Por que Portugal e Espanha foram os pioneiros da expansão marítima?
Espanha e Portugal se destacaram como pioneiros na expansão marítima pois eram detentores de respeitadas e experientes frotas de exploração. As tropas sabiam as melhores formas de chegar ao destinos almejados, além de terem posição privilegiada em relação aos adversários.
Por que Portugal e Espanha foram pioneiros na expansão marítima?
Esse país tem todo o seu litoral voltado para o Oceano Atlântico. Além disso, Portugal fica muito próximo das correntes marítimas do Atlântico, o que facilitava e incentivava a navegação desse oceano.
Porque Portugal iniciou pioneiramente a expansão marítima?
Em relação a expansão marítima no século XV, Portugal foi pioneiro por uma série de fatores, como a sua posição geográfica, pois tem uma boa parte do território cercada pelo mar Atlântico, além da participação lusitana no comércio português, favorecendo a burguesia na expansão do comércio pelo mundo via marítimo.
Porque Portugal foi a nação pioneira no processo de expansão marítimo comercial?
Portugal também gozava de uma localização geográfica privilegiada na península ibérica. Grande parte do seu território está voltada para o oceano Atlântico. Essa posição geográfica, juntamente com as condições sociais e políticas favoráveis, permitiram ao país se projetar como potência marítima.
Por que Portugal e Espanha foram os dois países que iniciaram as Grandes Navegações?
Durante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência do mundo e começou as expedições ao longo do globo terrestre, pois precisava aumentar suas rotas comerciais a fim de alavancar a economia do país e conquistar mais terras.
As Grandes Navegações Marítimas #portugal #espanha
Quais são as principais razões que levaram portugueses e espanhóis a serem pioneiros nas grandes navegações?
No aspecto geográfico, tanto Portugal quanto a Espanha apresentavam posição estratégica para a expansão marítima, de modo que Portugal, por exemplo, tem todos os seus portos no Oceano Atlântico e a Espanha têm grande parte dos seus portos ou no Atlântico ou com fácil acesso ao Atlântico.
Grandes navegações - Portugal e Espanha se lançam ao mar no século 15. As nações ibéricas foram pioneiras na corrida para o mar no século 14, que marcou o fim da Idade Média na Europa. Depois de Portugal, que ensaiava a expansão marítima, a Espanha também se lançou ao mar.
O que permitiu Portugal ser o pioneiro na expansão?
Foi motivada pelo desejo dos portugueses de estabelecer contatos comerciais com povos da Ásia, estabelecer novas rotas de comércio, conquistar novos domínios e expandir o cristianismo.
O que levou os portugueses a serem os primeiros na expansão marítima?
A necessidade de rotas comerciais alternativas, a curiosidade e o espírito de exploração, as inovações náuticas e tecnológicas, a concorrência internacional e a expansão religiosa foram causas da expansão marítima portuguesa.
Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano.
Quais as causas do pioneirismo português na expansão marítima?
O pioneirismo português foi resultado de condições políticas, comerciais e geográficas específicas. Com o tempo, outros países da Europa, como Espanha, também se lançaram à exploração do Oceano Atlântico.
Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.
O que garantiu o pioneirismo de Portugal e Espanha na expansão marítima?
Os portugueses desenvolveram tecnologias avançadas para a época, como a caravela, que garantia maior velocidade e segurança nas viagens marítimas. Além disso, a habilidade dos navegadores portugueses, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, foi fundamental para o sucesso das expedições marítimas.
Por que Portugal foi o primeiro estado europeu a iniciar a expansão ultramarina?
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Por que Portugal e Espanha foram os estados pioneiros na expansão marítima europeia?
Espanha e Portugal eram potencias que possuíam grandes frotas de navegação e monopolizavam as principais rotas comerciais, tendo conhecimento das melhores rotas de navegação e possuindo as frotas mais preparadas para expandir seus territórios durante as Grandes Navegações.
Porque Portugal se tornou pioneiro na expansão marítima?
A política expansionista de Portugal também foi importante para sua liderança nas Grandes Navegações. O país queria ampliar suas fronteiras comerciais e expandir seu poder e influência política, o que fez com que investisse fortemente nas viagens marítimas e na exploração de novos territórios.
Que fatores levaram portugueses e espanhóis a serem pioneiros nas expedições?
Os fatores que levaram Portugal e Espanha a ser pioneiros nas expedições ultramarinas europeias ao começa com o fato de que os lusitanos, ou seja, os portugueses, foram o primeiro Estado Moderno Europeu, fruto de uma grande estabilidade política e econômica, conquista dos portugueses inicialmente, com os espanhóis ...
Foi o fator relevante para o pioneirismo português na expansão marítima & europeia dos séculos.?
"Sem dúvida, a atração para o mar foi incentivada pela posição geográfica do país, próximo às ilhas do Atlântico e à costa da África. Dada a tecnologia da época, era importante contar com correntes marítimas favoráveis, e elas começavam exatamente nos portos portugueses...
Como era a relação entre Portugal e Espanha durante esse processo?
7. Como era a relação entre Portugal e Espanha durante esse processo? Apesar de nunca ter acontecido algum conflito direto, existia uma guerra diplomática entre as duas nações. Porém, tudo isso foi resolvido por meio de tratados.
O pioneirismo inglês é entendido como o papel precursor e fundamental que a Inglaterra teve no desenvolvimento da indústria. Permitiu que a Inglaterra fosse o primeiro país a se industrializar. Fatores políticos, históricos, sociais, ideológicos, entre outros, explicam esse fenômeno.
Quais os motivos para o pioneirismo de Portugal nas grandes navegações?
Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal: • Monarquia consolidada; • Território unificado; • Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico; • Interesse da sociedade na expansão do comércio; • Investimentos estrangeiros no comércio; • Posição geográfica.
Qual era o objetivo das navegações de Portugal e Espanha?
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
Quais foram os motivos que levaram os espanhóis e portugueses a iniciarem as grandes navegações?
Tanto os portugueses como os espanhóis possuíam burguesias consolidadas dispostas a investir em novas fontes de renda. As Grandes Navegações surgiram como um empreendimento viável pois os países ibéricos viram com bons olhos as possibilidades comerciais que as explorações tinham, potencialmente.