Entretanto, Platão julga a arte como imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. A imitação da cópia é o que Platão chama de Simulacro, que introduz uma desmedida maior do que a própria existência do mundo natural.
Resposta: Platão, o filósofo grego antigo, tinha uma visão pejorativa da arte, em especial da poesia, em sua obra "A República". Há algumas razões principais para essa postura: Imitação e Mimese, Influência nas Emoções,Foco na Busca da Verdade e Preocupação com a Política e Educação.
Na visão platônica, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro. A partir da sua crítica sobre a filosofia, Platão rejeita a arte e afirma que a melhor substituição para a poesia é dada pela filosofia. Aristóteles, por sua vez, entende o modelo platônico como sendo insustentável e, de certa maneira, inútil.
A arte para Aristóteles quer dizer produto, fazer, elaborar. De fato, ela, diferentemente do que se conceitua hoje, reflete a natureza, physis, sendo isto sua característica mais universal. A arte imita a natureza e esta imitação contribuiu para compreensão dela própria.
Qual o motivo que fez com que Aristóteles rejeitava a teoria das ideias de Platão?
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
Por isso a arte para Platão é uma distração da verdadeira essência das coisas. Para o filósofo, a arte é a reprodução do mundo, que por sua vez, é a representação de ideias no mundo manifesto e por isso a arte distancia a mente da realidade e consequentemente do Belo.
Por que arte e conhecimento são experiências tão opostas para Platão por que para Platão a arte se constitui um problema?
A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. A imitação da cópia é o que Platão chama de Simulacro, que introduz uma desmedida maior do que a própria existência do mundo natural. Por isso Platão rejeita a arte em seu estado ideal, querendo, com isso, substituir a Poesia pela Filosofia.
Qual a diferença entre Platão e Aristóteles em relação a arte?
Em Aristóteles, a compreensão de mímesis não está atrelada, como em Platão, a uma “imitação” do mundo sensível. Aristóteles inicia sua obra considerando que a arte é, em geral, mímesis.
Resumo. A Poética de Aristóteles tem importância capital na história do pensamento humano e da crítica literária. O termo mimese é constantemente utilizado para designar o processo estético de composição do mito que não é cópia ou reprodução de acontecimentos ou coisas pré-determinadas.
Qual foi a contribuição de Aristóteles para a arte?
Aristóteles é o primeiro autor a escrever especificamente sobre literatura e sobre teatro, em sua obra intitulada “Poética”, cuja influência continua sentida até a atualidade, inclusive, em outras artes, como o cinema.
Qual era a divergência entre Platão e Aristóteles?
Principais diferenças entre Platão e Aristóteles
Platão acreditava que a essência da realidade não se encontra nas experiências do dia a dia. Já Aristóteles acreditava que o mundo cotidiano era mais autêntico em comparação com o mundo das ideias proposto por Platão.
Qual o nome dado por Platão para entender a função da arte?
Ainda assim, Platão foi o primeiro a traçar uma distinção níti- da entre a arte no sentido de “ofício” (téchne) e arte (mímesis) no sentido em que falamos das belas-artes, dando a cada uma sua definição.
O trabalho de transição com os acadêmicos do 1º Ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais consiste em uma proposta de reflexões teóricas, poéticas e produções artísticas em Artes Visuais, coordenado pelas professoras, Dra Adriana Rodrigues Suarez, Dra.
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.
Só é possível, segundo Kant, denominar arte a produção realizada de forma livre e racional. Mesmo que se realizem “obras” na natureza, como o exemplo das abelhas que constroem suas colmeias, como se parecessem obra de arte, tais seres, contudo, não o fazem de maneira racional e livre (KANT, 1995).
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré- definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
Qual filósofo defendeu que a arte imita a natureza?
Platão defende que um artista, ao imitar a natureza, está a imitar uma imitação. Segundo esta teoria, uma obra só é arte se é produzida pelo homem e imita algo. Nesta pintura podemos ver uma mulher, a Deusa da beleza, Vénus, em cima de uma conchas (=valva) que a trouxe até á terra pelas ondas e espuma do mar.
História. Tanto Platão quanto Aristóteles viam na mimese a representação do universo perceptível. Contudo, para Platão, toda a criação era vista como uma imitação. Até mesmo a criação do mundo era como uma imitação da natureza verdadeira (o mundo das ideias).
Para Aristóteles “a arte imita a vida”, sendo a arte uma técnica estratégica usada para vencer os empecilhos que sozinha a natureza tem dificuldades para superar, demonstrando com isso que o homem ético e político age com prudência, enquanto o técnico/artista age com habilidade através da licença poética que lhe é ...
Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil.
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Platão foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Está entre os principais filósofos gregos, cuja influência inspirou toda a Civilização Ocidental. Suas obras trataram principalmente sobre a imortalidade da alma, o mundo metafísico, a busca da excelência humana e a essência da realidade.
Platão e Aristóteles concebiam a arte como imitação ou mímese, ou seja, uma representação naturalista da realidade. Assim, a pintura imita a natureza, o drama imita a ação humana. Essa concepção já era problemática na antiguidade.
Segundo Platão, a imagem da bel e- za desperta no homem o amor, e este é o que lhe permite apreender, ou pelo menos se aproximar da beleza divina, posto que o amor é o que leva a alma a refletir sobre as coisas belas.