O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que atuou no processo de colonização americana. A geografia da América, composta por diferentes tipos de relevo, clima e vegetação, é fruto da ampla extensão latitudinal desse continente.
Nosso continente foi descoberto pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, mas se chama América, e não Colômbia. A homenagem se deve ao navegador e geógrafo florentino Américo Vespúcio.
O nome “América”, aplicado ao que é agora a América do Sul, foi cunhado por Waldseemüller (1507), baseado na crença errônea de haver sido descoberto o “Novo Mundo” por Amerigo Vespucci.
Um deles foi o alemão Martin Waldseemüller, que em 1507 publicou um planisfério (mapa) com o novo continente chamando-o de “América”, em homenagem a Américo Vespúcio. Desta forma, o nome do famoso explorador italiano ficou registrado na história.
O continente é constituído por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul.
O maior país do mundo é a Rússia — que é tão grande que se estende por dois continentes, Ásia e Europa. Porém, mesmo tamanha extensão territorial, não é a nação que abriga a maior população: ficam com a disputa pelo título de país mais populoso do mundo a Índia e a China.
Nos Estados Unidos, por exemplo, os alunos geralmente aprendem em geografia que existem sete continentes: América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África, Austrália e Antártida.
A teoria mais aceita é a de que o "batismo" foi uma homenagem ao explorador italiano Amerigo Vespucci (Américo Vespúcio), que primeiro identificou a massa de terra do dito "Novo Mundo" como um continente separado dos outros pelos oceanos.
O continente asiático é o mais extenso e o mais populoso do mundo. A Ásia, situada no Hemisfério Oriental e com a maior parte do território no norte, é o maior continente do mundo tanto em extensão territorial quanto em população.
Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512. Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras.
Os nativos chamavam-na Guanahani, mas Colombo renomeou-a de San Salvador. Ele passou por outras ilhas do Caribe, como Cuba, que chamou de Juana, e a ilha onde fica o Haiti, chamando-a de Hispaniola.
A teoria mais aceita sobre a data na qual os continentes americanos se uniram sustenta que um processo iniciado há cerca de 20 milhões de anos se completou há 3,5 milhões. O jogo entre a placa do Caribe, a Sul-americana e a Norte-americana foi salpicando o mar que separava as duas Américas de um mosaico de ilhas.
O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que atuou no processo de colonização americana. A geografia da América, composta por diferentes tipos de relevo, clima e vegetação, é fruto da ampla extensão latitudinal desse continente.
O continente americano possui 36 países e alguns territórios dependentes ou autônomos, pertencentes a outros países que não estão localizados na América, como a Groenlândia (região do Reino da Dinamarca) e as Ilhas Malvinas (território ultramarino britânico).
Qual foi o primeiro país a ser descoberto na América?
Descobrimento da América ou a chegada dos espanhóis à América deu-se em 12 de outubro de 1492, por meio da expedição liderada por Cristóvão Colombo. Em 12 de outubro de 1492, as três embarcações lideradas por Colombo chegaram à ilha de Guanahani, atual Bahamas.
A Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. País é a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida. Todos os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a parcela de água da superfície terrestre.
Por que os brasileiros não são chamados de americanos?
Oficialmente, brasileiros não são considerados "hispânicos ou latinos" nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: "Americanos de origem ou ascendência espanhola".
Americanos ou norte-americanos, também denominados no Brasil por estadunidenses ou estado-unidenses, são os cidadãos nascidos ou naturalizados nos Estados Unidos da América.
O Oceano Pacífico é o maior oceano da Terra, situado entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km² de área superficial, o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.