Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.
“Assembleia“, “ideia”, “colmeia”, entre outras deixaram de ser acentuadas, uma vez que o novo acordo eliminou o acento das paroxítonas com ditongo aberto. Segundo essa nova regra, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico ÉI ou ÓI não são mais acentuadas.
Pois então. Segundo a nova ortografia, as paroxítonas cujo acento recaía sobre o “u” (quando este fazia hiato com o ditongo anterior) perderam o acento.
Por exemplo ideia, assembleia, paranoico e heroico. No entanto, o acento se mantém em "herói", porque esta palavra é oxítona, então mantém o acento. Então lençóis, papéis, pastéis, porque são oxítonas. Outro acento que caiu foi quando dá uma quebra de ditongo, quando o U ou I são antecedidos de ditongo.
IEADALPE | Aparecida Borges - O QUE ACONTECE QUANDO DEUS OUVE AS ORAÇÕES | 16º Congresso de Mulheres
Qual assento foi extinto?
O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.
Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.
Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.
O que é uma Assembleia Geral Ordinária? Convocada pelo síndico uma vez ao ano, a Assembleia Geral Ordinária (ou AGO) procura debater, votar e deliberar sobre alguns dos assuntos mais relevantes do condomínio como prestação de contas, votação de orçamento e eleição de síndico, entre outros.
Qual acento foi abolido no Novo Acordo Ortográfico?
Obs.: o verbo PÔR e a forma PÔDE (passado do verbo PODER) mantiveram o acento circunflexo. 2ª) No uso do trema: Foi abolido: frequente, consequência, tranquilo, aguentar, bilíngue, linguiça, arguição...
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.
Heroico tem acento? A forma correta de se escrever essa palavra é Heroico sem acento. A palavra Heróico , é errada, e perdeu o acento desde o novo acordo ortográfico, que eliminou os acentos agudos de ditongos abertos (oi e ei) em palavras paroxítonas.
RECORDANDO: Não recebem acento agudo as palavras paroxítonas cujas vogais tônicas i e u são precedidas de ditongo crescente. O correto é: baiuca, boiuna, cheiinha, saiinha, feiura, feiume... Não se emprega o acento circunflexo nas paroxítonas terminadas em oo (hiato).
Resposta – Com relação à acentuação temos as seguintes modificações: 1) Some o acento dos ditongos abertos “éi” e “ói” das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte). Exemplos: Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia.
Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não.
Uma regra fácil de guardar é sobre a vogal duplicada: deem ou dêem? Desde 2009, quando foi assinado o Acordo, está correta a primeira opção, sem acento circunflexo.