O folclore, como parte da cultura, é fonte de constituição do sujeito e está presente em sua identidade social fornecendo elementos para compreensão do mundo atual. Como parte da cultura de um povo, os mitos e as lendas são, portanto, essenciais na formação da identidade dos indivíduos e da sociedade.
Por que os mitos e as lendas são importantes para os povos?
Os mitos se relacionam com a vida social, os rituais, a história e o modo de viver e pensar de cada sociedade e, por isso, expressam maneiras diferentes de ver a vida, a morte, o mundo, os seres, o tempo, o espaço... São parte da tradição de um povo, mas essa tradição sempre se transforma!
FUNÇÃO SOCIAL DA LENDA: PRESERVAR HISTÓRIAS FANTÁSTICAS (E/ OU FANTASIOSAS) CRIADAS PELA IMAGINAÇÃO DO HOMEM, PELAS SUAS CRENÇAS, E QUE FORAM SENDO REPASSADAS, ORALMENTE, DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, TORNANDO-SE PARTE DA CULTURA POPULAR.
"As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico.
A função do mito não é, primordialmente, explicar a realidade, mas acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador. Para o filósofo romeno Mircea Eliade (2002) uma das funções do mito é fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.
O mito é uma das primeiras formas de dar significado ao mundo, com base no desejo de segurança. A imaginação cria histórias que podem propiciar tranquilidade, são exemplos e podem servir de norte no dia a dia, independentemente do desenvolvimento intelectual de cada indivíduo.
O mito teve significado e importância para cada povo, influenciando e contribuindo na formação da identidade e na construção da cultura, criando um elo entre o homem e suas origens, além de influenciar a história de cada indivíduo diante dos acontecimen- tos.
O folclore, como parte da cultura, é fonte de constituição do sujeito e está presente em sua identidade social fornecendo elementos para compreensão do mundo atual. Como parte da cultura de um povo, os mitos e as lendas são, portanto, essenciais na formação da identidade dos indivíduos e da sociedade.
São narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso, há uma mistura de fatos reais ou imaginários.
Qual é a importância dos mitos e lendas para as civilizações?
Eles expressam maneiras diferentes de compreender o surgimento do Universo, da Vida, da Humanidade e do Planeta onde vivemos. Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos.
Grande parte das tradições populares são conservadas por meio do folclore e a preservação da cultura popular se faz rica por agregar valores para as gerações. Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.
Uma parte muito importante do nosso folclore são as nossas lendas, que tornaram conhecidos na cultura popular personagens e seres míticos que reproduzem características importantes das três culturas que influenciaram a formação da cultura brasileira.
Mitos são criados para responder às incertezas acerca do inexplicável à luz do senso comum. Na Antiguidade, a Mitologia criou a genealogia e poderes dos deuses (teogonia) e explicava a origem e organização do mundo como resultado de forças sobrenaturais (cosmogonia).
Relatos sobre seres e fatos inverossímeis são também chamados “lendas”. Há fantásticas histórias protagonizadas, por exemplo, por seres imaginários a que consensualmente se denominou mitos, como o Curupira, o Saci, a Mula-Sem-Cabeça.
Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.
Porque os mitos e as lendas são importantes para os povos tradicionais?
Esses mitos, transmitidos oralmente, de geração a geração, são muito importantes na formação do indivíduo social, pois fornecem coesão simbólica à percepção do indivíduo como parte de um corpo social, reforçando sua identidade étnica.
Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Fazem parte da realidade cultural de todos os povos. Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica.
Um mito é uma história que trata de temas importantes acerca de uma civilização ou da própria existência. Os mitos tratam de temas que a razão humana não consegue alcançar por si só, como a origem do mundo, da vida e aspectos que permeiam tais realidades.
Os mitos nos fazem pensar e refletir sobre a nossa origem e nos remetem ao caminho para chegarmos a uma possível verdade. Os mitos servem também de orientação para um entendimento, ou como explicação de alguns acontecimentos, para quais não conseguimos encontrar respostas.
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.
No entanto, mitos geralmente envolvem deuses, heróis e elementos sobrenaturais em um passado muito antigo, enquanto lendas são relatos de eventos históricos e pessoas da antiguidade, com base em determinado momento histórico, mas distorcidos ou exagerados. No contexto português, um dos mitos mais antigos é o mito de D.