Resumo sobre a imigração no Brasil As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).
Os anos de crescimento econômico e a exposição trazida por grandes eventos esportivos ajudaram a alavancar a imagem do Brasil como um player internacional. Com os olhos do mundo voltados para cá, é natural que mais pessoas adotem o país como nova morada, mantendo viva a tradição de um lugar atrativo aos imigrantes.
Principalmente, duas ordens de motivos levaram a abrir o país para receber contingentes de imigrantes: uma política eugenética de europeização da população e a necessidade de disponibilidade maciça de mão de obra para uma expansão rápida de um dos principais setores da agroexportação, o café.
Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.
Os imigrantes do Brasil - fonte: quadrinhos de Maurício de Sousa
Por que os imigrantes europeus vieram para o Brasil?
Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.
Qual foi o motivo da imigração espanhola para o Brasil?
Este grande sonho do imigrante significava a perspectiva de acesso à propriedade da terra, às oportunidades de trabalho e à fortuna fácil. A partir do século XIX, intensificou-se o movimento migratório espanhol, provocado: pelo desenvolvimento industrial tardio da Espanha.
Os principais fatores atrativos são: possibilidade de conseguir emprego, acesso a serviços básicos como hospitais e escolas, segurança, etc. No caso das migrações internas brasileiras é importante notar que as dificuldades econômicas e a busca por trabalho são os principais motivos para as pessoas migrarem.
As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).
Além dos brasileiros, a principal nacionalidade a cruzar nossas fronteiras foram os vizinhos argentinos, com 1,9 milhão de movimentos, seguidos bem a distância por estadunidenses (0,318 milhão), chilenos (0,288), paraguaios (0,278 milhão) e uruguaios (0,251 milhão).
Qual a origem dos imigrantes que vêm para o Brasil?
Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.
Outro motivo para os refugiados virem para o Brasil é o fato de as fronteiras da Europa e dos Estados Unidos estarem fechadas para refugiados e para imigrantes. O Brasil é visto como um país de trânsito, onde os refugiados ficam apenas de passagem.
Quem incentivou a vinda de imigrantes para o Brasil?
HÁ CERCA DE 180 ANOS, O GOVERNO BRASILEIRO COMEÇOU A INCENTIVAR A VINDA DE OUTROS POVOS PARA O BRASIL. OFERECEU TERRAS E TRABALHO AOS IMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS QUE FORAM PARA SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL OCUPAR ALGUMAS TERRAS NÃO POVOADAS E CULTIVADAS.
Quanto aos africanos, eles chegam do Mali, do Congo, da Mauritânia, de Angola, de Moçambique, da Nigéria, de Guiné etc. Migram, seja por problemas de guerras internas em seus países de origem, seja por notícia de algum outro conhecido ou familiar que já se lançou à sorte em terras brasileiras.
Que motivos levam os haitianos a vir para o Brasil?
A imigração haitiana iniciou-se há muitos anos atrás por problemas socioeconômicos que o país já passava e fenômenos da natureza (terremotos, enchentes) Essa relação com o Brasil mais intensa que se deu a partir de janeiro 2010 após o terremoto com a chegada de jovens haitianos pela fronteira do Brasil.
Estadunidenses imigram para o Brasil há mais de um século em busca de terras férteis e baratas para cultivar, hoje em dia principalmente no Centro-Oeste brasileiro, por conta de oportunidades no setor agrícola da região.
Qual a origem dos imigrantes que vieram para o Brasil?
Muitos vieram da Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Também há muitos imigrantes da Venezuela, Haiti e Bolívia. Os imigrantes consistem em alemães, suíços, italianos, portugueses, espanhóis e japoneses.
O navegador português Duarte Pacheco Pereira possivelmente chegou ao território brasileiro em 1498, a serviço do rei D. Manuel I. O italiano Américo Vespúcio em finais de 1499 e os espanhóis Vicente Yañez Pinzón e Diego de Lepe teriam navegado na costa brasileira meses antes de Cabral, em 1500.
Atraída especialmente pelos mercados de trabalho das regiões Sudeste e Sul do país, a corrente imigratória de origem de países em desenvolvimento está em etapa de evasão crescente, a ponto de o fluxo migratório haitiano ter ultrapassado, nos últimos anos, o português, até então a principal região de origem de ...
O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.
A cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo conta com uma numerosa e importante colônia espanhola. Mais de 30% da população da cidade tem ascendência espanhola, sendo considerada a cidade mais espanhola do Brasil, por ter a maior colônia de hispano-brasileiros do país.
A maioria dos espanhóis foram trabalhar em plantações de café no estado de São Paulo, mas a sua presença também foi importante nos centros urbanos brasileiros.
Qual foi o motivo da vinda dos italianos para o Brasil?
Os italianos vieram ao Brasil para trabalhar, substituindo nas fazendas de café a mão de obra escravizada. Trouxeram na bagagem um novo jeito de cultivar a terra e se espalharam também pelo nordeste e sul do Brasil.