Por que Sócrates era contra a democracia ateniense?
De qualquer modo, a postura de Sócrates exerceu uma influência subversiva sobre os atenienses, pois ele os ensinava a questionar tudo e, além disso, muitas vezes expunha a ignorância de indivíduos com poder e autoridade. Tornou-se assim uma pessoa mal-vista.Qual a visão de Sócrates sobre a democracia?
Um dos maiores nomes da filosofia, por ser seu grande fundador, era abertamente crítico ao sistema democrático colegiado. Sócrates, cujo seus pensamentos conhecemos principalmente pela obra de Platão, defendia que a democracia estava fadada à derrota – porém, também não defendia os tiranos que governavam antes.Qual filósofo odiava a democracia?
É opinião corrente a afirmação de que Sócrates era um antidemocrata que desdenhava a soberania popular e duramente criticava os ideais e as instituições da democracia ateniense e também seus próceres.Por que Aristóteles era contra a democracia?
Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.PORQUE SÓCRATES ODIAVA A DEMOCRACIA?
Porque Platão criticava a democracia?
Em suma, Platão criticava a democracia por acreditar que ela não era capaz de garantir um governo justo e estável, e via a relação entre democracia e justiça como problemática devido à falta de conhecimento e sabedoria dos governantes democráticos.Qual a crítica de Aristóteles à democracia?
Assim, a crítica aristotélica ao regime democrático consiste em afirmar que, os interesses da maioria vigorariam e acabariam por escantear os direitos e anseios da minoria. Já Platão é conhecido por ser crítico ferrenho do sistema democrático.Por que Sócrates não gostava da democracia?
Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.O que Sócrates defendia?
Sim, Sócrates defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica. Ele acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, em vez de simplesmente aceitar as crenças tradicionais ou populares.O que Sócrates falava sobre política?
Aqui é a grande questão de Sócrates: em seu posicionamento político, ele é um opositor da democracia ateniense por ela ser restritiva. Ele denuncia que apenas os “bem-nascidos” tinham acesso à política. Para ele, todas as pessoas virtuosas deveriam ter acesso à política, independentemente da sua origem.Qual é a ideologia de Sócrates?
Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.Qual filósofo defende a democracia?
Foi o que Platão, o grande filósofo de Atenas — o berço da democracia —, afirmou há cerca de 2.400 anos no Livro VI da República, um dos primeiros e mais influentes textos sobre...O que Sócrates pregava?
Ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade.O que Sócrates ensinava?
Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas. Ele nunca cobrou por aulas. Ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas.Qual era o deus de Sócrates?
Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas.O que Sócrates disse antes de morrer?
ao retirar-me, ia concluindo de mim para comigo: 'mais sábio do que esse homem eu sou; é bem provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber.O que Sócrates mais acreditava?
Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”. Tal frase resume a postura do filósofo de comprometer-se na busca da verdade.Por que Platão condenava a democracia?
Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.De quem Sócrates não gostava?
Sócrates não considerava os sofistas filósofos, pois, segundo ele, os sofistas não tinham amor real pelo conhecimento, estavam apenas centrados nos valores que recebiam.Qual era a problemática de Sócrates?
A história mais polêmica depois de Jesus CristoJulgar Sócrates, admirado e enaltecido por alguns, combatido e criticado por muitos. Sócrates foi acusado de corromper os jovens atenienses e de ser ateu, acusações essas que não se sustentavam segundo os relatos de seus discípulos e contemporâneos, além dele mesmo.