Isto acontece quando, no momento da tatuagem, a agulha com tinta entra muito mais profundamente do que deveria, chegando à hipoderme, a camada subcutânea de gordura! A gordura permite que a tinta se espalhe, e, por isso, acontece o estouro do traço ou o vazamento da tinta.
O pigmento da tatuagem vai se expandindo ao longo dos anos e deixando as linhas finas um pouco mais grossas do que quando feitas pela primeira vez. Isto esta ligado ao fato de quê nossa pele vai envelhecendo ao longo do tempo e criando uma textura diferente da pele mais jovem, mais enrugada e craquelada.
Outra questão é que, inserir mais tinta na pele vai naturalmente engrossar o traço da tattoo e, em alguns casos, pode interferir no desenho original a longo prazo. Na verdade, são poucos os casos em que o retoque é recomendado pelo tatuador. Um deles é quando a tatuagem foi feita há mais de 20 anos.
Na primeira semana após a tatuagem, é normal a região apresentar vermelhidão. Além disso, ela pode ficar um pouco dolorida e inchada. Isso acontece porque o processo agride a pele, que tenta se proteger naturalmente. Por isso, os cuidados pós-tatuagem são importantes para minimizar essa inflamação.
TATTOO com traço ESTOURADO vs. EXPANDIDO: qual a diferença? | GISELLE IZZO | VIPER TATTOO
É normal a área da tatuagem ficar inchada?
— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.
A tatuagem inflamada não é algo comum, mas pode acontecer facilmente. Por se tratar de uma ferida, a pele fica propensa a entrada de bactérias e outros agentes que podem causar inflamações e doenças. Uma forma de identificar a infecção é olhar para como sua pele reage após os primeiros sete dias.
No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.
Pode ser que vc teve uma reação ao pigmento. Fez uso de corticoide tópico e essa reação melhorou. Porém o uso de corticoide tópico por longo período pode dar uma certa discromia, que pode ser revertida em alguns casos.
Quando você estiver sentindo coceira com mais frequência e algumas partes da tatuagem tiverem um certo relevo, é sinal de que você chegou na segunda fase de cicatrização da tattoo. E, nessa hora, resista! E resista de novo! Não caia na tentação de coçar a tatto para não abrir feridas e dar brecha a infecções.
É normal a tatuagem ficar grossa nos primeiros dias?
3) Fica um pouco inchada
Assim como qualquer machucado na pele, a tatuagem também fica inchada nos primeiros dias. Isso acontece devido a todo o processo de lesionar a região para injetar o pigmento e gravar o desenho.
A área tatuada tende a doer um pouco, ficar avermelhada e tornar-se um pouco levantada ou inchada, entretanto isso é normal do processo. Assim que sua tatuagem começar a cicatrizar você irá notar que crostas irão se formar sobre a área, e você não deve removê-las.
Sempre que finalizar a rotina de cuidados com a tatuagem, passe uma camada fina de pomada ou creme hidratante na pele. Faça isso inclusive quando a pele estiver na fase de descamação (o que é normal), para que a região não fique ressecada.
Uma tatuagem bem cuidada pode durar 25 anos, por exemplo, enquanto uma que teve exposição excessiva ao sol pode demandar retoques em menos de um ano. Após um ano, você pode voltar a ser um doador.
Não é normal que sua tatuagem apresente sempre um aspecto em relevo. Isso pode acontecer caso você tenha propensão a ter queloides – uma condição que afeta algumas pessoas -, e outra possibilidade é quando o tatuador passa do ponto correto da profundidade da agulha na sua pele.
Se a hidratação não é suficiente, a pele fica suscetível à descamação e sensibilidade, o que pode gerar rachaduras, e até mesmo o desenvolvimento de feridas. Portanto, para que a sua tatuagem cicatrize bem, é importantíssimo que você siga esses passos.
A tatuagem desbota quando existe um contato intenso com o sol. O traço preto pode ficar azul ou esverdeado, por exemplo. Isso é importante para evitar a tatuagem cicatrizando desta maneira. Isso vale tanto para o desenho recém traçado, quanto para aquele mais antigo.
Isto acontece quando, no momento da tatuagem, a agulha com tinta entra muito mais profundamente do que deveria, chegando à hipoderme, a camada subcutânea de gordura! A gordura permite que a tinta se espalhe, e, por isso, acontece o estouro do traço ou o vazamento da tinta.
A camada mais superficial é constituída por células mortas; logo abaixo, está uma camada que possui células vivas e é chamada de epiderme. A terceira e mais profunda camada é a derme. É nessa última camada que a agulha da tatuagem penetra e injeta o pigmento, o qual ficará fixo na pele, dando cor à tatuagem.
É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção” explica.
Qual o melhor anti-inflamatório para quem fez tatuagem?
Bisabolol. A pomada para tatuagem contendo bisabolol, glicerina e dexpantenol ajuda a hidratar profundamente a pele tatuada, formando uma barreira de proteção na pele, e favorecendo a regeneração celular. Além disso, essa pomada também tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes para a pele.
🤷🏽♀️ Você certamente já ouviu falar sobre isso, mas e aí, pode ou não colocar gelo na tattoo? 🤔🧊 A baixa temperatura favorece a cicatrização da pele e além disso, ela pode oferecer um ótimo benefício na fase final da cicatrização.