Porque os abutres secretam ácidos estomacais muito fortes, e possuem sistemas imunológicos eficientíssimos. Isto faz com que eles consigam comer carne contaminada com doenças como a antraz e a raiva sem adoecer, já que seus corpos são capazes de matar os patógenos.
Para digerir esse alimento, a ave produz muito ácido em seu estômago, e isso faz com que o intestino desses animais seja considerado um ambiente extremo, isto é, um ambiente impossível de ser habitado por muitas espécies de microrganismos.
Por que o urubu come carne podre e não morre? Na verdade, eles evitam comer carne podre – o que eles preferem é a carne recém abatida. De qualquer forma, esse tipo de dieta os deixa expostos a uma série de organismos patogênicos.
Geralmente, uma das estratégias que também é eficaz é evitar o acúmulo de lixo, principalmente os orgânicos, pois esses animais tendem a procurar comidas em estado de putrefação para se alimentar. Isso porque o descarte incorreto desse lixo, tende a atrair esses animais.
Finalmente: quanto tempo de vida tem um urubu? Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.
A grande verdade é que sim, os urubus comem também carne humana. Aliás, eles comem qualquer carne. que esteja morta ou em decomposição, o podre, mesmo que essa carne seja de um humano. Inclusive.
Acontece que os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa. Assim, só lhes resta a carcaça de animais mortos.
Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez. O tamanho corporal varia entre 56 e 68 cm, o peso médio entre 1100 e 1950 g, com uma envergadura de até 150 cm.
Distribuição: ocorre no sul dos Estados Unidos, na América Central e em quase toda a América do Sul, sendo muito comum em qualquer região do Brasil. Hábito: vive solitária ou entre outros urubus, sendo uma espécie diurna. Características: ave com aproximadamente 56-76 cm de comprimento e peso de 1180-3000 gramas.
Os urubus são verdadeiros faxineiros alados! Devido aos seus hábitos necrófagos, essas aves mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis por eliminar até 95% dos cadáveres de animais na natureza.
Esse estranho hábito alimentar faz do urubu uma ave de importante papel sanitário, pois retiram o material orgânico em decomposição da superfície do solo. Constrói seu ninho no solo entre vegetação densa ou espinhosa, ou em cavidades sob rochas ou árvores.
Porque os abutres comem carniça e não ficam doentes?
Para manter uma dieta baseada na ingestão de animais mortos, os abutres contam com um pH extremamente baixo no seu trato digestório. O pH baixo ajuda a matar micro-organismos patogênicos, evitando que os abutres fiquem doentes.
A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor. Isso porque eles planam.
— O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.
Importante para o equilíbrio ecológico. O Urubu, além de exímio planador e responsável pela limpeza de detritos animais expostos, é conhecido como um ótimo caçador aéreo. Tem envergadura de 1,3 metros e vive entre 8 e 12 anos.
Urubus são capazes de ficar dias sem comer e voar 100 quilômetros atrás de alimento. Podem localizar um objeto de 30 centímetros a 3 000 metros de altura. São chamados de aves “generalistas”, pois comem o que aparecer.
Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto. Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos.
Os Urubus, por sua vez, mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza.
Eles voando a muito alto, eles conseguem ter uma ampla visão de terrenos, territórios. e eles conseguem enxergar se o. animal tá morto lá embaixo ou não. Outro fator é que quanto mais alto eles conseguem voar, menos força eles precisam pra manter essa altitude.