O grau superlativo é uma das flexões do adjetivo, usado para expressar um grau acentuado, máximo de uma qualidade. O superlativo dos adjetivos pode ser relativo ou absoluto. O grau superlativo pode expressar superioridade ou inferioridade, indicando o maior ou o menor entre os demais, por exemplo.
A palavra basicamente significa estrangeiros (não-judeus). Tanto que históricamente os judeus passaram a utilizar ela também para cristãos e muçulmanos, mesmo estes sendo seguidores de religiões monoteístas derivadas do Judaísmo.
Ser gentil é ter um comportamento educado, amável, elegante e cordial com todo mundo, sem distinção. E essa atitude inspiradora transforma, faz com que os outros também sejam gentis e provoca uma corrente do bem!
Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos. Os povos Europeus que se converteram ao Cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios.
A definição de gentileza está relacionada à capacidade de praticar a amabilidade. É uma característica pessoal que faz com que uma pessoa seja amigável, generosa e cordial. O verdadeiro conceito de gentileza está muito mais relacionado à forma como as pessoas costumam demonstrá-la.