Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr.
O Início da Educação Física escolar no Brasil, inicialmente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851(Ramos, 1982).
Mas a educação física como disciplina possui a sua origem por volta da metade do século XIX, sendo este o período do Brasil Império, onde existiam leis que incluíam a ginástica na grade de ensino dos estudantes.
A Educação Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de educar os corpos com seus movimentos adquiridos.
O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada no texto abaixo: Art.
O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.
A regulamentação da profissão de Educação Física ocorreu com a promulgação da Lei 9.696, no ano de 1998. Ela estabeleceu uma linha divisória em nosso país no tocante à prática de atividades físicas orientadas e iniciou uma importante mudança em prol da cultura, da vida saudável, da educação e do desenvolvimento humano.
Além de estimular um estilo de vida saudável, incluindo novos hábitos de alimentação, as atividades propostas pelos profissionais trazem benefícios para todas as idades. Por meio de exercícios de ginástica, jogos e brincadeiras, a Educação Física contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas.
O precursor desse movimento, Antístenes (440–336 a.C.), e o seu discípulo Diógenes (400–323 a.C.) em uníssono enfatizavam a importância do exercício físico e eram peremptórios ao ratificar que o treinamento era necessário para a prática da virtude e que, para que ele fizesse efeito, deveria ser um hábito.
Foi apenas no século 18 que a disciplina entrou, de fato, no currículo. Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental.
L9696. LEI Nº 9.696, DE 1 DE SETEMBRO DE 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.
Apesar de o termo “educador físico” ser o mais usado para se referir a quem trabalha na área, ele não é correto. De acordo com a legislação brasileira, a nomenclatura correta é profissional de Educação Física.
O dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o educador físico, é comemorado nesta sexta-feira, 1º de setembro. A data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão foi regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos federal e estaduais de educação física.
Qual foi a primeira escola de educação física no Brasil?
A Escola de Educação Física da polícia Militar é a mais antiga Escola de Educação Física do Brasil. Suas origens remontam do ano de 1.898, quando vieram a São Paulo 3 esgrimistas italianos: Giuseppe Salermo, Giasintho Sanches e Massanielo Parise, que aqui se radicaram e passaram a lecionar a arte de esgrimir.
A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.
Estuda-se sobre as práticas de atividades físicas, a mecânica dos exercícios, a correção da postura, a utilização de diferentes acessórios nas práticas corporais, os métodos e exercícios de flexibilidade, alongamentos e relaxamentos.
Qual é a diferença entre Educação Física e atividade física?
A atividade física é qualquer movimento do corpo humano que tem um gasto calórico, como andar, subir escada e limpar a casa. Enquanto isso, o exercício físico é o movimento programado para perder calorias e sob a orientação de um profissional de educação física.
FELSHIN (1972) definiu a Educação Física ao sugerir que o seu corpo de conhecimento (conteúdo) era baseado no movimento humano, mas não em todos os movimentos.
Quais são os cinco principais conteúdos da Educação Física?
Visualizando as respostas dos professores, percebe-se que os conteúdos mais abordados nas aulas de Educação Física foram os jogos, esportes, lutas, dança, ginástica, capoeira e anatomia, sendo estes, considerados clássicos por estarem presentes nessa área do conhecimento a algum tempo.