Segundo ela, no campo da saúde mental, estudos comprovam que o uso moderado da maquiagem traz diversos benefícios para o cérebro e comportamento humano. "Por representar uma forma de expressão, trabalha a autoimagem, o autoconhecimento, a vaidade e estimula e interação social", afirma.
A maioria das pessoas usa maquiagem por duas razões: para disfarçar a acne ou para agir como todo mundo. Nos dois casos, apesar das tentativas, nem sempre se obtém o resultado esperado. A hidratação e a remoção da maquiagem - embora essenciais - são ignoradas com frequência para priorizar uma maquiagem pesada.
A maquiagem ajuda a realçar os traços naturais do rosto, criando efeitos que o iluminam e revelam sua beleza, ao mesmo tempo que pode encobrir pequenas imperfeições.
O principal objetivo da maquiagem como muitos pensam, não é mascarar o indivíduo e enquadrar todos os rostos em um padrão de beleza nada natural, mas sim ressaltar as qualidades.
A maquiagem para o rosto é aquela que traz produtos para a pele do rosto, como primers, bases, corretivos, blush, iluminadores, entre outros. Em qualquer estilo de make, esses itens são essenciais, pois ajudam a garantir um bom acabamento, uniformização e preparação da pele.
COMO ENCONTRAR MEU TOM DE BASE [GUIA DEFINITIVO] - #Tutorial01
Qual é o poder da maquiagem?
A maquiagem ajuda a transmitir a personalidade e revela a forma que queremos nos apresentar ao mundo. É inevitável: toda mulher tem alguma insegurança relativa à aparência que acaba influenciando a forma como vive e como se comporta.
É uma forma de você se posicionar, de as pessoas te notarem e perceberem que suas características são valorizadas. Você deve seguir o que serve para você, dentro da sua beleza, dentro do que há de melhor em cada pessoa”, declarou. Para algumas pessoas, a maquiagem é um item de autoestima e autoconhecimento.
Segundo ela, no campo da saúde mental, estudos comprovam que o uso moderado da maquiagem traz diversos benefícios para o cérebro e comportamento humano. "Por representar uma forma de expressão, trabalha a autoimagem, o autoconhecimento, a vaidade e estimula e interação social", afirma.
Não queremos assustar ninguém, mas os cosméticos podem transmitir vírus, bactérias e até fungos. O risco de contaminação é ainda maior se o cosmético estiver fora do prazo de validade, pois existem substâncias que evitam a proliferação de microrganismos, mas elas perdem a sua eficácia quando o produto vence.
O uso de maquiagem pode realçar e dar a impressão de um brilho e beleza maior, fazendo as mulheres se sentirem melhor sobre sua aparência e aprimorando sua beleza, ela é capaz de se sentir mais confiante sobre o que ela está vestindo e como ela é percebida pelos outros (GARCIA, 2016).
A maquiagem não é apenas um produto cosmético no Brasil; ela é um reflexo do estilo de vida, cultura e aspirações do povo brasileiro. O país tem uma longa tradição de valorizar a aparência pessoal. Este posicionamento privilegiado é refletido nas vendas de maquiagem.
Nos dias de hoje a maquiagem se tornou indispensável para muitas mulheres, ela pode proporcionar autoestima, transmitir estilo, estado de espírito e comunicar ao mundo quem é você. O conceito é simplesmente realçar a beleza da mulher.
Qual a importância da maquiagem na vida da mulher?
A Importância da Maquiagem na Autoestima Feminina
Durante sua palestra, Ana Flavia enfatizou o papel transformador da maquiagem na vida das mulheres. Ela destacou que além de realçar a beleza exterior, a maquiagem tem o poder de elevar a autoestima e a confiança de suas clientes.
A maquiagem é uma arte ancestral, encontrada até mesmo entre os homens primitivos, os quais já usavam essências na epiderme, junto com outros enfeites e acessórios. Normalmente esta técnica é aplicada nas pessoas com o objetivo de embelezá-las, mas em várias culturas ela tem finalidades cerimoniais e religiosas.
Foi no Egito que a maquiagem começou a ser usada tanto para higiene como para beleza. Os nobres pintavam os olhos em tons esverdeados à base de metais pesados, como respeito ao Deus Sol e para proteger as pálpebras. Nesta mesma época, surge a ideia de que as mulheres precisavam ter a pele clara e os homens escura.
Em relação à pele, os danos incluem hipersensibilidade, acne e dermatites. Além disso, o excesso de maquiagem obstrui os poros, o que pode causar rugas prematuras e cravos pretos. Como você pode ver, o excesso de maquiagem é um assunto muito mais sério do que parece.
Por que usar maquiagem? A maquiagem serve para realçar a beleza da mulher, além de disfarçar algumas coisas que incomodam. Portanto, para o dia a dia, não é necessário usar muitos produtos. Apenas o básico já é o suficiente para deixar qualquer mulher mais confiante.
Com relação às principais motivações, elas são baseadas nos benefícios e na satisfação que os cosméticos trazem aos consumidores, tendo os estímulos interiores, tais como: desejo de melhor aparência, bem-estar e autoestima.
"É um ritual de beleza que está presente na minha vida desde a adolescência. Maquiada me sinto bem, melhora a minha autoestima", fala. Quando sai de casa sem nada a sensação é de estar "desleixada", o que afeta diretamente na sua segurança. "De maquiagem, me sinto amada por mim mesma."
Uma das razões que fazem a maquiagem elevar a autoestima das mulheres é sua capacidade de expressar a personalidade. Quando uma mulher consegue expressar sua persona verdadeira, ela passa a se mostrar ao mundo de uma forma mais confiante.
O primeiro passo da ordem da maquiagem é a limpeza e a hidratação. Essa é uma etapa muito importante para deixar sua pele pronta para receber os outros produtos – além de aumentar a durabilidade da sua maquiagem!
Estudos comprovam que o uso moderado da maquiagem traz diversos benefícios para o cérebro e comportamento humano, já que representa uma forma de expressão, trabalha a autoimagem, o autoconhecimento, a vaidade e estimula e interação social.
Mas a questão é que esse costume pode causar vários problemas para a região facial: como a perda do viço, o aumento da sensibilidade, o envelhecimento precoce por conta do ressecamento, além do surgimento de cravos e espinhas.
A maquiagem vai além da simples busca pela beleza exterior. Ela desempenha um papel fundamental na sociedade, impactando a autoestima, a expressão individual, a identidade cultural, o bem-estar e as relações sociais. É uma forma poderosa de autodescoberta, criatividade e conexão com os outros.