Artrite reumatoide é uma condição inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações. É uma doença autoimune que provoca dor, inchaço e rigidez nas articulações e, se não for tratada adequadamente, pode causar deformações articulares, além de afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para a realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional.
Quais os sintomas mais graves da artrite reumatoide?
Dor intensa e inchaço (edema) na articulação; Dor em mais de uma articulação (normalmente mais de três); Acometimento das mão e pés, principalmente se os dois lados ao mesmo tempo (simétrico);
Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.
7 coisas que VOCÊ precisa SABER sobre ARTRITE REUMATÓIDE
O que uma pessoa que tem artrite reumatoide não pode comer?
Picos nos níveis de açúcar no sangue levam ao seu corpo produzindo substâncias químicas pró-inflamatórias conhecidas como citocinas. Eles podem piorar os sintomas da artrite reumatóide. Carboidratos simples, como lanches açucarados, bebidas, macarrão branco e pão, muitas vezes levam a esses picos de açúcar.
O que pacientes com artrite reumatoide não devem fazer?
Quem tem artrite reumatoide não pode se exercitar
A atividade física é importante para o fortalecimento muscular pelo seu papel na sustentação das articulações. Entretanto, deve ser evitada quando a doença estiver em atividade.
Quais os órgãos que a artrite reumatoide pode afetar?
Veja, abaixo, como a artrite reumatoide pode se manifestar além das articulações.
Olhos. O acometimento dos olhos pode ser percebido na artrite reumatoide através da sensação de olho seco (principalmente quando associado a uma outra doença, a síndrome de Sjogren), olho vermelho e dor ocular. ...
A presença de comorbidades nos pacientes com artrite reumatóide é importante pois podem aumentar ainda mais a chance de um infarto do miocárdio, com conseqüente aumento da mortalidade, caso estas doenças concomitantes não sejam reconhecidas e tratadas de forma adequada.
Qual a expectativa de vida de pacientes com artrite reumatoide?
De acordo com essa pesquisa, a média da idade de morte dos paciente portadores da doença foi de 76,7 anos, entre os anos de 1986 a 1998, e de 86,7 anos entre 2002 a 2012.
A artrite reumatóide, doença multifatorial, é influenciada por situações de estresse e por fatores psicossociais em todo seu processo. Os aspectos psicossomáticos estão fartamente presentes na literatura referente à artrite reumatóide.
O que causa artrite? Uma das causas da artrite é o desgaste natural das articulações, porém ela pode ser causada também por excesso de peso, traumatismo, fator genético ou bactérias e vírus. E para saber ao certo o que está causando, é muito importante que um médico acompanhe do diagnóstico até o tratamento.
Qual doença pode ser confundida com artrite reumatoide?
“O lúpus e a artrite reumatoide são doenças reumáticas e autoimunes. Mas são doenças distintas, embora ambas não sejam transmissíveis, apresentem um fator genético bem expressivo e há sintomas que se apresentam nas duas situações.
Quando a artrite reumatoide afeta as mãos pode causar problemas como sinovite, inflamação, deformidades, desvios, contraturas, compressão de nervo e nodosidades nos dedos. Estes sintomas podem ser progressivos e levar a rigidez e a perda de função do membro se não tratada adequadamente.
O que a artrite reumatoide pode causar no coração?
Além disso, a AR provoca inflamação em órgãos, como olhos, pele, pulmões, rins e coração, causando maior probabilidade para o risco cardiovascular. Devido à inflamação comum na artrite reumatoide, o risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral, aumentam.
A artrite reumatoide é uma doença progressiva e potencialmente perigosa, que além de comprometer as articulações pode causar complicações diversas em vários órgãos do corpo.
Quem tem artrite reumatoide tem que tomar remédio para resto da vida?
O mais importante para um paciente de uma doença reumática é saber da necessidade de um tratamento contínuo. As consultas a um médico reumatologista devem ser frequentes até o fim da vida, mesmo quando seu quadro parece estável e livre das dores.
A artrite reumatoide não afeta diretamente os nervos, mas o estado de inflamação aumenta o risco de entupimento nas artérias e, consequentemente, infartos e AVCs, além de afetar também a saúde dos olhos, dos nervos e dos pulmões.
Há quem tenha a artrite psoriásica na forma mais grave, quando várias articulações são comprometidas, enquanto outras podem ter sintomas leves em uma ou duas articulações. A artrite psoriásica pode atingir as articulações de apenas um lado ou ambos os lados do corpo.
A artrite crônica é uma causa relevante de limitação da atividade física. Ademais, o sedentarismo pode piorar a doença, criando um círculo vicioso, que vai complicando cada vez mais o quadro e dificultando a melhora.
Metotrexato (MTX) está recomendado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatoide do Ministério da Saúde, como primeira escolha em monoterapia, na primeira etapa de tratamento, podendo ser associado com outros medicamentos da primeira etapa ou das etapas progressivas.