Qual a diferença entre DRE e Are?

A DRE é uma demonstração anual que toda empresa deve entregar à Receita Federal discriminando as informações fiscais e financeiras de cada período de atuação. Já a ARE contabilidade é uma apuração geral que destrincha todas as receitas e despesas, de modo a verificar rapidamente qual o lucro ou o prejuízo da empresa.
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O que é o are na contabilidade?

ARE Contabilidade refere-se à Apuração do Resultado do Exercício, uma das rotinas contábeis mais importantes para a manutenção e gestão financeira de um negócio.
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Quais contas entram na are?

Quais as contas do ARE?
  • Receita bruta das vendas de produtos e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.
  • Receita líquida das vendas de produtos e de serviços, o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados e o lucro bruto.
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Como é feito o are?

Pré-requisitos para realizar a ARE
  • Conferir os saldos dos bancos financeiros para que sejam idênticos aos saldos contábeis;
  • Conferir os saldos das contas contábeis;
  • Fazer lançamentos manuais, caso necessário;
  • Garantir os lançamentos de Folha e Apuração de Impostos Fiscais como DAS.
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Como se faz o are na contabilidade?

  1. Passo 1: conhecer a Receita Operacional Líquida.
  2. Passo 2: conhecer o Resultado Operacional Bruto.
  3. Passo 3: conhecer o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.
  4. Passo 4: conhecer o Lucro Líquido Antes das Participações.
  5. Passo 5: conhecer o Resultado Líquido do Exercício.
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Diferença entre DRE e Fluxo de Caixa

Como fazer a DRE passo a passo?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?
  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.
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Como calcular a DRE contabilidade?

Como o próprio nome sugere, a Demonstração do Resultado do Exercício Simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. Dessa forma, a prática detecta apenas se houve lucro ou prejuízo.
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Quais são os tipos de DRE?

A DRE é estruturada de forma vertical ou horizontal.
  • Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
  • Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.
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Qual é a finalidade da DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.
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Como entender a DRE?

Como interpretar o DRE Gerencial
  1. Análise vertical: compara os valores linha a linha, considerando as linhas maiores como o valor total, e as linhas menores como uma porcentagem do total.
  2. Análise horizontal: compara os valores mês a mês, para ver evolução ou contração daquela linha.
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Quais contas não entram na DRE?

É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
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Onde fica o lucro líquido na DRE?

– Fórmula de cálculo de lucro líquido

Para se chegar a esse valor é preciso pegar a receita da empresa menos as despesas variáveis. Assim chegamos ao valor que corresponde a tudo o que a empresa faturou após pagar suas despesas fixas e variáveis: lucro líquido = receitas – despesas variáveis – despesas fixas.
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O que é o CMV na contabilidade?

CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, dentre outros gastos.
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Quais contas são receitas?

Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
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O que são receitas operacionais na DRE?

Receitas operacionais

São as Vendas de Serviços ou Produtos que estão diretamente ligadas à atividade econômica da empresa.
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Como se faz o balanço patrimonial?

Siga o passo a passo de como elaborar o Balanço Patrimonial:
  1. Determine o período de análise.
  2. Determine os valores dos ativos da empresa.
  3. Determine os valores dos passivos da empresa.
  4. Levante o valor do Patrimônio Líquido.
  5. Monte o Balanço Patrimonial.
  6. Faça outras análises e determine KPIs.
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Qual a diferença do Balanço Patrimonial e DRE?

Agora, o balanço patrimonial revela qual é a situação do patrimônio líquido, portanto, usa o DRE como referência, além das contas futuras e os bens do negócio. A segunda diferença está no tempo: enquanto o DRE é feito para o momento atual, o balanço é a cada 12 meses, logo, tem a ver com histórico anual da empresa.
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O que é DRE exemplos?

A DRE apresenta a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais do negócio. Isso é feito tanto de forma gerencial, com as projeções de crescimento, custos, etc, como de forma fiscal, apresentando os impostos e taxas recolhidas durante o ano e evitando sonegação.
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Como saber se o DRE está certo?

Esse resultado pode ser um lucro ou um prejuízo. Há duas formas de análise para compreender melhor a DRE: análise horizontal e análise vertical. A análise horizontal tem como base as informações ao longo do tempo, ou seja, demonstra a evolução dos saldos contábeis do negócio e confronta os dados ao longo dos anos.
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Como é a estrutura de uma DRE?

A estrutura de DRE é constituída por um relatório contábil elaborado juntamente com o Balanço Patrimonial, que descreve, de forma vertical e resumida, as operações financeiras de uma empresa em determinado período de tempo. Ela apresenta o resultado líquido, que pode ser lucro ou prejuízo.
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Como fazer tabela DRE?

Como fazer DRE?
  1. Definir o período: é preciso definir qual será o período a ser avaliado na DRE, que geralmente é um ano fiscal da empresa.
  2. Identificar as receitas: é necessário identificar todas as receitas obtidas pela empresa durante o período selecionado, como vendas de produtos ou prestação de serviços.
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O que precisa constar na DRE?

Na estrutura de uma DRE devem constar:
  1. Receita Bruta;
  2. Receita Líquida;
  3. Lucro bruto;
  4. Resultado líquido;
  5. Despesas financeiras;
  6. Despesas administrativas;
  7. Despesas com vendas;
  8. Custos de produtos/mercadorias vendidas.
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Quem faz a DRE de uma empresa?

Descobrindo como fazer uma DRE

Além disso, a Demonstração do Resultado do Exercício deve ser, obrigatoriamente, assinado por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
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Como montar uma DRE completa?

Como montar a sua DRE em 5 passos?
  1. Estruture o documento. O primeiro passo é estruturar o documento. ...
  2. Faça o levantamento dos números. O segundo passo para montar a DRE é fazer o levantamento dos números. ...
  3. Conduza os cálculos. Com os números em mãos, sua equipe de contabilidade dará início aos cálculos. ...
  4. Revise as informações.
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O que é o CPV no DRE?

O CPV, ou Custo dos Produtos Vendidos, é um indicador que mensura se as despesas que a empresa tem com uma mercadoria ainda dão lucro nas vendas. Esse é um dado primário que permite fazer a gestão dos preços e de lucro da maneira correta.
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