Que na iniciação de Candomblé é raspada a cabeça do iniciado? É chamado de “Katula” e simboliza o nascimento, o recomeço da vida. O cabelo representa a força e é a única parte do corpo que continua crescendo mesmo após a morte! Raspar o cabelo representa o maior sacrifício do candomblecista ao oferecê-lo ao seu Orixá.
Raspar a cabeça é um momento de purificação e o modo de fazer a pessoa renascer, se preparando para receber sua divindade. Este ato litúrgico é chamado de labé, pelos iorubás, fárí, pelos fons, e catular, pelos bantus, sendo que hoje se associou o termo catular para o corte inicial do cabelo.
Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).
A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.
O candomblé é dividido em nações, como Ketu, Jeje e Angola, cada uma seguindo tradições e rituais específicos das culturas africanas de onde se originaram, mas todas compartilhando a essência do culto aos Orixás e a conexão com as raízes africanas.
“É mãe, literalmente”, explica Gracila. Ekedi há dois anos, a socióloga conta que chegou a ter o cabelo raspado como parte do rito de iniciação, que termina quando “o orixá que escolhe traz você para o salão do terreiro e dá seu nome”. Entretanto, a raspagem do cabelo não é uma regra em todos os terreiros.
O objetivo principal dos cortes na feitura de santo ou obrigação de odu ejé, são próprios das religiões africanas e afro-brasileira afins, é para inserção de pós mágicos tipo efum, uáji e ossum em seu corpo, que tornarão cicatrizes sagradas e permanentes, que definirão os futuros sacerdotes, facilitando a proteção para ...
Outra obrigação é feita aos três anos de feitura, algumas casas ou nações fazem também uma de cinco anos, mas no candomblé Queto considera-se um ano, três e sete anos. Ele ou ela permanecerá como Iaô até completar os sete anos de feitura e fazer a obrigação de sete anos Odum Ijé.
O filho de santo deve deixar de comer o que lhe faz mal, concebendo-se depois da iniciação como um corpo cujos sintomas são, ao mesmo tempo, indícios que deixam de atuar em relação ao corpo-objeto da biomedicina.
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...
O que significa raspar o cabelo no mundo espiritual?
Em alguns casos, os devotos raspam a cabeça como uma forma de renúncia ou purificação espiritual. No sikhismo, é tradicional para os homens sikh deixarem seus cabelos crescerem sem cortes, como uma expressão de respeito pelo criador e como um símbolo de sua fé.
De um modo geral, as pessoas não pedem para ingressar no candomblé: são convocadas. Em alguns casos, a mãe de santo, ao jogar búzios, recebe a mensagem de que aquele indivíduo precisa participar da religião. Porém o jeito mais comum desse recado ser dado é quando o cidadão “bola no santo”.
O couro cabeludo é uma região muito sensível do corpo, com muitas terminações nervosas e, por isso, deixá-la livre dos fios é uma forma de aumentar ainda mais a sensibilidade dessa área. E está aí mais uma das razões para raspar o cabelo: a sensação da água, ou do que mais você puder imaginar, tocando o couro cabeludo.
Caçador e pescador, sou minha própria natureza. Sou o único capaz de reunir todos os mundos. Sou o equilíbrio entre os homens e as mulheres", iniciou ela na legenda da publicação. "Sou cultuado nos axés do Brasil.
A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.
São muitos, dependendo do orixá (ou do guia de umbanda) que vai “comer”: galinhas, patos, pombos, bodes, carneiros e até mesmo bois inteiros. Mas não se mata animal silvestre nem animal doméstico. Muitas vezes, são mortos vários bichos para um mesmo ritual.
Que na iniciação de Candomblé é raspada a cabeça do iniciado? É chamado de “Katula” e simboliza o nascimento, o recomeço da vida. O cabelo representa a força e é a única parte do corpo que continua crescendo mesmo após a morte! Raspar o cabelo representa o maior sacrifício do candomblecista ao oferecê-lo ao seu Orixá.
Obaluaê, por outro lado, é um dos orixás mais velhos e tem seu próprio tempo. “A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora.
Além dos orixás, os candomblecistas também acreditam na existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. A quantidade de orixás varia de acordo com o tipo de candomblé. Podem ser até 20 orixás, e cada um possui uma característica de ação.
Mas, em algumas casas de candomblé, a bebida não é permitida para uso dos visitantes, apenas servida ao Orixá em terra. Em outras casas não há essa proibição."