ar é muito compressível, ao contrário da água, que é pouco. Então toda a pressão da água envolta do casco – imagina uma coluna de água de 4 km sobre esse casco – exercendo pressão por todos os lados”, avaliou. “Quando teve a falha, a tendência foi que pressionasse o ar.
"Quando submerge e emerge, [o submarino] vai acumulando danos. Não é porque fez a missão uma vez que é seguro. Fazer a missão uma vez significa que ele estava bem dimensionado, mas vai acumulando amassados e trincas, o que pode levar a uma falha estrutural", afirma Thiago.
“Ele se estilhaça para todos os lados”, diz. O professor acredita que encontrar os restos mortais dos tripulantes é praticamente impossível. “Os destroços do submarino têm uma densidade maior, podem permanecer por um tempo no local, mas com a correnteza os restos humanos já devem ter sido levados para longe."
Uma implosão é basicamente o oposto de uma explosão. Em vez de a pressão se mover de dentro para fora, ela entra. Mas, assim como seria numa explosão, é improvável que reste muito da embarcação e do que estava dentro dela após o acontecimento. Logo, os corpos foram destruídos pela alta pressão.
Não queria ser o passageiro no banco de trás." Foi assim que Stockton Rush, presidente-fundador da OceanGate Expeditions, empresa que desenvolveu o submersível Titan, falou sobre si em entrevista que concedeu no final de 2022.
O que aconteceu com os corpos que afundaram com o Titanic?
Há uma hipótese, pouco aceita, de que os corpos das vítimas do Titanic estão escondidos nos escombros submersos do transatlântico. No entanto, a ideia mais provável é que os últimos vestígios já tenham se desintegrado, sobrando apenas roupas, joias e outros materiais não degradáveis.