Quando você adiciona sal à água fervente, o sal se dissolverá na água, mas o sódio não evapora. O sódio é um elemento químico que não se transforma em vapor com o aquecimento da água. O que acontece é que os íons de sódio e cloreto presentes no sal se separam e se dispersam na água, formando uma solução salina.
⚠️O sal mineral em si não estraga, apenas absorve água, podendo ficar “empapado”. O sal refinado que utilizamos no dia a dia, porém, tem adição de iodo em sua fabricação, o qual pode evaporar após 1 ano. Isso não chega a ser um problema, mas as propriedades desse micronutriente deixam de existir.
Misturas homogêneas: são misturas as que apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos uma certa quantidade sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase.
Com o passar do tempo, o calor do sol e o vento fazem com que lentamente a água comece a evaporar. O sal então se cristaliza e é separado. Esse processo de separação de misturas é também chamado de cristalização, porque a água possui outros sais misturados com ela.
OLHA O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ COLOCA SAL NA ÁGUA 🤦🏻♀️ O sal aumenta o ponto de ebulição da água em 100°. Então por esse motivo você colocar sal na água ANTES dela ter fervido vai demorar muito mais tempo para ferver. Coloque o sal depois que ela já ferveu.
A água morna com sal e limão é uma fonte rica em eletrólitos, que desempenham um papel crucial na hidratação e no equilíbrio dos fluidos corporais. O sal adicionado à água contém minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que ajudam a repor os eletrólitos perdidos através da transpiração e da urina.
Quimicamente falando, ao adicionar sal ao gelo, ocorre forte interação entre as moléculas dessas duas substâncias, dificultando a organização dos cristais de gelo e diminuindo a temperatura, solidificando.
Evaporação: é a primeira etapa, é a mudança da água do estado líquido para o gasoso. Na hidrosfera as águas dos oceanos absorvem energia térmica do sol e mudam para o estado gasoso.
Inicialmente, a água de rios, mares e lagoas sofre evaporação (passagem do estado líquido para o gasoso). Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se.
E sobre o processo de dissolução do sal na água, ele é um processo que, graças à atração eletrostática entre íons (como o sal) e dipolos (como a água), faz com que os átomos de sódio sejam empurrados para dentro da solução de moléculas de água. Tal força de atração é também governada pela Lei de Coulomb.
Isso nos mostra que o sal é realmente polar, toda ligação iônica é polar, pois existe a diferença de carga elétrica no composto. Já no caso da água, a ligação existente é covalente, na qual dois átomos de hidrogênio compartilham elétrons com um átomo de oxigênio.
Quando sua mãe coloca água na panela para ferver e fazer seu macarrão, quando ela colocar sal na água, a água vai demorar mais tempo para ferver. Isso acontece porque o sal aumenta o ponto de ebulição da água, 100°C, e assim precisará de mais calor para ferver.
O cloreto de sódio pode ser transformado do estado líquido para o estado gasoso em uma temperatura de 1465 oC. Por se tratar de uma substância originada por ligação iônica, ou seja, por ser um composto iônico, o cloreto de sódio é polar. Podemos dissolver em 1 L de água, a 25 oC, até 359 gramas de cloreto de sódio.
Porque a evaporação contribui para a existência de sal na água?
Ela lentamente desgasta as formações rochosas, transformando-as em sedimentos (partículas de rochas). Nesse processo, ela também retira os sais minerais existentes nesses mesmas rochas, aumentando o seu próprio grau de salinidade.
A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.
A evaporação é uma passagem do estado líquido para o estado gasoso que ocorre lentamente. Nesse processo, algumas moléculas do líquido adquirem energia suficiente para passar ao estado gasoso.
Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido); Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso); Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).
É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.
Quando você mistura água e sal (cloreto de sódio, NaCl), ocorre um processo conhecido como dissolução. Durante esse processo, as moléculas de água interagem com os íons de sódio (Na +) e cloro (Cl −) presentes no sal.
Assim, o sal retira a água dos alimentos, inibindo o crescimento de micro-organismos. Estes micro-organismos, que causam o apodrecimento dos alimentos e produzem toxinas que afetam a nossa saúde, não sobrevivem num de elevada pressão osmótica, isto é, que lhes rouba a água por osmose.
A água evapora normalmente, mas, o sal continua (sal não evapora) Esse processo é o de dessalinização da água. O que dá origem ao sal de cozinha. A água do mar é represada e evapora, deixando o sal em terra.