Porque a bananeira tem o tronco considerado falso?
A parte que surge acima do solo quando cresce uma bananeira é chamada de Pseudocaule, ou falso tronco, porque consiste na verdade nas bainhas superpostas de suas folhas as quais são grandes com coloração verde-clara brilhantes e com um formato que pode ser oblíquo ou elíptico.
Pseudocaule é um termo botânico que se refere a falsos caules, por exemplo, as bananeiras não tem um caule verdadeiro pois este é composto apenas por restos de suas grandes bainhas foliares superpostas.
Como se chama o caule falso da bananeira que fica sobre a Terra?
Aquela parte verde que vemos e que aparenta ser o caule é, na realidade, um conjunto de camadas das folhas, umas dentro das outras, que brotam do rizoma dando origem ao pseudocaule, ou seja, o falso caule.
Sabia que esta planta não é uma árvore? Por não ter nenhuma parte lenhosa, como um tronco, a bananeira é considerada como sendo a maior planta herbácea que se conhece.
Bananeira emitindo cacho pelo caule (pseudocaule)? Porque isso acontece? Como evitar esse problema?
O que pode fazer com o tronco da bananeira?
Além do artesanato, o tronco também pode ser cortado em pedaços pequenos e deixado sobre o solo para decomposição e usado na adubação. Com a decomposição natural do material orgânico, o solo ganha nutrientes, beneficiando o cultivo de novas plantas.
Resumo: No cultivo de bananeiras faz-se o desbaste de brotações e o corte de plantas que já frutificaram gerando resíduos lignocelulósicos. Os pseudocaules cortados formam a maior porção desse resíduo e servem como meio para proliferação de pragas na cultura.
Uma curiosidade dessa cultura é que cada pé de bananeira só produz três cachos de bananas. Ou seja, depois da colheita, as bananeiras são cortadas e dão espaço para outra muda. O solo é cuidadosamente preparado com covas que são adubadas para receber o rizoma, que é o caule da bananeira.
O escapo floral forma-se 5 a 8 meses após a formação dos brotos. Como a "bananeira" é cortada após a colheita do cacho, deve-se ter especial cuidado, nesta operação, para não danificar os brotos mais jovens. A banana é cultivada dentro de um balde de água. O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos.
A composição de minerais no coração de bananeira é bastante variada, sendo o potássio o composto presente em maior concentração, seguido pelo cálcio e magnésio (BASUMATARY; NATH, 2018).
Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos. A história registra a antigüidade da cultura. As sementes das bananeiras primitivas, que eram férteis, teriam tido 2 cm.
"Banana" é um termo derivado do português, ela própria emprestada dos Bantus da Guiné, na expressão portuguesa relatada em 1602 "Figueira Banana" ("figueira com bananas") na Guiné.
O brassolis sophorae ou lagarta-das-palmeiras ataca os pseudocaules da banana. Ao se alimentar, a praga causa a desfolha total da bananeira e significativa redução na produção de bananas. Quando a infestação é mínima, o controle pode ser físico, com a eliminação manual das lagartas.
A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade e acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do tripes e do moko.
Cada “caule” é capaz de formar ramos de flores que, sem que haja fecundação de seus ovários, formam bananas, reunidas em um cacho. Assim, esse fruto é classificado como partenocárpico; e aqueles pontinhos pretos que encontramos em seu interior são óvulos não fecundados, e não sementes, como algumas pessoas acreditam.
Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. A bananicultura no Brasil também desenvolve um papel social importante.
Porque a bananeira é cortada depois da colheita do fruto?
Depois que colhemos o cacho, a bananeira é cortada em pedaços e passa a ter uma nova função: fornecer ao solo água e nutrientes para que um novo pé cresça e produza seu cacho.
Entre os países produtores de banana destacam-se como mais importantes: Índia (16.000 mil toneladas em 2001-02), Equador (7.561 mil toneladas), Brasil (6.164 mil toneladas), China (5.516 mil toneladas) e Filipinas (5.080 mil toneladas).
Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.
Quanto tempo leva uma bananeira para dar o primeiro cacho?
A época varia dos 10 meses aos 14 meses, dependendo da variedade. A cultura sendo bem conduzida e as condições climáticas propícias, a colheita ocorre dos 90 dias aos 110 dias após a emissão da inflorescência.
O acondicionamento em sacos de plástico de cachos de banana, em início de desenvolvimento, pode contribuir para aumento da massa dos cachos, redução do intervalo entre a emergência da inflorescência e a colheita, melhoria visual dos frutos, aumento do tamanho final do fruto, proteção contra o frio, ação abrasiva das ...
As abelhas-sem-ferrão têm distribuição tropical e possuem, no Brasil, mais de 400 espécies descritas. São consideradas polinizadoras efetivas de, aproximadamente, 50 cultivos.
As folhas roxas que cobrem o umbigo de bananeira não são consideradas comestíveis. Elas servem apenas como pratos ou para armazenar comida depois de pronta. A parte da flor da banana que é comestível é o coração branco que fica no interior do pendão.
Apesar de muita gente descartar essa parte da flor de bananeira, ela pode ser consumida de várias formas. Alimento é tradicional no interior de Minas Gerais.