Está localizada no topo de uma montanha no Vale Sagrado dos Incas. Acredita-se que a cidade tinha função religiosa, além de ser um refúgio do imperador inca. Foi abandonada pelos incas no século XVI, possivelmente por conta da conquista espanhola.
O motivo exato que foi abandonado pelos Incas, continua um mistério. A população Inca não deixou nada escrito, mantendo o propósito de Machu Picchu em debate. Ele se tornou popular têm 100 anos, depois que foi abandonado (por volta da época da invasão espanhola).
Além da construção, há também teorias sobre o desaparecimento do povo de Machu Picchu. A mais aceita é que o povo daqui abandonou o lugar devido a uma nova doença trazida pelos espanhóis durante a colonização ou também possivelmente por conta de uma ordem para deixar o local.
No ano de 1532 o espanhol Francisco Pizarro, juntamente com a ajuda de suas tropas, mudou a história do império Inca, saqueando grande parte das riquezas e destruindo templos e edifícios por completo. Porém, mesmo com toda a destruição causada Machu Picchu permaneceu completamente oculta por mais de 200 anos.
Entretanto, apesar de tamanha destruição por parte dos espanhóis, Machu Picchu permaneceu escondida por mais de 200 anos. Os incas acabaram abandonando sua cidadela sagrada menos de um século após sua construção, devido ao avanço dos colonizadores. Assim, a cidade ficaria “perdida” – ou quase isso.
MACHU PICCHU - A parte que não te ensinam na escola - tecnologia antiga perdida!
Qual o mistério de Machu Picchu?
Existem muitas hipóteses sobre por que a cidade inca de Machu Picchu foi abandonada. Uma das teorias indica que Machu Picchu foi devastado por uma doença do velho mundo com a invasão espanhola. Outra das teorias sugere que Machu Picchu foi despovoado após o levante de Manco Inca e os rebeldes incas de Vilcabamba.
Em 1532, Francisco Pizarro, chefe militar de um pequeno grupo de espanhóis, chegou ao Império Inca. Após enganar os incas, os espanhóis capturaram o imperador Atahualpa e exigiram um grande resgate em ouro e prata. O resgate foi pago, mesmo assim o imperador foi assassinado pelos espanhóis.
O contato entre incas e espanhóis logo se transformou em um verdadeiro massacre. Os espanhóis emboscaram as forças de Atahualpa após a recusa dos incas em converter-se ao catolicismo. Durante os combates, vários incas foram mortos e Atahualpa foi feito prisioneiro.
Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
Há muitas especulações e teorias sobre a construção e a função de Machu Picchu. Mas a maioria dos estudiosos concorda que era um lugar sagrado, onde seus habitantes adoravam os quatro elementos e outras entidades, animais e estrelas, que também consideravam deuses, especialmente o sol.
Por que Machu Picchu foi abandonada? Machu Picchu foi construída no século XV e esvaziada repentinamente no século XVI. Esse esvaziamento da cidade, possivelmente, tem relação com a chegada e a conquista espanhola realizada nesse século.
O Peru anunciou nesta sexta-feira (29) que fechará temporariamente para visitas turísticas três áreas da cidadela inca de Machu Picchu, em Cusco, devido ao desgaste de seus elementos em pedra, informou o Ministério de Cultura.
Há 500 anos, os incas sacrificavam crianças no topo de montanhas e vulcões, onde elas seriam acertadas por raios. Para entender melhor essa história, pesquisadores da Polônia buscaram vestígios nos topos de dois vulcões - Ampato e Pitchu Pitchu, que ficam nos andes peruanos.
A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
A conquista dos incas aconteceu após a expedição liderada pelo espanhol Francisco Pizarro capturar e executar o imperador Atahualpa. A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro.
Os incas mumificavam seus mortos, especialmente os imperadores e membros da elite. Estudos indicam que essa prática era adotada porque, em suas crenças religiosas, a morte era o início de uma espécie de viagem para um mundo paralelo, que só era concluída com a desintegração total do corpo.
No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.
Seu primeiro governante foi Manco Cápac (1200 – 1230) e o último foi Túpac Amaru I (1570 – 1572). O apogeu do império foi alcançado pelo famoso Inca Pachacutec (1430 – 1478).
Huayna Picchu Picchu ou Machu Picchu (em quíchua Machu Picchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2 400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.
Em 2024, a Trilha Inca para Machu Picchu fechará durante todo o mês de fevereiro. A venda de permissões de entrada para esse mês é proibida. No entanto, no restante do ano, essa rota histórica de trekking está aberta a todos. Recomenda-se fazer a compra até 5 meses antes da data escolhida.