Você irá observar os pequenos pedaços de papel sendo atraídos pela caneta. Isso ocorre porque quando você atritou a caneta no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente.
Porque um pente eletrizado atrai pequenos pedaços de papel?
Um pente eletrizado atrai um pequeno pedaço de papel porque uma força atrativa entre as cargas opostas mais próximas se iguala a força repulsiva entre as cargas de mesmo sinal mais afastadas.
A eletrização por atrito é o processo de eletrização em que eletrizamos um corpo atritando-o a outro corpo de material diferente, estando ambos neutros, ou seja, com mesma quantidade de cargas elétricas positivas e negativas.
A régua pode atrair pequenos pedaços de papel por meio da eletrização por atrito. Os papéis são considerados neutros, enquanto a régua eletrizada por meio de atrito estará negativamente carregada.
Atraindo pedacinhos de papel com uma caneta eletrizada - eletrização por atrito e por contato
Porque a régua não cai com o papel?
A força exercida pela atmosfera sobre o papel é suficiente para segurar a régua no lugar, no momento da batida. Você pode fazer a conta: essa força é igual à área do papel multiplicada pela pressão atmosférica.
Quando atritamos uma caneta cedemos elétrons a superfície da caneta, a caneta então fica presa a parede por uma força eletrostática, pela diferença de cargas entre a parede e a caneta, direcionada para a parede, ha também uma força normal a força eletrostática na direção contraria a parede.
Você irá observar os pequenos pedaços de papel sendo atraídos pela caneta. Isso ocorre porque quando você atritou a caneta no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente.
Quando dois objetos são postos em contato e em movimento com sentidos contrários, entre suas superfícies há atrito. Este atrito faz com que a energia mecânica que está sendo utilizada pelos objetos para se movimentarem não se conserve, pois está sendo transformada em energia térmica (calor) e sonora.
Qual afirmação melhor explica o fato de pequenos pedaços de papel serem atraídos por uma haste de acrílico carregada?
Respostas. A afirmação que melhor explica o fenômeno é: "O papel adquire uma quantidade de cargas positivas por indução." Quando a haste de acrílico é carregada, ela cria um campo elétrico que induz a separação de cargas no papel, fazendo com que ele se torne atraído pela haste.
Existem três formas distintas de eletrização: por atrito, por contato e por indução. Neste artigo, discutiremos detalhadamente cada uma delas, começando pela primeira.
Eletrização por indução: acontece a eletrização de um corpo neutro por meio da sua aproximação a um corpo carregado, polarizando as cargas elétricas do corpo neutro; seguido do aterramento do corpo neutro, da remoção do aterramento, e da separação do corpo neutro do corpo carregado.
O que acontece com os pedacinhos de papel antes de esfregar a régua e o pente no casaco de lã?
11 – Quando se fricciona uma régua de plástico em um casaco de lã ou um pente de plástico nos cabelos secos, consegue-se atrair para a régua ou para o pente pedacinhos de papel, palha, fiapos de tecidos etc. Este fenômeno é denominado eletrização por atrito ou tribo eletrização.
o papel é um isolante. o papel já estava eletrizado. a atração gravitacionai é responsável pela atração. o pente se eletrizou por atrito e atraiu o papei por Indução.
Por que os pedaços de papel são atraídos pela régua e depois caem dela?
Quando se fricciona uma régua de plástico em um casaco de lã ou um pente de plástico nos cabelos secos, consegue-se atrair para a régua ou para o pente pedacinhos de papel, palha, fiapos de tecidos etc. Este fenômeno é denominado eletrização por atrito ou triboeletrização.
Para a situação de eletrização por atrito que envolve o canudo e o papel, tem-se que quando o canudo é carregado eletricamente, este tem a propriedade de atrair pequenos pedaços de papel.
A eletricidade estática é um fenômeno científico que acontece quando os elétrons fluem entre dois corpos diferentes que foram aproximados ou tocados, gerando um excesso de cargas elétricas negativas na superfície de um dos corpos, até que elas sejam descarregadas em um corpo eletricamente neutro.
O que acontece quando esfregamos o canudo no papel?
O que acontece é que quando esfregamos o papel no canudinho ele recebe elétrons extras (cargas negativas de energia), ou seja, ele fica carregado de energia estática.
É o seguinte: quando você esfrega a caneta no cabelo, o atrito provoca o que a gente chama de eletricidade estática! É ela que faz o papel se mexer quando você aproxima a caneta!
Como se chama o processo de esfregar o canudo no papel toalha?
Demonstrações sobre eletrização por atrito e forças de atração e repulsão entre corpos eletrizados. Atritar um canudo com papel toalha, repetidas vezes. Caso o ambiente esteja úmido, usar o ar quente de um secador de cabelos para secar os canudos e também o papel toalha.
Na eletrização por atrito, atritamos dois corpos neutros de diferentes materiais e os transformarmos em dois corpos carregados de mesma carga elétrica e sinais opostos. Na eletrização por indução, aproximamos um corpo carregado de um corpo neutro e depois ligamos este a um fio terra.